Jump to content
Arquitectura.pt


Revistas - Secções académicas


3CPO

Recommended Posts

Olá Kandinsky. Os dois estudos pertencem à Universidade Lusíada.


Repara que a Arq/A também tem uma secção académica, mas é raro o número que se publicam projectos académicos das universidades públicas...gostava de saber porque...pagam mal?

Na Arq/A este mês saiu a Autónoma...
Na +Arquitectura a Lusíada...

Abraços
Link to comment
Share on other sites

Curiosamente nunca vi uma secção académica que apresentasse projectos realizados na FAUP...e dúvido que seja pela falta de qualidade dos mesmos... asimplemind: Fiquei curioso com esse projecto do cenário...vou também comprar para dar uma vista de olhos... ;) Abraços

Link to comment
Share on other sites

n acredito que seja só uma questão de qualidade... Não estou aqui a defender ninguem, mas penso que poderá ser por haver menos gente a enviar projectos para publicar que suscitem interesse. Se bem que os projectos académicos que vi publicados não achei que fossem merecedores de tanto destaque, como já tinha dito a nível de comunicação está muito mau e depois é complicado perceber o que quer que seja... e falta texto

Link to comment
Share on other sites

Continuamos a fazer tanto mal a nós próprios... "novos talentos" apelidam eles. Ridiculo e preocupante. Se o novo talento não souber ligar o photoshop ou andar a perguntar por comandos do autocad, mais vale ir mostrar talento ao volante de um taxi.. mas mais uma vez a culpa não é do 'novo talento' é do gajo a quem meteram nas mãos o 'rotulador'.

Link to comment
Share on other sites

deisler... aí é um bocado a feriada da questão... e, também, estou de acordo com a opinião do ASM, uma revista que se valoriza pelo seu desenho fora do normal e,penso eu, melhor que as outras não pode, ou pelo menos eu não consentia, na revista n3, apresentar um projecto da forma que está na página 76/77 tipos e tamanhos de letra assustadores e o tracejado à volta das fotografias que só falta a tesoura para recortarmos...desculpem a dureza das palavras...mas a forma de comunicar projectos é importante...e ve-se claramente um cuidado nas paginas anteriores e depois...nem comento mais, para nao usar palavriado menos adequado. nao posso falar das outras...pq não as adquiri.

Link to comment
Share on other sites

A minha critica assenta numa base de delirio da parte da revista, tem de haver aqui uma chamada de atenção! Um tipo que vê o seu trabalho numa revista ser rotulado pelo chavão do 'novo talento' é um gajo que se vai meter a si proprio ao nível (intelectial e relativamente falando) de um cristiano ronaldo. E todos sabemos que a arquitectura não está para cristiano ronaldices...

Link to comment
Share on other sites

Essa ligação ao futebol é interessantíssima, porque quantos dos "apelidados" de talentos vêm para aí cheios de narizes empinados e acabam na sarjeta de uma divisão secundária... Acho pretensioso demais titular estudantes de "talentos", porque como disse noutro post, esse reconhecimento de "talentoso" deverá vir sempre de um bom trabalho contínuo e não de um espasmo que poderá ser temporário, mesmo que esse seja um "bom" espasmo... Uma proposta à revista: Porque não estudarem projectos daqueles que não são os gabinetes "da praça" e selecionarem aí bons projectos, muitas vezes esquecidos pela falta de mediatização, para serem apresentados na revista?... Pode obrigar a um trabalho (jornalismo) de perquisa mais apurado e certamente mais difícil, mas porque não?...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Kandinsky, nós não recebemos nenhum dinheiro para publicar a arquitectura académica ou os novos arquitectos. Aquilo que publicamos são os materiais que nos chegam à editora, depois de selecção e o arranjo gráfico da arquitectura académica é dos próprios estudantes. No caso dos novos arquitectos acontece basicamente o mesmo, a não ser que o layout fique à nossa inteira responsabilidade, como por vezes acontece. Se houver mais alunos a enviar-nos outros materiais, mais possibilidade haverá para nós, de apresentar projectos de outras universidades. Cá estaremos para os receber.

