Dreamer Posted January 12, 2007 Report Share Posted January 12, 2007 Aqui se mostra como a evolução da linguagem formal acontece... Uma casa e um mercedes - de Rui Campos Matos deRui Campos Matos(escrito para o Diário de Notícias da Madeira, secção “Pequenas Casas, grandes arquitectos)publicado em 17 de Dezembro de 2006 ____________________________________ Uma casa e um Mercedes Quando, em 1927, a Mercedes-Benz utilizou como fundo para a imagem do seu último modelo desportivo o edifício do Weissenhof do famoso arquitecto Le Corbusier, a ideia publicitária era simples: associar à modernidade radical da arquitectura, a modernidade radical do automóvel. Em 2006, é com alguma estranheza que olhamos para a mesma fotografia. Parece haver ali qualquer coisa de anacrónico: associado ao que continua a ser a modernidade radical da arquitectura, vemos agora um calhambeque de outros tempos…O que terá acontecido para que, passados 78 anos, o edifício tenha conservado integralmente a sua modernidade e o automóvel se tenha transformado num calhambeque? Simples, o edifício era muito moderno para a época, utilizava a tecnologia mais avançada do seu tempo e tinha sido projectado por Le Corbusier, um arquitecto de vanguarda, talvez o mais influente dos arquitectos do seculo XX, que afirmava que uma casa devia ser, acima de tudo, funcional e desprovida de ornamentos inúteis, como se fosse uma ‘máquina de habitar’. O argumento parece convincente, mas a realidade é que o Mercedes-Benz de 1927 obedecia exactamente a esses princípios: utilizava a tecnologia mais avançada do seu tempo, era funcional, desprovido de ornamentos inúteis, uma verdadeira máquina destinada a transportar pessoas. Nada disso o impediu, porém, de se transformar no calhambeque ultrapassado que vemos na fotografia. A casa continua moderna. Como explicar este fenómeno? Contra os estilos arquitectónicos que abusavam do ornamento, Le Corbusier gostava de invocar o exemplo dos aviões perguntando: - voariam eles se tivessem nas asas os ornamentos que carregam as fachadas de tantas casas? A função de uma casa, escrevia ele, é proporcionar-nos: 1. Um abrigo contra o calor, o frio, a chuva, os ladrões e os intrometidos. 2. Um receptáculo para a luz e o sol. 3. Um determinado número de células concebidas para cozinhar, trabalhar e para a vida privada. Baseado nestes científicos princípios, projectou, em 1931, uma das casas mais conhecidas e mais marcantes do século passado : a Villa Savoye. O seu estudo é hoje obrigatório em qualquer curso de arquitectura. Tal como o edifício do Weissenhof, a Villa Savoye parece ser a materialização da teoria de Le Corbusier: desprovida de ornamentos desnecessários, de cornijas, de beirados, de telhados, de socos, de pilastras, enfim, de toda a parafernália por ele considerada supérflua e fútil, a casa, tal como um avião ou um automóvel, deveria, acima de tudo, funcionar. O problema é que nunca funcionou. Muito menos à luz dos critérios do seu autor. Para dizer a verdade, não chegou sequer a cumprir a mais primordial das funções de qualquer casa: abrigar os seus moradores da chuva. Uma semana após a entrada dos Savoyes nos seus novos aposentos, já o quarto do filho metia água a cântaros. O terraço que, apesar da insistência dos seus clientes numa cobertura inclinada, Le Corbusier tinha defendido sempre, apresentando argumentos de ordem técnica e económica, metia água como uma peneira. A carta que Madame Savoye escreveu ao arquitecto em 1936 é eloquente: “Chove no hall, chove na rampa, a parede da garagem está ensopada. Mas o pior é que chove também no meu quarto de banho, que fica inundado quando está mau tempo, porque a água entra pela clarabóia.” Em 1937, o protesto subiu de tom: “Tudo o que tem acontecido é da sua exclusiva responsabilidade e não serei eu a pagar a conta. Por favor, torne esta casa habitável imediatamente. Espero, sinceramente, não ter de vir a recorrer a uma acção legal.” Com o desencadear da segunda guerra mundial, a famíla Savoye teve de fugir de Paris. Foi o que livrou o arquitecto de responder em tribunal… Está visto que não devemos nunca tomar à letra o que diz um arquitecto