Jump to content
Arquitectura.pt


O Ultimo Filme que Vi


JVS

Recommended Posts

ainda a propósito do indiana jones, aqui vai uma "análise" de alguém que estimo muito, nuno markl

"
ATENÇÃO: Esta análise pode conter algumas informações passíveis de funcionar como spoilers... Nada de bombástico, mas aqui se referem alguns pormenores do filme.

Esta é uma discussão interessante: um dos argumentos recorrentes de quem não gostou de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é que a história está cheia de coisas forçadas, pouco realistas, estúpidas. Isto parece-me um total e completo disparate. Suponho que a travessia de uma ponte invisível - uma ponte invisível, senhoras e senhores! - e o encontro com um cruzado guardião do cálice sagrado, no unanimemente celebrado A Grande Cruzada, seja mais realista?

Quanto aos extraterrestres, que muita gente acha deslocados do universo de Indiana Jones, faz todo o sentido: que mito mais "Jonesiano" do que este, o que diz que "eles" já cá estiveram e andaram associados às civilizações antigas? De estranhar, era que Spielberg e Lucas ainda não tivessem referido isso em nenhum dos tomos da saga. E faz sentido também se analisarmos a coisa por outro prisma: os filmes de Indiana Jones são baseados nos velhos serials e aventuras série B da juventude dos seus criadores. Há nos três filmes anteriores ecos de coisas como os filmes de Tarzan, por exemplo. O disco voador que surge em O Reino da Caveira de Cristal é série B anos 50 puro.

Sou sincero: acho difícil que um genuíno fã possa detestar este filme. Um fã devoto poderá gostar menos, mas nada há em O Reino da Caveira de Cristal que seja assim tão afastado do universo e da qualidade dos filmes anteriores. Agora, "detestar", como muito auto-intitulado fã prega aos sete ventos? Acho excessivo, mas não vou entrar por um debate sobre gostos - cada um saberá de si e do que achou do filme.

O que me parece - e já há quem, entre os espectadores que não gostaram tanto do filme, assuma isso - é que muita gente envelheceu antes de Indiana Jones. E a culpa disso não é do filme... De 1989 a esta parte perdeu-se alguma da inocência que fez com que muita gente amasse os três filmes anteriores, ao ponto de eu achar que se, por exemplo, A Grande Cruzada estreasse hoje, levaria exactamente com as mesmas críticas sobre "inverosimilhança" e "estupidez" que, tristemente, O Reino da Caveira de Cristal está a levar. Parece que estou a ver: "Como é possível, eles encontrarem um cruzado vivo a guardar o Graal? Tão forçado!"

Gosto de manter vivo um pedaço da mesma inocência e entusiasmo que me fez ficar fã dos três filmes anteriores e acho que é isso que faz com que tenha adorado O Reino da Caveira de Cristal e me tenha divertido à grande a ver este filme. Reconheço que não será o melhor filme da saga, mas é um bom, divertido, imaginativo, louco filme de aventuras, como já não se faz em Hollywood. O Reino da Caveira de Cristal pede que se deixe o lado adulto e racional à porta da sala de cinema. Sim, todos sabemos que um ser humano não sobrevive a uma explosão nuclear dentro de um frigorífico. Mas este ser humano é o Indiana Jones. Olhando para tudo o que já lhe aconteceu desde 1981, não acham que, de uma forma realista, ele já devia estar morto há que tempos? Toda a sequência no bairro artificial no campo de testes nucleares é um delírio puro, quase de desenho animado (e não esqueçamos que Spielberg nunca escondeu as influências de Chuck Jones e dos cartoons clássicos da Warner Bros).

A mim chocou-me que, nesta ânsia por questionar a verosimilhança de um filme de assumida e delirante fantasia como este (e como os outros da saga) alguém - não me lembro qual de vós, leitores - tenha até questionado a cena das cascatas... Se todas aquelas quedas de cascata não são Indiana Jones 100% puro, não sei o que será!

O meu conselho: revejam a trilogia clássica, que me parece que muitos dos que se insurgem contra o novo filme já não devem ver os antigos há que tempos. E depois vejam (ou revejam) O Reino da Caveira de Cristal com outros olhos. Os mesmos com que vimos os filmes anteriores em 81, 86 e 89. É capaz de ser um esforçozinho, recordar o espírito com que alinhámos em Salteadores da Arca Perdida, Indiana Jones e o Templo Perdido e Indiana Jones e a Grande Cruzada, mas eu tenho cá para mim que vale a pena."


www.havidaemmarkl.blogs.sapo.pt/

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Nao gosto muito do Markl... o ideal era nao terem feito o filme. Quando o Stars Wars 4 ( o Episode 1 - Ameaca Fantasma) estreou acho que ninguem gostou, eu pelo menos achei-o um pouco sem sal... o segundo era mais fixe, cheio de aventuras mas com aquele toque de misterio de inacabado e depois o Terceiro, a Vinganca dos Sith estah genial. Acho que este Indiana eh o pior, nao eh detestavel, porque jah passaram 19 anos e a personagem estah um tanto desajustada com a cultura dos dias de hoje. Jah nao somos inocentes nem temos a inocencia de ha 19, 15 ou 10 anos portanto penso que a critica eh desajustada.

