Jump to content
Arquitectura.pt


[Dúvida] Escalas em autocad


Ivan1328196162

Recommended Posts

Gostava de saber, sff, qual é a unidade de medida por defeito no cad2007, como se pode alterar essas unidades e depois como criar os ficheiros plt em diferentes escalas? Sei ke é uma pergunta de rookie, mas deram-me os ficheiros das plantas do trabalho de projecto3 ke tenho de fazer, mas não consigo, nem imprimir à escala ke kero nem criar o respectivo plt. Se alguem estiver disponivel para me tirar esta duvida, agradecia... Obrigado

Link to comment
Share on other sites

não consigo perceber bem, qual a escala em que se encontram as plantas?!? não há nenhum janela onde possa definir as unidades métricas do desenho?!?, e quando mando imprimir, e escolho a escala 1:50, por explo, fica um quadradinho no meio de uma folha A4. A outra duvida, é depois de perceber as escalas, como criar os plt para poder levar a imprimir na escola? Não sei se me fiz entender... Obrigado

Link to comment
Share on other sites

tens de saber uma medida no desenho e a partir daí por o desenho á escala que tu queres, tipo largura e/ou de uma porta, ou pé direito, largura de uma parede, so assim é que consegues por isso tudo a escala para então plotares! Quanto a usar ficheiros plt nunca o fiz mas penso que é a mesma coisa :)

Link to comment
Share on other sites

O comando Scale, permite redimensionar todo o desenho a partir de uma medida. Terás também que criar uma folha (A4, A3 , A2) e definir as unidades da folha... Exemplo: Se o desenho estiver em metros, na folha terás que indicar 1000mm = 1 unidade de modo a que consigas imprimir à escala que pretendes. Abraços

Link to comment
Share on other sites

Ivan, quando estiveres a desenhar no autcad, não te "preocupes" com a escala atensão estou apenas a falar no metodo que eu uso. Por exemplo se ao desenhares uma sala retangular 4x8metros, começares por desenhar uma linha _______________ e dares ofset =4metros e depois outra linha na vertical e deres offset 8metros ficas com um retangulo de 4x8 certo? depois im primir isto á escala 1:100 colocas na janela de plotagem em scale 10 para 1. se queres imprimir á escala 1:200, então colocas em scale 5 para 1 mas neste caso depois utiliso o celbre truque de aumentar a folha para o dobro resulta sempre. se ainda assim teveres duvidas dá um toque (alexelos1@hotmail.com):icon14:

Link to comment
Share on other sites

O melhor método para impressões é ter o desenho à razão de 1 unidade = 1 milimetro, ou seja, um 1m são 1000mm. Para desenho de arquitectura não é nada prático ter de andar com tantos zeros, mas quando se for imprimir se quiseres a 1:100 pões lá naquele campo 1:100 e assim sucessivamente... não há como errar, coisa que pode acontecer quando se usa a referência de 1 unidade = 1 metro... Como truque sempre se pode fazer o desenho com a referência 1 unidade = 1 metro e depois fazer-se o scale com o factor 1000, que aumenta o desenho para a referência 1 unidade = 1mm... é preciso é ter cuidado com as linestyles, tramas, etc, que apesar de serem sensíveis ao scale, podem induzir em erro, mas nada como ter olhos para tudo... Isto é só um ponto de vista, porque se há coisa de que me apercebi, é que no Cad cada um usa o sistema que mais lhe convém...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Pois... layouts... de vez em quando lá me aparece um ficheiro com os layouts, mas não faço a mínima ideia de como fazê-los, ou trabalhar neles... Já agora michaelloureiro, podias dar-nos umas luzes sobre o funcionamento dessa ferramenta...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Olá a todos, este é o meu primeiro comentário a um post. Já é tardio em relação á data em que a dúvida foi colocada mas pode ser últil para outras pessoas que consultem este post.


Como disse o Dreamer, cada um usa o método no AutoCAD que lhe convem mais até porque no AutoCAD existem centenas de maneiras de fazer a mesma coisa.

Relativamente à questão, passo a descrever o meu ponto de vista. Normalmente costumo trabalhar no AutoCAD em metros ou seja 1 unidade = 1 metro e costumo imprimir através do "Viewport" do ambiente Layout. Ou seja, trabalho no ambiente Model e depois no ambiente "Viewport" crio os A4, A3 o tamanho da folha que for necessário e só aí é que meto os desenho à escala que eu desejar imprimir do seguinte modo: Comando "Zoom" em seguida seleciono a opção "Scale" e introduzo a fórmula "1000/[a escala que desejar]xp". Ex: para imprimir desenhos à escala 1/200 meto "1000/200xp". Depois no quadro da impressão escolho a escala 1/1 e o desenho sai sempre bem.

Espero que possa ajudar com a minha explicação.

Bom trabalho para todos!

Link to comment
Share on other sites

Olá a todos, este é o meu primeiro comentário a um post. Já é tardio em relação á data em que a dúvida foi colocada mas pode ser últil para outras pessoas que consultem este post.


