Jump to content
Arquitectura.pt


Nemezis

[3DStudio MAX7] Desenhar objectos, atribuir materiais e render

Recommended Posts

Olá de novo B)

Aqui fica o 1º tutorial do 3D Studio MAX 7, em que explico de forma resumida:

1. desenhar objectos
2. alinhar objectos
3. aplicar 1 material
4. alterar o tipo de material
5. aplicar 1 luz e um filtro de luz
6. gerar o render (imagem)

Sei que é muito básico, mas a ideia é essa mesma :wink:
Após fazerem este tutorial, poderão ir experimentando mais à vontade as funções do programa, e tentarem algumas variações do que eu vou explicando.
Siga 8)

Para começar, vamos maximizar a janela onde tem a vista em perspectiva, no botão Maximize Viewport Toggle:

Imagem colocada


Seguidamente, vamos ao painel de comandos no lado esquerdo, e eleccionamos o botão Box, dentro da secção Geometry, no separador Create.

Imagem colocada

Para criar uma geometria (cubo, esfera, cone, cilindro, etc.) no 3DStudio, é necessário clicar no 1º vértice que define o cubo * , arrastamos até ao 2º vértice, largamos o botão, e arrastamos o rato para cima para definir a altura, e por fim, click final. Imediatamente após criarmos um objecto, é boa ideia clicarmos com o botao direito do rato numa área vazia no viewport, para não continuarmos a criar mais objectos sem querer. Experimentem, e vão ver a que me refiro :) Cada objecto tem a sua forma específica de ser criada, pelo que não é mal pensado irem testando outras geometrias para se habituarem ao seu método de criação.

* em termos geométricos, um cubo tem as arestas iguais; no 3dstudio, podemos referirmo-nos à geometria box como sendo um cubo, sabendo que não se trata realmente de um cubo no sentido mais geométrico.


Depois de termos criado 1 objecto, vamos aplicar-lhe um material. Carregamos na tecla M, e aparece o Editor de Materiais. Este editor é bem mais complexo do que aparenta ser, mas com o hábito, aprende-se o método de trabalho. Vamos alterar a cor básica de um dos materiais, clicando no rectângulo junto do nome Difuse. No quadro que aparece, seleccionamos uma cor, e depois em OK. Para dar um ar mais brilhante ao material, alteramos os valores Specular Level e Glossiness. Experimentem alterar estes 2 valores e observem o comportamento do material, e da curva do brilho representada ao lado, para terem uma ideia do aspecto do material. Quando estiverem satisfeitos, cliquem no botão Assign Material to Selection, e o material seleccionado é atribuído ao objecto realçado no viewport. Notem nos cantos triangulares na esfera representativa do material, assim que este é atribuído a algum objecto.

Imagem colocada


Depois de fecharem o editor de materiais, voltamos ao viewport. Podem rodar a perspectiva para terem um ponto de vista melhor sobre os objectos, usando o botão Arc Rotate. Se mantiverem premido o rato neste botão, verão 2 outras opções: Arc Rotate Selected e Arc Rotate SubObject. Por agora não irão ser úteis, falo delas mais tarde :wink:

Imagem colocada


Carreguem no Esc para saírem da ferramenta de rotação da perspectiva, e vamos desenhar um plano debaixo do cubo. Ainda na secção Geometry, cliquem no botão Plane. O método de criação é semelhante ao do cubo, mas apenas definimos 2 pontos opostos do rectângulo.

Imagem colocada


Agora vamos alinhar o cubo com o plano. Primeiro, seleccionem o plano, e atribuam-lhe uma medida mais controlada, no separador Modify. Façam o mesmo ao cubo. Depois, com o cubo seleccionado, cliquem no botão Align, e depois cliquem em cima do plano. Na caixa que aparece, deixem marcadas as seguintes opções:

- Em Align position, seleccionem X e Y (queremos alinhar o cubo na horizontal, e não na vertical);
- Em Current Object e em Target Object, seleccionem a opção Center.

Cliquem em OK, e o cubo fica centrado com o plano. :D

Imagem colocada


De seguida, voltamos ao editor de materiais, e vamos atribuir um material ao plano. Carreguem no M, e seleccionem outro material. Como vamos fazer um render em que apenas vai aparecer a sombra projectada no plano, sem que o plano em si, apareça, vamos alterar o tipo de material. Em vez de Standard, vai ser um material Matte-Shadow. Cliquem no botão que diz Standard (o tipo de material que ele é actualmente) e na lista de tipos de material, seleccionem Matte-Shadow. Cliquem em OK, e verão a alteração no editor de materiais: agora não aparece mais uma esfera, mas sim um plano homogéneo. Apliquem este novo material ao plano, ou clicando no botão Assign Material to Selection (com o plano seleccionado), ou arrastando o quadrado do material para cima do plano, no viewport.

Imagem colocada


O 3DStudio tem o ambiente de fundo (no render) predefinido para preto. No render que vamos fazer, queremos ver o fundo branco, para conseguirmos ver a sombra do cubo. Carreguem na tecla 8, ou vão ao menu Rendering => Environment. No rectângulo preto da secção Background, cliquem, e seleccionem a cor branca, ou um tom qualquer mais claro (pelo menos um cinzento claro).

Imagem colocada


Agora, vamos criar uma luz. No separador Create, vamos à secção Lights, e clicamos no botão Skylight. Depois clicamos uma só vez numa área qualquer do viewport para criar a luz. (todas as luzes implicam um local mais ou menos adequado para darem uma iluminação correcta, mas a skylight pode ser colocada em qualquer parte do espaço, é indiferente). Depois de criada a luz, vamos configurar um filtro de luz para melhorar significativamente o aspecto do render. Vamos ao botão Render Scene, e na secção Advanced Lighting, seleccionamos o filtro Light Tracer. Como já está tudo pré-definido com valores óptimos, poupamos trabalho, e fechamos a caixinha do Render Scene (que chatice ;) ).

Imagem colocada


Agora podem Carregar na tecla F9, ou na caixa do Render Scene, no botão Render

Imagem colocada

Se tiverem alguma dúvida ou problema, postem aqui neste tópico :wink:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Neste tutorial usei 1 skylight com o filtro Light Tracer, mas ainda assim com o Default Scanline Renderer. Por acaso já fiz umas brincadeiras com o VRay, uma delas tenho de colocar aqui, ficou bastante bem, acho eu (para iniciante em VRay) :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mais uma vez obrigado pelo apoio de todos. Vou continuar a colocar mais tutoriais (recentemente coloquei um sobre vidro e um pouco de água, embora não tivesse saído mto bem). Vou tentar colocar vários tutoriais de interesse comum, mas só mesmo com o tempo ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.