Jump to content
Arquitectura.pt


As Sete Maravilhas de Portugal


JVS

Escolha 7 Maravilhas Nacionais  

281 members have voted

  1. 1. Escolha 7 Maravilhas Nacionais

    • Castelo de Almourol
      11
    • Castelo de Guimarães
      14
    • Castelo de Óbidos
      16
    • Convento de Cristo, Tomar
      22
    • Convento e Basílica de Mafra
      19
    • Fortaleza de Sagres
      7
    • Fortificações de Monsaraz
      7
    • Igreja de São Francisco, Porto
      6
    • Igreja e Torre dos Clérigos, Porto
      16
    • Mosteiro da Batalha
      29
    • Mosteiro de Alcobaça
      19
    • Mosteiro de Sta Maria de Belém
      12
    • Paço Ducal de Vila Viçosa
      1
    • Paços da Universidade de Coimbra
      13
    • Palácio de Mateus
      7
    • Palácio Nacional da Pena
      27
    • Palácio Nacional de Queluz
      7
    • Ruínas de Conímbriga
      18
    • Templo Romano de Évora
      17
    • Torre de S. Vicente de Belém
      13


Recommended Posts

O Ministerio da Cultura numa de querer saber quais sao as maravilhas nacionais decidiu esta pequena eleicao.

Quais sao as maravilhas de Portugal? E porque razao nao ha nenhuma obra de arquitectura contemporanea nesta lista?

nota: Em vez de 21 estao 20 por motivos tecnicos. Nao coloquei o Castelo de Marvao.

Ja notaram na quantidade de Castelos que existem na lista dos 21 finalistas?

Fonte: http://7maravilhas.sapo.pt/21final.html

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 74
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

nós continuamos sem sair da sepa torta. Com tantos edifícios, jardins, parques, florestas, montanhas, frentes marítimas, ......... aparece uma listinha com 3 castelos, duas torres, não sei quantos palácios e mosteiros, alguns com qualidade e outros com muito pouca qualidade que tem apenas o valor temporal ou popular... Já agora e porque não a quinta da Regaleira? e as piscinas de Leça? e o Jardim de Serralves? e a Serra do Gerês? .......... Será que para ser uma das "7 maravilhas" tem de ter obrigatóriamente mais de 150 anos, ser de pedra e já não ter função?

Link to comment
Share on other sites

E hoje as Sete Maravilhas de Portugal sao:

  • Convento de Cristo, Tomar . 5
  • Mosteiro de Alcobaça . 5
  • Palácio Nacional da Pena . 5
  • Castelo de Óbidos . 4
  • Mosteiro da Batalha . 4
  • Templo Romano de Évora . 4
  • Mosteiro de Sta Maria de Belém . 3
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

nao sei se chegaram a saber qual era a lista inicial, que deu origem aos 21 monumentos escolhidos para a final. aqui fica ela: Antigos Paços Municipais de Bragança Antigos Paços Municipais de Guimarães Aqueduto da Amoreira Aqueduto das Águas Livres Arco de Almedina da Cerca de Coimbra Capela de São Frutuoso de Montélios Casa de Garcia de Resende Casa dos Bicos Castelo da Feira Castelo de Almourol Castelo de Beja Castelo de Guimarães Castelo de Leiria Castelo de Marvão Castelo de Monsanto Castelo de Óbidos Castelo de Palmela Castelo de Porto de Mós Castelo de São Filipe Castelo de São Jorge Castelo de Silves Castelo de Viana do Alentejo Chafariz das Portas de Moura Claustro da Manga Conj. Arqueológico e Arq. de Idanha-a-Velha Conj. Sítios Arqueológicos do Vale do Côa Convento de Cristo Convento e Basílica de Mafra Elevador do Carmo Fortaleza de Sagres Fortificações de Monsaraz Gruta do Escoural Igreja de Santo Agostinho da Graça Igreja da Flor da Rosa Igreja da Madre de Deus Igreja da Sé Velha de Coimbra Igreja de Bravães Igreja de Castro de Avelãs Igreja de São Francisco Igreja de São Martinho da Cedofeita Igreja do Antigo Mosteiro de Jesus Igreja do Convento do Carmo Igreja e Torre dos Clérigos Igreja Matriz de Mértola Misericórdia de Viana do Castelo Monumentos de Alcalar Mosteiro da Batalha Mosteiro de Alcobaça Mosteiro de Leça do Bailio Mosteiro de Santa Cruz Mosteiro de Santa Maria de Belém Paço dos Duques de Bragança Paço Ducal de Vila Viçosa Paços da Universidade Palácio da Bolsa Palácio da Brejoeira Palácio de Mateus Palácio e Quinta da Bacalhoa Palácio Nacional da Ajuda Palácio Nacional da Pena Palácio Nacional de Queluz Palácio Nacional de Sintra Panteão Nacional Ponte de D. Maria Pia Ponte sobre o Lima em Ponte de Lima Praça do Comércio Ruínas de Conímbriga Sé da Guarda Sé de Braga Sé de Évora Sé de Lisboa Sé de Silves Sé do Porto Teatro Nacional de São Carlos Templo Romano de Évora Torre da Ucanha Torre de São Vicente de Belém custa-me a crer que a sé de lisboa e o castelo de beja tenham ficado de fora...

