Jump to content
Arquitectura.pt


Cinema como Obra de Arte


lllARKlll

Recommended Posts

Na senda do tópico cinema/arquitectura, pergunto, qual foi "até agora" o melhor filme que já viram na Vida? Não espero respostas do circuito comercial, refiro-me a cine de qualidade.

O meu:

Zerkalo, Andrei Tarkovsky

People often stress the difficulty of this film, but my only answer is to allow it to wash over you and allow it to have its effect. The first time I saw it, I was amazed, but a little baffled. The second time I cried. Each time since then I've teared up, if not actually wept. Its presentation, in its last shots, of the totality of the human experience, combined with the Bach's St John Passion, crushes me every time. And I'm not even Russian. Nor am I religious--this is the closest I get to religion. You just have to be human to understand MIRROR. This is the way of all Tarkovsky.

"I am categorically against entertainment in the cinema; it is as degrading for the author as it is for the audience,"


'>
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Adoro cinema e é impossível eleger apenas um quando existem vários que eu considero de grande qualidade. Aqui vai uma pequena amostra:

Baraka, Ron Fricke - http://www.imdb.com/title/tt0103767/

Lost Highway, David Lynch - http://www.imdb.com/title/tt0116922/

Mon Oncle (1958), Jacques Tati - http://www.imdb.com/title/tt0050706/

Cremaster Cycle, Matthew Barney - http://www.imdb.com/keyword/cremaster-cycle/

Link to comment
Share on other sites

Epa... já vi tantos filmes... que nem sei qual escolher... mas vou falar de dois portugueses:
- Adeus Pai - http://www.imdb.com/title/tt0115466/
- Quando o Sol Toca na Lua - http://www.imdb.com/title/tt0793432/


Já agora... a minha lista de filmes: http://www.imdb.com/mymovies/list?l=11573718

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Ainda não vi, alguém consegue explicar-me a bizarria destes filmes?


"O mítico CICLO CREMASTER de Matthew Barney foi considerado pelo New York Times como «um marco de ambição, afirmação e provocação para a arte do novo século». Este ciclo, que levou nove anos a completar cinco filmes, termina de forma brilhante com uma sequência de 31 minutos no final de CREMASTER 3 chamado «THE ORDER». Neste “The Order”, uma corrida que desafia a morte até ao topo do Museu Guggenheim, Matthew Barney é um aprendiz vestido de soldado escocês em busca de redenção Maçónica. Antes de defrontar o lendário escultor Richard Serra, que atira Vaselina Liquefeita pelas rampas do Guggenheim abaixo, Barney tem de ultrapassar uma trupe de escuteiras dançarinas de sapateado, um duelo entre duas bandas hardcore, uma modelo lindíssima que se transforma numa chita, e um jogo de lançamento do tronco com um cordeiro esfolado, num estonteante espelho do que é este fantástico “CICLO CREMASTER”."

"Cremaster - o termo que designa o músculo de tensão dos testículos -, é composto por cinco filmes que mostram o universo peculiar que consagrou o artista plástico. Entre seres mitológicos, metamorfoses corporais, combates rituais, showgirls, bandas “hard-core”, paisagens apocalípticas e cenários como o Bronco Stadium, o Guggenheim de Nova Iorque ou o Chrysler Building, são filmes que abarcam todas as artes, desde o teatro à ópera e à música.
Centrada na representação do corpo, a obra de Barney é uma exploração dos limites da actividade performativa do corpo, visto como um processo de metamorfose infinita. Neste processo, o artista põe em causa a divisão em géneros (masculino/feminino), espécies (humano, animal, mitológico, fantástico) e estados (orgânico, inorgânico, fluido)."

Bizarro? Bom, provavelmente só quem tiver uma mentalidade mais aberta é que conseguirá ver o Ciclo. Matthew Barney para além de um grande realizador é um grande artista plástico.

Só por curiosidade, para os fãs da cantora islandesa Bjork, eles são casados e podem encontrá-los em Drawing Restraint 9, outro que considero muito bom.

“Drawing Restraint 9 não é um filme, e antes que se criem expectativas de tal, é melhor deixá-lo claro desde início. Drawing Restraint 9 é um objecto de arte, que usa o cinema como veículo, tirando partido da imagem e do som. Só assim se pode entender a ausência de enredo, de ritmo e de personagens."
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.