Jump to content
Arquitectura.pt


Assustado com a Arquitectura!


Edu_Brasil

Recommended Posts

Olá,
Meu nome é Eduardo e sou do Brasil.
Estou pensando em estudar arquitectura, cada dia que passa fico mais apaixonado pela profissão.

Porém ando bem assustado com presente e o futuro da arquitectura no Brasil. Andei conversando e lendo a respeito da desvalorização da profissão e isso me deixou bastante assustado. Vi também que muitos arquitectos abandonaram a profissão por problemas financeiros e insustentabilidade. Fiquei sabendo também que há uma guerra de preços, sempre nivelados por valores incrivelmente rasteiros...

Acredito que para sermos felizes devemos desempenhar uma profissão que nos dê prazer e alegria, e é isso que eu estou procurando. Porém, por vivermos num mundo capitalista, o dinheiro acaba sendo uma premissa básica para sobreviver, uma necessidade.

Procurando sobre arquitectura portuguesa felizmente encontrei este fórum.

E por isso gostaria de perguntar para vocês:

Como anda a profissão em portugal? (o mercado)
Como está sendo remunerado o profissional?

Muito obrigado por poder ter a oportunidade de escrever para vocês.
Atenciosamente,
-Eduardo Brasil

Link to comment
Share on other sites


Como anda a profissão em portugal? (o mercado)
Como está sendo remunerado o profissional?


Igualzinho.

O mais interessante sao alguns ateliers de arquitectura que tem a maior parte do trabalho no Brasil com resorts e hoteis no Nordeste Brasileiro.

O mercado esta bom para quem tem conhecimentos junto dos grandes investidores imobiliarios de luxo e promotores turisticos de luxo. Ha quem pretenda transformar Portugal num grande resort turistico para reformados vindos de todo o mundo. Como o interior ainda esta deserto ainda ha trabalho. De resto nao ha.

Portugal vive em crise. O sector da Construcao Civil esta em crise. Ha atelier a fechar todos os meses. Ninguem quer arquitectos inexperientes e incompetentes so se tiverem uma boa cunha...

A renumeracao depende. Se fores estagiario tens tres maneiras de renumeracao: 1. Pagas para trabalhar, 2. Trabalhas de borla, 3 . Recebes o salario minimo. Se fores profissional... dois salarios minimo. Se fores um arquitecto com muito trabalho 1 milhao de euros...

Enfim... o Ark tem uma nocao mais nitida da nossa realidade. Pergunta-lhe ou ele ha-de te responder.
Link to comment
Share on other sites

O máximo que consegui ganhar aqui, foi 6 euros à hora a recibos verdes num ateliê de topo (do qual me despedi, por certos atritos e rivalidades), agora ganho uma ***** a contrato a trabalhar para um empreiteiro (e é a fazer tudo, desde projecto de execução, medições, orçamentos, encomendas...enfim, nunca nada sai com brio), sábados a 5 euros à hora a receber por fora... Ainda ontem, apanhei um projecto de um agente técnico, para orçamentar uma claraboia em estrutura metálica com policarbonato translúcido, aquilo tinha vãos em todas as direcções e um jardim interior com cobertura em policarbonato, pensei logo, são estes tipos que se safam... P.S. Não vou a uma entrevista há mais de dois meses, isso para mim é inédito...

Link to comment
Share on other sites

O máximo que consegui ganhar aqui, foi 6 euros à hora a recibos verdes num ateliê de topo (do qual me despedi, por certos atritos e rivalidades), agora ganho uma ***** a contrato a trabalhar para um empreiteiro (e é a fazer tudo, desde projecto de execução, medições, encomendas...enfim, nunca nada sai com brio), sábados a 5 euros à hora a receber por fora...



Com contrato recebes por hora, ou salario fixo todos os meses?
Link to comment
Share on other sites

Pessoal, muito obrigado pelas respostas. Como eu não moro em Portugal, não sei quanto é o custo de vida e quanto se precisa para viver bem. Por isso falar em números sem ter um parâmetro infelizmente não me ajuda. Mas pelo que eu li do lllARKlll, 6 euros hora não me parece nada animador. O que eu fico indagando é que noto uma preocupação em fazer construções bem feitas e esteticamente bonitas em países de 1º mundo, como em Portugal e Espanha e noto que os responsáveis por estas verdadeiras obras de artes não são reconhecidos ($$...). Estou correto no meu raciocínio? Aqui no Brasil eu até imagino a desculpa para não remunerar bem o arquitecto: "o dinheiro está curto, mal temos dinheiro para realizar a obra, logo você também terá que se conter com pouco". Mas na Europa, onde há economicamente mais recursos, acho essa resposta inviável e me faz perguntar porque os arquitectos são mal remunerados... Um abraço a todos e que tenham um 2007 abençoado e iluminado. Eduardo Brasil.

Link to comment
Share on other sites

O que eu fico indagando é que noto uma preocupação em fazer construções bem feitas e esteticamente bonitas em países de 1º mundo, como em Portugal Mas na Europa, onde há economicamente mais recursos, acho essa resposta inviável e me faz perguntar porque os arquitectos são mal remunerados...
Eduardo Brasil.