panfletário, uma casa não é uma ‘máquina de habitar’, mas, no século em que o automóvel, o avião e a penicilina triunfavam, dava jeito a Le Corbusier falar em máquinas, em funcionalidade e em critérios científicos para justificar o que, na realidade, não tinha qualquer justificação: as suas opções estéticas e os seus sonhos românticos e irrealistas. A Villa Savoye, tal como o edifício no Weissenhof, podem parecer-nos, à primeira vista, máquinas projectadas para serem apenas funcionais, mas a realidade é que, na sua essência, são acima de tudo magníficas esculturas que querem parecer-se com máquinas. Imaculadamente brancas, flutuando sobre relvados, aos olhos dos seus contemporâneos, pareciam de facto naves vindas do futuro. Como podia um pobre Mercedes-Benz - esse sim, obrigado a funcionar com a eficácia de uma máquina - competir com naves espaciais? Não podia e, talvez por isso mesmo, tenha envelhecido tanto na fotografia… Ainda hoje, para alguns vanguardistas estabelecidos, é difícil compreender o apego que grande parte do público - que não dispensa o conforto dos automóveis, aviões e tantos outros objectos modernos - continua a ter pela arquitectura dita ‘tradicional’. De facto, esse público prefere casas com telhado de quatro águas, mas não lhe passaria pela cabeça exigir automóveis com telhados de colmo…Ignorantes? Incoerentes? Não, sabem é distinguir muito bem entre uma coisa e outra. Não existe nenhuma contradição em conduzir um SLK e viver numa villa com um telhado de quatro águas. Quanto a Madame Savoye e restante família, cabe-lhes a honra de terem sido ‘pilotos de teste’ de uma ‘máquina de habitar’. Passaram um mau bocado? Lá isso passaram, coitados! mas talvez tenha sido por uma boa causa… Rui Campos Matos Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?... 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Bruno_Rosa Posted January 12, 2007 Report Share Posted January 12, 2007 Ta bem visto Link to comment Share on other sites More sharing options...
tiagobarbosa Posted January 13, 2007 Report Share Posted January 13, 2007 estas crónicas são interessantes. És madeirense Dreamer? como tens acesso a isto? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dreamer Posted January 14, 2007 Author Report Share Posted January 14, 2007 Não sou madeirense, apenas quando se anda pela net acontece encontrar-se muita porcaria... mas também há alguns achados bem interessantes... Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?... Link to comment Share on other sites More sharing options...
3CPO Posted January 15, 2007 Report Share Posted January 15, 2007 Veja-se o caso da Volkswagen: :) Link to comment Share on other sites More sharing options...
JVS Posted January 15, 2007 Report Share Posted January 15, 2007 Uma curiosa observacao sobre a mudanca de valores de uma determinada empresa. 1936 A Mercedes queria estar ligada ao Modernismo Radical. Vanguardista. 2007 A Mercedes que estar ligada ao Classicismo. Uma combinacao entre a Vanguarda e o Classicismo. Identifico-me com esta combinacao... uma ligacao entre a tradicao e a modernidade. Combinar as coisas boas da vanguarda com as coisas boas da tradicao. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dreamer Posted January 15, 2007 Author Report Share Posted January 15, 2007 Aquela segunda imagem da mercedes parece-me uma montagem feita pelo autor do texto para demonstrar a continuidade do seu raciocínio, e não uma imagem publicitária real da marca... No entanto parece que algumas empresas estão a aderir a esse tipo de associação para "mostrar" os seus produtos... Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?... Link to comment Share on other sites More sharing options...
areffoios Posted January 15, 2007 Report Share Posted January 15, 2007 Pegando nesta tema, seria interessante comentarem o tópico sobre a Casa Tolo - Arquitectura Nacional. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vampir0 Posted January 17, 2007 Report Share Posted January 17, 2007 Nesse aspecto da imagem publicitária, prefiro o anúncio da BMW num edifício do Calatrava. :) Link to comment Share on other sites More sharing options...