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

opa...voces nao perdoam...eu estava a ser ironica! o castelo de beja era por uma questao sentimental, obviamente do que pelo factor "histórico ou simbolico" que pouco ou nada tem, tirando o facto de possuir a torre de menagem mais alta da peninsula iberica, fora isso, tava a ser totalmente ironica... em relaçao 'a se' de lisboa, essa sim custa me a crer que nao esteja nas escolhas finais. poderia tar aqui o dia todo a enumerar os porquês, mas para quem estudou a arquitectura romanica a fundo e a historia de portugal sabe ao que me refiro... the end

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Quando a Cinaminamina descubriu que afinal o Castelo de Almourol em tempos, não fora realmente contruido naquele preciso local...que afinal terá sido no século XIX que fora ali reconstruido e requalificado...( soube disso á pouco tempo, vou tentar saber mais acerca de...)

ponho-me a pensar que...afinal que maravilha é essa em que votei!?

Já dúvido dos muito auto-apelidados "Monumentos Nacionais"


:)

Link to comment
Share on other sites

Tudo começou com uma lista de 793 monumentos nacionais, classificados como tal pelo IPPAR.

Convidou-se 7 peritos, tendo em atenção o reconhecimento nacional pelo trabalho que efectuam nas suas áreas de trabalho e estudo académico para escolherem os 77 monumentos nomeados:

Antigos Paços Municipais de Bragança; Antigos Paços Municipais de Guimarães; Aqueduto da Amoreira ;Aqueduto das Águas Livres ;Arco de Almedina da Cerca de Coimbra ;Capela de São Frutuoso de Montélios ;Casa de Garcia de Resende ;Casa dos Bicos ;Castelo da Feira ;Castelo de Almourol ;Castelo de Beja ;Castelo de Guimarães ;Castelo de Leiria ;Castelo de Marvão ;Castelo de Monsanto ;Castelo de Óbidos ;Castelo de Palmela ;Castelo de Porto de Mós ;Castelo de São Filipe ;Castelo de São Jorge ;Castelo de Silves ;Castelo de Viana do Alentejo ;Chafariz das Portas de Moura ;Claustro da Manga ;Conj. Arqueológico e Arq. de Idanha-a-Velha ;Conj. Sítios Arqueológicos do Vale do Côa ;Convento de Cristo ;Convento e Basílica de Mafra
Elevador do Carmo ;Fortaleza de Sagres ;Fortificações de Monsaraz ;Gruta do Escoural ;Igreja de Santo Agostinho da Graça ;Igreja da Flor da Rosa ;Igreja da Madre de Deus ;Igreja da Sé Velha de Coimbra ;Igreja de Bravães ;Igreja de Castro de Avelãs ;Igreja de São Francisco ;Igreja de São Martinho da Cedofeita ;Igreja do Antigo Mosteiro de Jesus ;Igreja do Convento do Carmo ;Igreja e Torre dos Clérigos
Igreja Matriz de Mértola ;Misericórdia de Viana do Castelo ;Monumentos de Alcalar
Mosteiro da Batalha ;Mosteiro de Alcobaça ;Mosteiro de Leça do Bailio ;Mosteiro de Santa Cruz ;Mosteiro de Santa Maria de Belém ;Paço dos Duques de Bragança; Paço Ducal de Vila Viçosa; Paços da Universidade; Palácio da Bolsa; Palácio da Brejoeira
Palácio de Mateus; Palácio e Quinta da Bacalhoa; Palácio Nacional da Ajuda; Palácio acional da Pena; Palácio Nacional de Queluz; Palácio Nacional de Sintra; Panteão Nacional; Ponte de D. Maria Pia; Ponte sobre o Lima em Ponte de Lima; Praça do Comércio; Ruínas de Conímbriga; Sé da Guarda; Sé de Braga; Sé de Évora; Sé de Lisboa; Sé de Silves; Sé do Porto; Teatro Nacional de São Carlos; Templo Romano de Évora; Torre da Ucanha; Torre de São Vicente de Belém.

