Nemezis 20 Posted June 25, 2006 Report Share Posted June 25, 2006 Olá de novo Aqui fica o 1º tutorial do 3D Studio MAX 7, em que explico de forma resumida: 1. desenhar objectos 2. alinhar objectos 3. aplicar 1 material 4. alterar o tipo de material 5. aplicar 1 luz e um filtro de luz 6. gerar o render (imagem) Sei que é muito básico, mas a ideia é essa mesma Após fazerem este tutorial, poderão ir experimentando mais à vontade as funções do programa, e tentarem algumas variações do que eu vou explicando. Siga 8) Para começar, vamos maximizar a janela onde tem a vista em perspectiva, no botão Maximize Viewport Toggle: Seguidamente, vamos ao painel de comandos no lado esquerdo, e eleccionamos o botão Box, dentro da secção Geometry, no separador Create. Para criar uma geometria (cubo, esfera, cone, cilindro, etc.) no 3DStudio, é necessário clicar no 1º vértice que define o cubo * , arrastamos até ao 2º vértice, largamos o botão, e arrastamos o rato para cima para definir a altura, e por fim, click final. Imediatamente após criarmos um objecto, é boa ideia clicarmos com o botao direito do rato numa área vazia no viewport, para não continuarmos a criar mais objectos sem querer. Experimentem, e vão ver a que me refiro Cada objecto tem a sua forma específica de ser criada, pelo que não é mal pensado irem testando outras geometrias para se habituarem ao seu método de criação. * em termos geométricos, um cubo tem as arestas iguais; no 3dstudio, podemos referirmo-nos à geometria box como sendo um cubo, sabendo que não se trata realmente de um cubo no sentido mais geométrico. Depois de termos criado 1 objecto, vamos aplicar-lhe um material. Carregamos na tecla M, e aparece o Editor de Materiais. Este editor é bem mais complexo do que aparenta ser, mas com o hábito, aprende-se o método de trabalho. Vamos alterar a cor básica de um dos materiais, clicando no rectângulo junto do nome Difuse. No quadro que aparece, seleccionamos uma cor, e depois em OK. Para dar um ar mais brilhante ao material, alteramos os valores Specular Level e Glossiness. Experimentem alterar estes 2 valores e observem o comportamento do material, e da curva do brilho representada ao lado, para terem uma ideia do aspecto do material. Quando estiverem satisfeitos, cliquem no botão Assign Material to Selection, e o material seleccionado é atribuído ao objecto realçado no viewport. Notem nos cantos triangulares na esfera representativa do material, assim que este é atribuído a algum objecto. Depois de fecharem o editor de materiais, voltamos ao viewport. Podem rodar a perspectiva para terem um ponto de vista melhor sobre os objectos, usando o botão Arc Rotate. Se mantiverem premido o rato neste botão, verão 2 outras opções: Arc Rotate Selected e Arc Rotate SubObject. Por agora não irão ser úteis, falo delas mais tarde Carreguem no Esc para saírem da ferramenta de rotação da perspectiva, e vamos desenhar um plano debaixo do cubo. Ainda na secção Geometry, cliquem no botão Plane. O método de criação é semelhante ao do cubo, mas apenas definimos 2 pontos opostos do rectângulo. Agora vamos alinhar o cubo com o plano. Primeiro, seleccionem o plano, e atribuam-lhe uma medida mais controlada, no separador Modify. Façam o mesmo ao cubo. Depois, com o cubo seleccionado, cliquem no botão Align, e depois cliquem em cima do plano. Na caixa que aparece, deixem marcadas as seguintes opções: - Em Align position, seleccionem X e Y (queremos alinhar o cubo na horizontal, e não na vertical); - Em Current Object e em Target Object, seleccionem a opção Center. Cliquem em OK, e o cubo fica centrado com o plano. De seguida, voltamos ao editor de materiais, e vamos atribuir um material ao plano. Carreguem no M, e seleccionem outro material. Como vamos fazer um render em que apenas vai aparecer a sombra projectada no plano, sem que o plano em si, apareça, vamos alterar