Link to comment
Share on other sites

A minha intenção não é criticar a revista, mas sim tentar perceber porque se contiua constantemente a publicar projectos das mesmas faculdades quando o seu conteúdo é por vezes fraco... Os envios de projectos para a +arquitectura é feito pela universidade ou pelos próprios estudantes, individualmente? Tal como a Connecty diz, estas questões servem para melhorar o conteúdo da revista e a divulgação da arquitectura... Abraços

Link to comment
Share on other sites

António Madaleno: mas então a nível gráfico são os estudantes que já vos enviam as composições de imagem nas páginas ou são vocês os responsáveis? Digo isto porque os exemplos que vi parecem-me fracos a nível de comunicação, não consigo perceber grande parte do projecto com os elementos apresentados, torna-se um pouco complicado de avaliar o projecto...

Link to comment
Share on other sites

a verdade tem de ser dita....já muita importância se deu a FAUP, se calhar tem 1 pouco "da mania" de se acharem os melhores......o k cada vez mais se tá a comprovar k existe cada vez mais valores nas universidades privadas!!!!!Há qualidade nas duas vertentes publica e privada, mas nos cada vez mais tentamos mostrar o nosso valor tentando acabar c estes estereotipos, de k na publica e k existe valor!!!!Já foi tempo, habituem-se tams ai com força!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

É verdade que têm valor...

+arquitectura1: Univ Lusíada de Lisboa
+arquitectura3: Escola Univ das Artes de Coimbra
+arquitectura7: Universidade Lusíada (não menciona qual)

Aguardo mais volumes para ver o que nos vão mostrando...
E um projecto da Univ de Évora, Univ do Minho, da UBI, do IST, do ISCTE, da FAUP, FAUTL...nunca vi numa secção Académica...
Acredito que a +arquitectura, publicará alguns projectos de outros estabelecimentos de ensino dentro em breve...


Aproveito para frisar o seguinte facto:
Vagas 2006/2007 - Ensino Público : 521 vagas
Vagas Lusíada Lisboa + Porto 2006/2007 - 400 vagas + 300 vagas

Não quero ser especulativo, mas é algo que dá que pensar...

Link to comment
Share on other sites

fogo esses numeros metem medo... se só a lusiada mete toda essa gente... mais as outras faucldades privadas todas.... é normal que haja mto mais probabilidades de haver mais gente com sucesso de privadas do que de publicas actualmente, tal nao quer dizer q as publicas sejam melhores ou piores... Mais que perder tempo a pensar nessas rivalidades e lutas entre faculdades interessa pensar em assuntos mais importantes, ja que vivemos tão pouco tempo e temos tao pouco tempo, temos de nos dedicar às coisas que realmente interessam ;)

Link to comment
Share on other sites

li um bocado desta discussão, nem sei se lhe chamo discussão, mas indigei-me ..voçes continuam e continuarão sempre a dizer mal da faup não é? porque? já lá estudaram? já perceberam memo como funciona? o bom? o mau? (sim há mau também) a sério que nunca vou perceber e como não percebo porque da mesma forma que voces, não precebendo nada sobre a faup, vou perguntar porque? 1.toda a gente quer entrar na publica. nem que seja para não gastar o dinheiro dos pais, então porque dizem mal da pública? há aqui algum filhinho de papás ricos que quis mesmo, era mesmo o seu sonho entrar na privada? 2. é assim tão dificil entra na pública? tirar 20 a geometria (19.5) e um 14 de média final e entra nem que seja em évora e covilha? nem é preciso estudar, basta ser inteligente e curioso 3.e a faup em si?qual é o problema? eu só consigo perceber que voçês são uma cambada de ressabiados que tinham o sonho de entrar na faup e não foram inteligentes (ou espertos) e curiosos que chegeue para conseguirem 4.ou então são os professores das vossas faculdades que vos impingem o discurso e voçes repetem a pensar que dizem uma grande verdade bem fundamentada, eles,os profs, arquitectos, por sua vez ressabiados porque de onde se formaram nunca houve ninguem que conseguisse ser tão bom e tão reconhecido como os formados na faup 5.eu só consigo encontrar razões na dor de coto, mas gostava que alguem me soubesse explicar este fenómeno que perdura á anos, de dizer mal da faup ...só uma nota, sabem porque é que não há publicações de participação de estudantes da faup em concursos públicos? porque não temos tempo para eles, só isso.......

Link to comment
Share on other sites


Na Arq/A este mês saiu a Autónoma...
Na +Arquitectura a Lusíada...

Abraços



;) Temos padrão...