Brincalhão...:)
PS: Faxineiro/ Doméstica cerca de 5 a 6€/ hora
Café_ 0,60€
MacMenu_4,50€

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Zara + de 800€ Pull and Bear + de 850€ Berska + de 800€ ( e para concorrer a estas lojas tenho de esconder no curriculo a licenciatura ) Eu tb andei nesta vida de recibos verdes.. tive 2 anos a recibos verdes a ganhar 5€/h ( q dava no fim do mês e depois de descontar 600 e qq € ) e desde o inicio com a promessa de contracto.. qd me dispensaram fui eu e mais 11.. e depois o máximo que consegui foi 6,5€ á hora.. mas depois de tudo descontadinho á letra, tirava 900€ ao mês.. Por receber estes 900, exigiam-me 13/14 h diárias, incluindo sabados e domingos.. sem qq regalia pelos fds a trabalhar, não existia horas extras.. ( perdi de conta as noitadas ).. e passados 6 meses, dizem que " o meu esforço, não era merecedor do meu ordenado" então mandei-os á " pu.. que o pari. " e neste momento trabalho numa empresa que não tem nada a ver com arquitectura.. tenho contracto ganho bem e estou finalmente segura num ponto da vida.. Claro q continuo a mandar curriculos, mas népias de respostas.. Tranquilo!! Isto um dia mudaaaaa...

Link to comment
Share on other sites

Eu com a minha visão reestrita tinha a esperança que esse problema só assolava o Brasil. Mas depois dessa discussão, que abriu a minha mente, fico pensando.

Dá pra viver com a Arquitetura? (com "A" maiúsculo, "arquitetura pura")

Esse problema é igual só no Brasil e em Portugal, ou é uma profissão decadente em todo o mundo (talvez alguém saiba como está o cenário em outros países... fico curioso em saber)

Muito obrigado.

Link to comment
Share on other sites

pedro: eu estive um ano de erasmus na belgica e trabalho não falta. O que mais há lá são grandes ateliers que empregam arquitectos às centenas. Agora o que um arquitecto vai fazer para um atelier desses é passar desenhos a cad, fazer maquetes e afins. Quanto aos salários acredito que sejam baixos pois eles empregam gente às paletes. Na faculdade onde estava havia uma parede enorme cheia de anúncios só para a bélgica. Apenas exigiam saber trabalhar com diversos tipos de software... Pelo que tenho conhecimento, tenho amigos espanhois que ainda são estudantes e trabalham em part-time em madrid (4 horas, dependendo) e ganham à volta de 500€ por mes, na condição de estudante. Isto para mim é magnífico, pois quem me dera ganhar 500€ em full-time como arq estagiario! O único senão é que a vida em madrid custa mais do dobro que no porto..

Link to comment
Share on other sites

pedro: eu estive um ano de erasmus na belgica e trabalho não falta. O que mais há lá são grandes ateliers que empregam arquitectos às centenas. Agora o que um arquitecto vai fazer para um atelier desses é passar desenhos a cad, fazer maquetes e afins. Quanto aos salários acredito que sejam baixos pois eles empregam gente às paletes. Na faculdade onde estava havia uma parede enorme cheia de anúncios só para a bélgica. Apenas exigiam saber trabalhar com diversos tipos de software...

Pelo que tenho conhecimento, tenho amigos espanhois que ainda são estudantes e trabalham em part-time em madrid (4 horas, dependendo) e ganham à volta de 500€ por mes, na condição de estudante. Isto para mim é magnífico, pois quem me dera ganhar 500€ em full-time como arq estagiario! O único senão é que a vida em madrid custa mais do dobro que no porto..


Interessante essa informação... bem interessante. Me cria um pouco de esperança nesse monte de notícias tristes.

Me surgiu a pergunta agora, alguém tem idéia de como é nos Estados Unidos?

Abraços a todos!!!!
-Edu
Link to comment
Share on other sites

Isto é bater no ceguinho, já todos sabemos como funcionam as coisas, trabalhamos num meio de faz de conta onde o trabalho pertence a uma elite restrita e o resto tem de ir á falência concorrendo em concursos, infelizmente é assim nas grandes cidades, pelo interior as coisas são um pouco diferentes, e depois existem os construtores, as camaras municipais, os gabinetes de arquitectura/engenharia onde se ganha melhor e de forma garantida ao fim do mês mas que por isso mesmo vão continuar a ser marginalizados pelos outros que estando em lugares de maior prestigio e a ganhar menos acabam por criar discursos de desvalorização destes meios. Posso dizer que neste momento ganho mais a trabalhar num part-time 5 horas por dia (570 euros) do que ganhei nos 3 anos de licenciatura em que fui colaborando em ateliers onde ganhava 250 a 300 euros trabalhando madrugadas, fins de semana, 24 horas seguidas e afins... o cenário é este.

Link to comment
Share on other sites

No interior as câmaras municipais são "pequenas" e é comuns ouvirem-se histórias de pressão dos arquitectos "estatais" sobre os clientes para estes lhes entregarem os projectos... que depois são assinados por outros, blá, blá, blá... Alguns casos chegaram à praça pública e aos tribunais (não sei com que desfecho), mas outros existirão ainda por descobrir...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Disse comum para ser simpático... E entrar nesse circuito simplesmente não dá... mas também não será um arquitecto sério que se deixa levar por esses caminhos... eu pelo menos para mim não vejo esse futuro...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Amanhã tenho uma entrevista em Lx, lá para os lados do cais de sodré, inventei uma grande treta para faltar ao trabalho da parte da tarde, sabem quanto é que vou pedir como mínimo, 850 euros se for a recibos...e isto que nos aguarda, raramente temos supresas pela positiva. Querem um bom sítio para trabalhar, tentem entrar aqui! Tem uma vista do caraças para o tejo, gajas fixes, projectos do melhor que tenho visto por ai e automaticamente passam a pertencer a ELITE!...ah...pagam bem! Sim, foi uma surpresa pela positiva...

P.S.

Lá só entram pessoas especiais...nada de zès com traço de construtor civil!

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.