Jump to content
Arquitectura.pt


[Software] Podium - Renders 'Fotorealisticos' através de Sktechup


TiCo

Recommended Posts

Podium é um novo programa (versão Beta, por enquanto, e Free) que permite pegar nos modelos de Sktechup e renderiza.los de forma fotorealistica!

Modelo no Skecthup:
http://www.suplugins.com/image/simon1-pre-small.jpg

Render com o Podium:
http://www.suplugins.com/image/simon1-podium_small.jpg

Render Exterior:

http://www.suplugins.com/image/after_small_sharper.jpg

Render Interior:

http://www.suplugins.com/image/oil-render_small.jpg

Links:
http://www.suplugins.com/

Link to comment
Share on other sites

Estive a brincar um pouco, ainda não explorei muito, mas é muito fácil de utilizar, permite a criação de objectos de iluminação, permite utilizar, finalente areas espelhadas e por aí fora.... O interface, dentro do SU é muito simples, apenas tem de se operar 2 parametros (intensidade luminosa e quantidade de reflexo) a desiganr para cada superfície... para beta está muito bom, pena a limitação de resolução 640x480 para já, bem como não haver controle sobre a intensidade da iluminação ambiente (especialmente para cenas exteriores com shadows ON)... Também é possivel a criação de objectos de iluminação -projectores (mas sem qq tipo de controle como é habitual noutros programas mais avançados. O preço estimado para a versão final é de 200€... Um desenvolvimento do TBD... para quem o conhece de outros foruns. Aqui fica o meu teste, através da utilização de um ficheiro de teste tipo., o qual manipulei à minha maneira. Também anexo um teste de interior do Fábio (DigDoi) retirado do forum PushPullBar2 (demorou 60mn) Consegue-se visualizar renders de controle a 320x150, em menos de 30s.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

essa cena da cozinha mais parede uma imagem de um jogo! ;) mas parece ter potencialidades esse motor de render! Eu penso que a solução está em criar motores de render tipo v-ray aliados ao sketchup porque se a modelização é tão simples e rápida, convinha também poder ter resultados realistas e não só o resultado saído do sketchup

Link to comment
Share on other sites

ARK, realmente não é nenhum cinema 4D... mas para já é de borla, corre sobre um programa de 500€ e quando estiver à venda, custará 200€... Hoje tinha que fazer uma proposta para escada e entusiasmei-me... resolvi desenvolver o modelo com PODIUM... até correu bem. Vejam por voçês... ;)

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Sim está giro, e no capítulo da velocidade também marca pontos, isto não demorou 4 horas a renderizar...


4 horas, não... o tempo de render foi de cerca de 40mn... num portátil com processador AMD Turion MT30, placa gráfica Nidvia 6200TC 256Mb e 1Gb de RAM.

Demorei foi a tarde toda (14:00h às 19:15h) a pesquisar os acessórios para a escada (WEBER-inox), construir o modelo em SU e ir testando o Podium (nomeadamente controlo de iluminação e algum ajuste nas propriedades dos materais)

PS. A estrutura das guardas da escada são em inox... mas no render não parecem muito, não é?...

em anexo, alguns outputs evolutivos do render...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Boas pessoal

Estao muito bons os renders Pedro Barradas (posso chamar-te so Pedro?;)). mas diz-me uma coisa quando fazes a modelacao como e que fazes em relacao as faces?E que so podemos "pintar" front faces e se tivermos a usar um modelo ja feito as vezes usamos qualquer face e a minha pergunta e se usas algum ruby script que automatize virar tdas as front faces pa fora ou assim?

E como e que fazes em relacao a cenas interiores Pedro? eu tenho tido problemas e nas interiores em que com luz ou nao parece smp que nao ha focus de luz ou entao muito pouca.

E s nao tou em erro o Podium e um plug in desenvolvido pelo TBD com base no Kerkythea, tambem este um muito bom programa e completamente de borla. Pa quem se comecar a tornar pro no podium e precisar de algo mais avancado talvez seja boa ideia e passar po kerkythea (que permite um maior controlo e definicao nos materiais), alem de ke c a nova sketchup tools e so msm exportar e carregar "start render" (mas so pa isso temos o podium :))

Mas estao mm muito bons os renders. Parabens Pedro

P.S.: Tambem gostei muito dos teus detalhes no " Metalic shader - Elementary school" e do teu projecto " Refurbishment of ruins - Public building"

Abracos

Link to comment
Share on other sites

DacAD... obrigado :happy: Muito raramente apanho modelos de outrem... aliás nos meus modelos anteriores de SU, não houve a preocupação relativamente às REVERSE faces... pelo que é de todo loucura, agora convertê-los para efectuar o render. Sim Podium é um Plug-in para SU desenvolvido pelo TBD e utiliza o motor do kerkythea... ( já tinha lido sobre o assunto, mas nunca tive o trabalho de experimentar, já que é um programa externo ao SU) Podes visualizar e fazer o download do meu modelo no forum do PODIUM... abraços PS: pode ser só PEDRO...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 3 weeks later...

Olá a todos, bom este programa é deveras interessante, mas não compensa. Porque estes renders são, bons, mas a qualidade final deseja bastante a nivel de luz, como depois de edição avançada de materiais. Positivo nisto, pois é facil intuitivo e mt rápido, mas na minha opinião, mais compensa perderem tempo a fazer estes renders, só com PS e Sketchup, ainda mais com a nova versão PRO, e mesmo exportando para 3d max e usar com Vray, ou utiizar o excelentissimo MaxWell Render.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.