Referente á revista, gosto sempre de passar o dedo ensalivado, pelas folhas...:icon_chick:

Aproveito para frisar o seguinte facto:
Vagas 2006/2007 - Ensino Público : 521 vagas
Vagas Lusíada Lisboa + Porto 2006/2007 - 400 vagas + 300 vagas


...a falta de arquitectos é notória! Porque nao acabam de uma vez com o tao conhecido NUMERU CLAUSUS, assim anda tudo ao molho nas universidades ( fornadas de arquitectos todos os anos ) e escusam as privadas lucrarem com isso... =X *azia*
Link to comment
Share on other sites

qualquer dia começam-se a vender cachecois nas associações de estudantes de modo a que o pessoal ande na rua a gritar pela faculdade.. ou melhor, organizam-se claques organizadas e vai tudo para as conferências aos pulos e a entoar as musiquinhas da praxe.
Por favor.. parece-me bastante autista que a discussão passe para "a melgor faculdade" esse tema não existe, não faz sentido nenhum, cá fora as vacas sagradas do ensino só servem para uma coisa: para nos rirmos de certos disparates que vamos dizendo ao longo do curso. Isto não está bom para ninguém, as coisas dependem da cunha ou do curriculum, ninguém entra num atelier porque cursou na faup, lusiada ou lusófona mas se não sabe um computador para proveito do expedienteaí de certeza absoluta que não tem lugar, é preciso abrir os olhos para esta questão.
E é nesse sentido que critico não só a +arquitectura como também qualquer revista que resolva publicar um projecto de um aluno só porque sim, porque respeita critérios que merecem ser publicados, isso é uma falha, e ainda maior se o processo não passa pelas próprias faculdades em si.
Prémios secil, vilas utopias, lines of sites fazem todo o sentido de serem publicados pois há uma distinção que lhes antecede, não são (ou se calhar são) random-picks e pelo menos há um motivo forte para os fazer constar numa revista que é comprada tanto pelo Manuel Tainha de 70 anos, como por qualquer aluno de 1º ano.
É acima de tudo uma questão de sensibilidade, a publicação em si pode ter a melhor das intenções e isso nem sequer está em causa, mas o nosso mercado de trabalho já é um campo minado onde é preciso caminhar em bicos dos pés, se há um desgraçado que acredita que pode por aqui entrar aos pulos, a coisa não pode dar bom resultado.

E também me incomoda esta coisa de as nossas opiniões serem imediatamente tidas como extremismos intelectuais, quero acreditar que uma publicação com a qualidade da +arquitectura agradece a critica e sobre ela minimamente haverá de ponderar, ás tantas andarmos aqui num espirito de aclamação imediata de conteúdos cujo interesse não é mais do que subjectivo pode ser meio caminho andado para a estagnação.
Estou só a contribuir, agradeço que não me levem a mal.

Link to comment
Share on other sites

Aproveito para frisar o seguinte facto:
Vagas 2006/2007 - Ensino Público : 521 vagas
Vagas Lusíada Lisboa + Porto 2006/2007 - 400 vagas + 300 vagas


Mais importante do que saber quantos entram, é quantos saem por ano...

No ano em que terminei a minha licenciatura, na Lusíada do Porto (não por ser menos inteligente, ou curioso, mas acredito que tão só porque a política de acesso ao ensino superior é de uma categorização injusta e tremendamente ineficaz), havia 3 turmas diurnas, a minha, com 17 marmajos/as, e as outras duas, com talvez 30 alunos, e turmas nocturnas, mas estas não sei com quantos alunos, mas certamente menos, assim como seriam menos turmas nocturnas.
Admitindo 20 alunos em duas turmas nocturnas, temos um total de 117 alunos...
Não sei qual é a taxa média de aprovações no último ano, mas admitindo que andará pelos 60/70%, temos entre 70 e 82 conclusões de curso, o que não será assim tanto quanto isso...
Desses 300, apenas cerca de 117 chegarão ao último ano, e a taxa de inscrições (a avaliar pelo número de turmas), é menor do 1º ano para o 2º, do 2º para o 3º e assim sucessivamente, passando de cerca de 11/12 turmas do 1º ano, para 4/5 no 5º... uma redução considerável, onde se pode ver que não é por uma política de percentagens prédefinidas de aprovações, mas por desistências do curso...

Não é para todos...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

António Madaleno: mas então a nível gráfico são os estudantes que já vos enviam as composições de imagem nas páginas ou são vocês os responsáveis?

Digo isto porque os exemplos que vi parecem-me fracos a nível de comunicação, não consigo perceber grande parte do projecto com os elementos apresentados, torna-se um pouco complicado de avaliar o projecto...

asimplemind são os estudantes que já enviam as páginas com a distribuição de todos os elementos gráficos, cortes, plantas, etc.