Depois, um Conselho de Notáveis, composto por representantes de vários quadrantes sociais: arquitectos, historiadores, políticos, actores, sociólogos, engenheiros, empresários, gestores, artistas, jornalistas, economistas, cientistas, escritores, arqueólogos, professores, psicólogos, entre outros, escolheram os 21 monumentos finalistas.

Essa escolha foi feita de acordo com critérios estabelecidos pelo painel de peritos, instituições e organismos que tutelam o património.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

A contrapor as 7 maravilhas de Portugal, o Publico lançou os 7 horrores de Portugal:

Os 7 horrores de Portugal

A 7 de Julho vão ser anunciadas, em simultâneo, as novas 7 Maravilhas do Mundo e as 7 Maravilhas de Portugal. Mas Portugal não tem só maravilhas. Também tem horrores. Propomos assim que os nossos leitores votem e escolham os 7 Horrores de Portugal.


A selecção possível
A lista de 58 candidatos a horrores arquitectónicos que o PÚBLICO aqui apresenta foi realizada graças aos contributos de sete especialistas contactados pelo jornal. Esses especialistas foram Ana Vaz Milheiro, crítica de arquitectura do PÚBLICO; Jorge Figueira, crítico de arquitectura do PÚBLICO; Ricardo Carvalho, crítico de arquitectura do PÚBLICO; Manuel Graça Dias, arquitecto e professor universitário; Alexandre Alves Costa, arquitecto e professor universitário; José Sarmento Matos, historiador da arte e olissipógrafo; e Walter Rossa, arquitecto e historiador de arquitectura.

Pediu-se a cada um deles que nos enviasse propostas de edifícios a incluir nesta votação, com vista à elaboração de uma lista comum, que pudesse representar o sentimento (idealmente) de todos os especialistas ou, pelo menos, da maioria deles. Aconteceu, porém, que não foi possível construir uma lista consensual nem de escolha maioritária – o que demonstra a paixão dos sentimentos que questões deste tipo suscitam.

Perante essa impossibilidade, o PÚBLICO decidiu reunir numa lista todos os edifícios indicados por cada um dos especialistas contactados – sem excepção. Pelas razões indicadas acima, é claro que esta lista não pode ser considerada nem uma escolha do grupo de críticos, nem uma escolha de nenhum deles em particular. Há aqui edifícios que foram indicados como candidatos por apenas uma pessoa, outros por mais. Mas sublinha-se que nenhum dos críticos contactados se revê nesta selecção. Apesar disso, o PÚBLICO decidiu avançar para a votação, deixando a última palavra aos leitores. Não existem nesta lista quaisquer edifícios escolhidos pelos jornalistas do PÚBLICO.

É evidente que esta escolha não pretende ter um cariz científico nem representar a escolha da população portuguesa – todos sabemos como funcionam as votações na Internet, que estão sujeitas a manipulações por parte de grupos empenhados. Esta votação tem um carácter lúdico e não visa senão suscitar uma discussão sobre a arquitectura e a qualidade da paisagem urbana e da vida nas nossas cidades.


Para votarem sigam o link: http://www.publico.clix.pt/7horroresDePt/default.asp
Link to comment
Share on other sites

Aqui estão os meus preferidos (sem ordem de preferência) Palácio da Pena Templo Romano de Évora Mosteiro dos Jerónimos (Não posso adiantar muito mais... não conheço a maioria dos monumentos enunciados na lista..... Só por fotografia...) Já agora... Algum de vocês vai assistir ao espectáculo das 7 maravilhas do mundo?? Gostava de ir mas não sei se vale a pena o dinheiro... :/

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.