Jump to content
Arquitectura.pt


Porto | Avenida dos Aliados | Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura


Legrias

Recommended Posts

fato é que a prefeitura vai poupar um bom dinheiro sem todo aquele jardim para dar manutenção.. coitado do jardineiro q foi mandado embora :lol2: pelo que entendi as alterações foram feitas por que eram necessárias às atuais condições da cidade, mas acho que faltou um pouco mais de humanização no projeto.

Link to comment
Share on other sites

De um pequeno espaço verde, compatível com a escala urbana e humana daquele núcleo da cidade, mas incompativel com a dimensão da cidade em si, o Porto ganhou uma praça mais urbana, mas perdeu essa humanização do espaço... Realmente parece um espaço inóspito, vazio e frio, onde a "famosa" fonte perde-se no panorama geral e as 3 estátuas vão pontuando o espaço... Na minha opinião, neste momento, como as coisas estão, a cidade ficou a perder... mas tenho esperança que no futuro as novas árvores ganhem força e dimensão, e que o espaço vazio seja pontualmente ocupado com elementos geradores de movimento humano...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Aquela avenida era conhecida pela sua calçada portuguesa e agora que existe?
Concordo com a ideia de aumentarem os passeios.
Concordo com quase tudo que disses-te, seriam coisas que eu diria, mas não concordo com a destruição de um legado histórico e até turistico como a Avenida dos Aliados!
abraço e desculpa se te ofendi, às vezes exagero!


Dizer que a avenida era conhecida pela calçada portuguesa é uma falsa questão; a calçada que lá estava nem sequer era a original do projecto do Barry Parker. O tema da calçada portuguesa é inútil neste caso; por muito que se tente fazer da calçada portuguesa o "material de Portugal", isso não é verdade... o Porto desde sempre foi cidade de granito, e parece-me que a calçada portuguesa, como tantas outras coisas, só passou a ser um material comum a todo o país com o Estado Novo. Até sou contra muitas das opções que se tomaram no novo projecto, mas todas elas têm o seu sentido, e foram discutidas entre a equipa projectista e a Câmara Municipal, e, como em todos os projectos, tiveram um período de discussão pública. Ninguém quer é chatear-se com isso quando não há câmaras a filmar...
Link to comment
Share on other sites

na entrevista do siza que li...ele próprio interroga-se com a "polémica" que o projecto tem neste momento..pois todo o projecto teve em discussão pública...e aí as vozes do contesto não apareceram...


É do que se vê mais... aconteceu a mesma coisa com o projecto do Adalberto Dias para o Metro do Pólo Universitário... a história de o Metro passar à superfície em frente ao Hospital só deu problemas quando as obras começaram, o próprio Adalberto é o primeiro a dizer que se alguém tivesse protestado durante a discussão pública o Metro tinha sido enterrado naquela área, mas como ninguém protestou optou-se pela solução à superfície, que custa cerca de um décimo de que custaria a outra...
Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

eu passo todos os dias na Avenida dos Aliados há bastantes anos e acho que está bastante melhor. Já não temos o caos do estacionamento dos táxis e das paragens de autocarro, nota-se uma maior "limpeza" visual em toda a sua extensão. E relativamente à vivência do espaço está muito mais agradável, os passeios mais largos, a existência de esplanadas, os alinhamentos de árvores... mesmo à noite nota-se que há mais vida neste espaço. os Aliados estão mais bonitos! Não são meia dúzia de canteiros que o vão embelezar.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Reavivando um tópico já à muito parado, deixo aqui algumas imagens recolhidas por vários locais na internet daquilo que foi em tempos a Avenida dos Aliados. Tinha-as guardadas em arquivo e infelizmente perdi as referências aos autores originais e ao sites de onde as retirei.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Passo lá muitas vezes e gostei da intervençao, agora parece uma praça digna de nome, acabaram-se os canteiros para o cócó do chihuahua ao fim do dia, e pode-se circular como convém, é um ponto de convergência que se afirma pela sua abertura, acho que a Avenida dos Aliados saiu beneficiada !! :icon14:

Link to comment
Share on other sites

É curioso verificar como ela era no início, ainda sem árvores...

O que hoje me causa mais confusão são as enormes grelhas de ventilação do metro.

Aproveito para sugerir uma visita a esta página (http://postaisportugal.canalblog.com/albums/region___porto/index.html) onde se podem ver algumas imagens de postais desta zona.
Aqui (http://postaisportugal.canalblog.com/) fica o link para o site que contém muito mais informação.


Feira do livro neste local
(http://www.feiradolivrodelisboa.pt/artigo.php?id_artigo=14)


Imagens de quando ainda se denominava Praça D. Pedro, a primeira
(http://portoantigo.blogspot.com/2007/01/praa-d-pedro.html)


Topo sul, com vista para a Rua 31 de Janeiro
(http://coleccionar-collectus.blogspot.com/2008/04/porto-praa-da-liberdade-e-rua-31-de.html):

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Confesso que não me apercebi disso :\ ainda assim não é pouco comum ver algum movimento neste espaço, e talvez apenas por ele ser mais aberto é que se pode pensar o contrário.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

já agora... foi um bom apanhado...as pessoas agora sentam-se no "chão" :rambo:(ao pé da menina nua) empoleiradas como os pardais...e porquê? porque não há bancos que cheguem como antigamente...
...


O povo se quer ficar sentado fica sentado em casa. A praca eh para manifestacoes do proletariado.:)
Link to comment
Share on other sites

engraçado dizer-se aqui que a avenida tem muito movimento mas das vezes que fui visitar ou mesmo de passagem nunca via ninguem la no meio a não ser meia duzia de turistas que se atreveram a passar a faixa de rodagem para xegar a parte central. Ja para nao falar em dias de calor que nao se pára la no meio nem para tirar umas fotos. Eu gosto de alguns trabalhos do siza mas a avenida dos aliados nao é um deles, ficou sem vida, as unicas vezes que vemos movimento la no meio é quando se instalam la algumas actividades.

Link to comment
Share on other sites

bem ou não, o que é certo é que eu quando era puto ia para lá brincar, dar de comer as pombas e blá blá blá, e agora não vou! não porque tenha crescido e não faça o que fazia, mas pelo simples facto de não ter um atractivo que justifique a minha ida! agora vou fugir... que aí vêm os defensores......:rambo::rambo: e não me venham com a história dos canteiros... ok????

Link to comment
Share on other sites

engraçado dizer-se aqui que a avenida tem muito movimento mas das vezes que fui visitar ou mesmo de passagem nunca via ninguem la no meio a não ser meia duzia de turistas que se atreveram a passar a faixa de rodagem para xegar a parte central. Ja para nao falar em dias de calor que nao se pára la no meio nem para tirar umas fotos.
Eu gosto de alguns trabalhos do siza mas a avenida dos aliados nao é um deles, ficou sem vida, as unicas vezes que vemos movimento la no meio é quando se instalam la algumas actividades.


A ideia da praça passa mesmo por aí, pela existência desses eventos.

É verdade que não passo por lá todos os dias, e algumas das vezes que passo ela está vazia, mas também é verdade que em algumas visitas, particularmente ao fim de semana, já me deparei com movimento acima das minhas espectativas iniciais e mesmo não existindo qualquer evento.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Experimentem passar na Grand Place em Bruxelas e vejam toda a gente sentada no chão. Não há um único banco na praça e ninguém se importa! Toda a gente se senta no chão. A praça é vazia e praticamente todos os dias há actividades, concertos, mercados, feiras, apresentaçoes, etc etc. O palco está feito, só é preciso alguém para gerir a casa.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.