o tipo de material. Em vez de Standard, vai ser um material Matte-Shadow. Cliquem no botão que diz Standard (o tipo de material que ele é actualmente) e na lista de tipos de material, seleccionem Matte-Shadow. Cliquem em OK, e verão a alteração no editor de materiais: agora não aparece mais uma esfera, mas sim um plano homogéneo. Apliquem este novo material ao plano, ou clicando no botão Assign Material to Selection (com o plano seleccionado), ou arrastando o quadrado do material para cima do plano, no viewport. O 3DStudio tem o ambiente de fundo (no render) predefinido para preto. No render que vamos fazer, queremos ver o fundo branco, para conseguirmos ver a sombra do cubo. Carreguem na tecla 8, ou vão ao menu Rendering => Environment. No rectângulo preto da secção Background, cliquem, e seleccionem a cor branca, ou um tom qualquer mais claro (pelo menos um cinzento claro). Agora, vamos criar uma luz. No separador Create, vamos à secção Lights, e clicamos no botão Skylight. Depois clicamos uma só vez numa área qualquer do viewport para criar a luz. (todas as luzes implicam um local mais ou menos adequado para darem uma iluminação correcta, mas a skylight pode ser colocada em qualquer parte do espaço, é indiferente). Depois de criada a luz, vamos configurar um filtro de luz para melhorar significativamente o aspecto do render. Vamos ao botão Render Scene, e na secção Advanced Lighting, seleccionamos o filtro Light Tracer. Como já está tudo pré-definido com valores óptimos, poupamos trabalho, e fechamos a caixinha do Render Scene (que chatice ). Agora podem Carregar na tecla F9, ou na caixa do Render Scene, no botão Render Se tiverem alguma dúvida ou problema, postem aqui neste tópico :wink: Link to post Share on other sites
Ivo Sales Costa 76 Posted June 30, 2006 Report Share Posted June 30, 2006 EPA venham mais!! muito bom! Link to post Share on other sites
Arq.to 79 Posted June 30, 2006 Report Share Posted June 30, 2006 Os tutoriais do Nemezis são de excelente qualidade, Parabéns! Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura Link to post Share on other sites
Nemezis 20 Posted June 30, 2006 Author Report Share Posted June 30, 2006 Os tutoriais do Nemezis são de excelente qualidade, Parabéns! Não diria tanto, mas obg :embarrassed: :) Link to post Share on other sites
joao araujo 14 Posted July 8, 2006 Report Share Posted July 8, 2006 nemezis trabalhas com vray .......????? ajuad me aqui vamos ver se pomos esta gente a trabalhar bem Link to post Share on other sites
Nemezis 20 Posted July 8, 2006 Author Report Share Posted July 8, 2006 Neste tutorial usei 1 skylight com o filtro Light Tracer, mas ainda assim com o Default Scanline Renderer. Por acaso já fiz umas brincadeiras com o VRay, uma delas tenho de colocar aqui, ficou bastante bem, acho eu (para iniciante em VRay) :) Link to post Share on other sites
José Martins 0 Posted November 7, 2006 Report Share Posted November 7, 2006 Bem, como primeiro tópico neste forum, devo dar os parabéns ao Nemezis, pois o que foi explicado mais acima, esta de uma maneira fenomenal. Fico agradecido por um post como este. Venham mais! eheh Cumprimentos a todos! Link to post Share on other sites
Arq.to 79 Posted November 7, 2006 Report Share Posted November 7, 2006 Antes de mais bem-vindo José! E tens toda a razão, estes tutoriais são de pedir mais ;) Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura Link to post Share on other sites
Nemezis 20 Posted November 7, 2006 Author Report Share Posted November 7, 2006 Mais uma vez obrigado pelo apoio de todos. Vou continuar a colocar mais tutoriais (recentemente coloquei um sobre vidro e um pouco de água, embora não tivesse saído mto bem). Vou tentar colocar vários tutoriais de interesse comum, mas só mesmo com o tempo ;) Link to post Share on other sites
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