SVA Posted January 19, 2007 Report Share Posted January 19, 2007 Tal como disse o JVS "Combinar as coisas boas da vanguarda com as coisas boas da tradicao." - essa é a tendência que estamos a atravessar nos nossos dias... os contrastes entre épocas, a mistura entrec ulturas, etnias, religiões... Sente-se isso em muitas formas de arte, como é o caso da publicidade, moda, decoração, culinária... O interessante e a grande dificuldade está em saber conjuga-las... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Delly Posted March 1, 2008 Report Share Posted March 1, 2008 Com um tópico destes "Uma casa e um mercedes..." como se chegou a uma excelente reflexão. O Arq. Rui Campos Matos é o mesmo autor do Como construir a sua moradia sem ter que aturar um arquitecto Parabéns RS Link to comment Share on other sites More sharing options...
Delly Posted March 1, 2008 Report Share Posted March 1, 2008 Com um tópico destes "Uma casa e um mercedes..." como se chegou a uma excelente reflexão. O Arq. Rui Campos Matos é o mesmo autor do Como construir a sua moradia sem ter que aturar um arquitecto Parabéns RS 3CPO 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sputnik Posted March 14, 2008 Report Share Posted March 14, 2008 Parece-me que ambos conseguiram manter a sua modernidade.... A qualidade é eterna. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dreamer Posted April 23, 2008 Author Report Share Posted April 23, 2008 Bem depois de Rui Campo Matos ter escrito este artigo (publicado em 17 de Dezembro de 2006), apareceu no dia 21 deste mês (21 de Abril de 2008) um artigo publicado pelo senhor Christoph sobre a mesma temática, mas muito diferente ao nível do contéudo, no site http://www.an-architecture.com/. April 21, 2008Le Corbusier. Still Modern. label: Corbusier, visual culture >Maison La Roche today and the Weissenhofsiedlung in 1927. Both in 1927 at the Weissenhofsiedlung and in 2008 at the Maison La Roche cars make a big contrast to Corbusier’s architecture. Corbusier’s buildings simply succeed to appear timeless - whatever car parks in front. by Christoph ,anarchitecture Link:http://www.an-architecture.com/2008/04/le-corbusier-still-modern.html Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?... Link to comment Share on other sites More sharing options...
tatlin Posted May 5, 2008 Report Share Posted May 5, 2008 Não tem carro mas ajuda a perceber a modernidade da arquitectura do FLW pelo contraste entre as pessoas que habitavam a casa com a propria casa. Link to comment Share on other sites More sharing options...
André Moraes Posted May 6, 2008 Report Share Posted May 6, 2008 muito bom a crônica.. e quanta crítica! O povo desse continente pelo que tenho observado sabe mesmo fazer crítica. Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunomiguelneto Posted May 11, 2008 Report Share Posted May 11, 2008 ó vampiro... tens a certeza que esse anuncio é um edificio do calatrava? não é no show-room que eles inauguraram em berlim? do foster salvo erro... http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
henriquealves Posted June 29, 2008 Report Share Posted June 29, 2008 Realmente é interessante perceber como os arquitectos do nosso tempo incluem a tradição e a história nos seus projectos. Hoje em dia os arquitectos retiram as coisas boas da tradição sem recorrer à cópia como várias vezes aconteceu durante o curso da história :) Link to comment Share on other sites More sharing options...
FoxRS Posted July 18, 2008 Report Share Posted July 18, 2008 Hoje em dia os arquitectos retiram as coisas boas da tradição sem recorrer à cópia como várias vezes aconteceu durante o curso da história Como dizia o outro: "já foi tudo inventado" (ou então não... ) Link to comment Share on other sites More sharing options...
nunomiguelneto Posted July 18, 2008 Report Share Posted July 18, 2008 inventado ja está... mas podemos modificar. Já existem telemoveis há quantos anos? e todos os dias há um novo! http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
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