Como disse o Dreamer, cada um usa o método no AutoCAD que lhe convem mais até porque no AutoCAD existem centenas de maneiras de fazer a mesma coisa.

Relativamente à questão, passo a descrever o meu ponto de vista. Normalmente costumo trabalhar no AutoCAD em metros ou seja 1 unidade = 1 metro e costumo imprimir através do "Viewport" do ambiente Layout. Ou seja, trabalho no ambiente Model e depois no ambiente "Viewport" crio os A4, A3 o tamanho da folha que for necessário e só aí é que meto os desenho à escala que eu desejar imprimir do seguinte modo: Comando "Zoom" em seguida seleciono a opção "Scale" e introduzo a fórmula "1000/[a escala que desejar]xp". Ex: para imprimir desenhos à escala 1/200 meto "1000/200xp". Depois no quadro da impressão escolho a escala 1/1 e o desenho sai sempre bem.

Espero que possa ajudar com a minha explicação.

Bom trabalho para todos!


Boas

Uso um método semelhante, mas se fores ao page setup manager, escolhes o layout respectivo, e depois usas em plot scale costum com 1000mm=1 unit (supondo que desenhaste em metros)
depois podes utilizar nos layouts a escala como deve de ser, basta colocares 1/100, 1/200, o que for necessário, por norma costumo alterar a escala nas propriedades do viewport que tens dentro do layout.

nexp
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Boa noite, sei que este comentário é tardio, mas não posso deixar de o fazer. Algumas pessoas comentaram exactamente a forma como eu lido com as questões das escalas, mas, se não se importam, vou "completar": 1 - Criar o desenho à escala real e ter atenção às unidades com que trabalha: há quem utilize o Metro (1 metro=1 unidade) e há quem trabalhe em milímetros (1 mm= 1 unid). Muito importante: não trocar de unidades a meio do desenho! 2 - A decisão de fazer a composição da folha é pessoal: Model ou Layout. Se não se importam, vou tentar explicar as 2 formas: MODEL - Depois do desenho criado, fazer a folha à escala real, atendendo às unidades (ex: em Metros, a folha A3 tem 420x297 mm, logo será um rectangulo de 0,42x0,297 m) - Utilizar o comando Scale na folha criada e aplicar o factor consoante a escala pretendida (ex: esc. 1:50 - Scale factor: 50; esc. 1:100 - Scale factor: 100 ....) - basta agora compor a folha e imprimir! LAYOUT - configurar préviamente o espaço de composição: novamente ter atenção à escala e no campo mm introduzir a relação dos milímetros para a unidade que se está a utilizar (ex: metro -> 1000 mm; centímentro -> 10mm). No campo units, deixar o valor 1. - Criar a folhar atendendo às unidades do desenho - Agora, na criação das viewports, já se pode utilizar as escalas directas do Autocad, ou com o comando zoom (ex: esc. 1:100 -> zoom 1/100xp). dica: para não se imprimir as viewports, criar um layer específico para as viewports e depois de tudo configurado, congelar o layer Não esquecer que se deve utilizar uma folha superior à que se pretende imprimir, por causa das margens da propria impressora. penso que não me esqueci de nada

Link to comment
Share on other sites

Ok …….
Estou a ver que vai aqui uma grande confusão e processos super complicados para resolver uma coisa tão simples.
Como aqui já foi dito o autocad pode resolver a mesma coisa de varias formas, na questão da impressão não é diferente.
Nos com projectistas de edifícios a escala que usamos é 1 unidade 1m, e o desenho é todo feito assim. Para imprimirmos esse desenho usamos a mesma escala de impressão ou seja:

Para impressão á escala
-1/100 no cutom colocas 1000 no drawing units colocas 100
-1/200 no cutom colocas 1000 no drawing units colocas 200
-1/10 no cutom colocas 1000 no drawing units colocas 10
-1/5 no cutom colocas 1000 no drawing units colocas 5
-1/10000 no cutom colocas 1000 no drawing units colocas 10000
-1/1 no cutom colocas 1000 no drawing units colocas 1
-1/168 no cutom colocas 1000 no drawing units colocas 168

é sempre assim não dá para enganar……………..é sempre 1000 e depois é a escala que queres…….
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

podes sempre trabalhar em layout, acho mais facil, n precisas de fazer contas de escalas, nem mesmo estar a fazer folhas, fica tudo mecanico. tens é de trabalhar em milimetros visto o autocad ser um softwaer destinado a desenho na area da mecanica


Não é bem assim, vê os posts anteriores e percebes que é possível trabalhares em metros e usares as escalas dos layouts bem.


nexp
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

o melhor mesmo é desenhar uma unidade=1m e montar as folhas de desenho no paper space. usa as unidades do paper space em mm (desenha as folhas em mm). depois defines as escalas que pretendes para as viewportes. Para plotar é sempre 1000=1000. assim nunca tens que escalar o desenho original e podes ter várias escalas na mesma folha! Para controlar a visualização dos tipos de linha altera a variável psltscale.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.