Link to comment
Share on other sites

A Ameaça fantasma foi um sucesso para a geração que não conhecia os três primeiros episódios. E não deixará de ser um marco importante na história do cinema, mas acho que estás enganado no que toca a dizer que a Guerra dos Clones foi melhor, creio que o não é de todo. E as críticas que houveram apontam exactamente nesse sentido, que foi o pior dos três últimos. Eu gostei dos últimos, mas não há nada como ficção cientifica à anos 80. Se lucas tivesse feitos estes últimos nos mesmos moldes que fez os primeiros aposto que as críticas iriam ser as mesmas que tenho ouvido para o Indy, por outro lado vinham os fãs old school dizer o contrário...

Link to comment
Share on other sites

Já puxam o assunto do Stars Wars... Os 3 filmes feitos agora tem apenas um único objectivo, para que os fãns conhecessem o inicio da historia. Não são feitos para as actuais gerações, mas sim para quem gosta de Stars Wars. E mais, quem quiser ver o Stars Wars, devem primeiro ver os 3 antigos e depois os 3 modernos. A nível de historia, esta fantástica... tudo interliga-se e por sua vez fica-se a saber o porque de algumas coisas. A nível de efeitos especiais, acho que era compreensível serem melhores, e por isso nada a apontar. O Episódio 1... talvez seja o mas fraco destes 3 últimos, mas é porque não trás nada de novo em especial a historia e que faz ficar menos interessante. O Episódio 2... mostrou outro lado do Stars Wars, algo pouco comum em se ver no filme e acaba por ser muito melhor que o 1... e digam o que dizerem, e igual ou melhor que o 3, curiosamente é o que é considerado o melhor filme de efeitos especiais. O Episódio 3... realmente o mais esperado e que atingiu os objectivos o que acaba por o tornar o melhor destes 3. Para os fãns do Stars Wars, estes filmes são espectaculares e estão todos eles muito bem feitos. Para a critica, a única coisa que podem dizer é ele não ter seguído a mesmo forma de efeitos especiais como os anteriores, porque a nível de historia nada podem apontar, pois tudo se liga e tudo tem a sua lógica. Sinceramente Stars Wars (toda a saga) são os melhores filmes de todos os tempos, pelo o menos de ficção cientifica. -- O meu filme preferido... e lá está tive que ir a exposição quando esteve cá... :)

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Gostava de ver um filme sobre os Borgia. [ame="http://www.youtube.com/watch?v=z7u2V6SIdHs"]YouTube - Trailer de Los Borgia[/ame] [ame="

"]YouTube - Trailer Los Borgia[/ame] Uma Familia de Valencianos, espanhois, em plena Italia do sec XVI.
Link to comment
Share on other sites

Vi o "Requiem for a Dream". Fui brutalmente enganada quando me disseram para ver este filme, disseram-me que era sobre uma coisa e afinal é sobre outra... mas também se me dissessem o tema verdadeiro acho que não teria visto. De qualquer forma, o mesmo realizador fez o "Fountain" que espero ver.

Link to comment
Share on other sites

eu amei a série do sexo e a cidade, tenho inclusive a caixa de todas as séries. uma colecção fantástica! claro...na minha opinião :s estou mortinha por ir ver o filme, vai ser este fim de semana :)



Tens a box??? OMG! Can I be your new best friend?? Pleaaaaaaaaaaaase!!! :gogogo::gogogo:

Os homens nunca vão perceber o fascínio que as mulheres têm por esta série! É demasiado para eles!:)
Link to comment
Share on other sites

against, lol, acredita! se bem que fui ver o filme com o meu namorado (curiosamente a sala estava cheia de parzinhos, claramente as namoradas que lá estavam "arrastaram" os seus respectivos para verem o filme)

outra coisa engraçada, é que não estava só malta jovem a assistir... pessoas de idade também lá estavam! para quem é realmente fã vai gostar bastante :) é mais um episódio (de 2.30h) e que em nada me desiludiu. divertido, cómico. adorei! agora resta que saia em dvd para o pôr ao lado da box, para completar a colecção
:s

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Os homens nunca vão perceber o fascínio que as mulheres têm por esta série! É demasiado para eles!:s


Nunca me explicaram... :tired: também só vi um episódio... :)

E pelo o que vi... se as mulheres (na vida real) por vezes tem aquelas atitudes... desculpem lá... mas acho que não são, atitudes, dignas do sexo feminino... e depois queixam-se...


---

O ultimo filme que vi foi: Os reias da Rua - Street Kings

[ame="http://br.youtube.com/watch?v=Tx7AJP-rWf8"]YouTube - Street Kings Trailer[/ame]

Apesar de ser uma historia, semelhantes a tantas outras, o filme ate esta bem feito e o enredo esta engraçado.


Outro que vi este fim-de-semana, é um filme-série do Steven Spielberg: Teken
Vi só o primeiro episódio...

Puramente ficção-cientifica, mesmo só para quem gosta. Ou então para quem gosta daquelas historias pós 2ª Guerra Mundial, de ET's e OVNI's, pois a série remonta a essa época onde houve tanta especulação sobre este tema.

O enredo da historia esta bem construído, assim como séria esta bem feita. Apesar de ser uma historia simples, ao inicio torna-se um pouco confusa... só mesmo quando se esta a chegar ao final do episódio é que se começa a perceber melhor.
Acho que o Steven não fez grandes investimentos para o filme, apesar de se encontrar uma ou outra falha, num contesto geral esta bom.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

(e é triste que as "mulheres" não possam ter aquelas atitudes)


Não estou a dizer que não possam... simplesmente surpreende-me quando depois se ouve as mulheres dizer "que são mais maduras que os homens"... quando na verdade estamos todos ao "mesmo nível"...

Mas isto já é outro tópico de discussão...


PS.: Dedica-te o meu post mil... lol

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.