Nós apenas fazemos os ajustes necessários a que sejam impressos com a melhor qualidade possível.
Link to comment
Share on other sites

Curiosamente nunca vi uma secção académica que apresentasse projectos realizados na FAUP...e dúvido que seja pela falta de qualidade dos mesmos...

Há 22 ou 23 faculdades de arquitectura em Portugal e tu lembraste-te de ver se a faup tinha ou não trabalhos. nada tendencioso. Já agora tenta fazer a relação todos os trabalhos - faculdades respectivas. Não tem absolutamente interesse nenhum para quem quer evoluir como estudante de arqutiectura/futuro arquitecto/arquitecto, mas é sempre porreiro ver umas estatísticas. Dá pa mandar "umas bocas". as portas da faup estão sempre abertas, quem quer pode entrar, em praticamente todas as salas vais encontrar trabalhos académicos dos diversos anos... se te interessam tanto, e eu acho bem que interessem, os da faup e os das outras facs, entra e descobre-os. Se os autores não os mandam para as revistas, é uma opção. Se calhar ter um trabalho publicado não é um objectivo relevante para a média dos estudantes de lá... se calhar ninguém lá sente que tem de provar a alguém fora de lá que pode competir... tantos se calhar que nem vale a pena pensar nisso...

a verdade tem de ser dita....já muita importância se deu a FAUP, se calhar tem 1 pouco "da mania" de se acharem os melhores

Nuno, sejas tu quem fores, a importância não se "dá", conquista-se. Eu não sou importante e estudo na faup. A faup é importante, uma escola de arquitectura forma arquitectos, a faup já formou muitos e não me apetece estar agora a enumerar os muitos que foram reconhecidos pelo que produziram e os muitos mais que anonimamente produziram a boa arquitectura desconhecida portuguesa.
Por isso, primeiro, não faltes ao respeito ao passado e ao presente das boas coisas da arquitectura do teu país, e tenta aprender alguma coisa com isso antes de alinhares nesses clubismos selvagens de "a minha é que é...". porque isso de "a verdade tem de ser dita" é no mínimo saloio já para não dizer absurdo. faz lembrar treinadores de futebol a mandar vir com árbitros. Por isso vai trabalhar ou estudar e deixa de "ter a mania" que és o defensor da pobre donzela que é a tua faculdade, que nem sei qual é

Há qualidade nas duas vertentes publica e privada, mas nos cada vez mais tentamos mostrar o nosso valor

iupi, tu é que és bom, este ano ainda ganhas o campeonato de faculdades de arquitectura a continuar assim...
Aqui há uns tempos estava a assistir a uma covnersa na televisão entre o Jorge Sampaio e o antigo pm espanhol Luis Felipe González (ambos de esquerda). opções politicas à parte este último disse uma coisa interessante: que sempre que alguém na política hoje em dia dizia que hoje em dia a esquerda e a direita não têm diferença, normalmente esses tipos eram de direita. Pelo que me apercebo, no ensino da arquitectura é o mesmo. Sempre que aguém se lembra de comparar esse ente difuso "privadas" com outro igualmente difuso "públicas", curiosamente o tipo é duma privada. Coincidência? frustração? não sei. e atenção que a carapuça só serve a quem serve, há pelo menos uma escola privada em portugal que eu considero ser uma boa escola de arquitectura, já referi várias vezes, e é a ESAP, que eu escolheria frequentar antes de muitas públicas. Pela amostra das outras três das quais conheço pessoas e conheço razoavelmente como funcionam (e não vou referir os nomes para não ferir susceptibilidades), honestamente dá-me vontade perante certas coisas que vejo de continuar a deixar os desenhadores fazer o trabalho de arquitectos... provavelmente fazem-no melhor. e nunopinheiro, não é com comentários super-curtidos, super-revolucionários e super-muitàfrente desses que vais chegar a ser metade do arquitecto médio que a Faup coloca todos os anos cá fora... mas boa sorte com a frustração.



Agora, depois disto, queria simplesmente dizer que acho que todos os projectos como o da +arquitectura, precisam de tempo para amadurecer. A revista tem coisas por princípio muito boas e inéditas entre nós, acho q com o tempo, e com a experiência de quem participa nela, pode-se tornar uma boa publicação portuguesa de arquitectura.
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.