Jump to content
Arquitectura.pt


Estoril | Novo Hotel Estoril Sol | Gonçalo Byrne


JVS

Recommended Posts

  • Replies 171
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Com 50 mil contos compra-se uma vivenda na Nazare com terraco, sotao e uma cave... arre... o unico problema eh que fica um pouco longe de Lisboa. Mas perto da Praia para quem gosta de praia...



Humm... Mais perto de lisboa por esse preço talvez ali na Quinta do Conde. Há vivendas jeitosas (T2 com garagem, churrasqueira, lareira, jacuzzi)...
Link to comment
Share on other sites

...pois, mas entre ter uma "vivenda" na Quinta do Conde e um T1 do Byrne no estoril, a escolha não é dificil. Escolho o T1, porque não é pela área, churrasqueira, lareira, jacuzzi, terraço, sotão, cave, balaustrada, beirado rústico, marquise com caixilharia verde alface, que uma habitação é melhor.

abraços
Link to comment
Share on other sites

...pois, mas entre ter uma "vivenda" na Quinta do Conde e um T1 do Byrne no estoril, a escolha não é dificil. Escolho o T1, porque não é pela área, churrasqueira, lareira, jacuzzi, terraço, sotão, cave, balaustrada, beirado rústico, marquise com caixilharia verde alface, que uma habitação é melhor.

abraços


Mas para o burgo já é um sonho tornado realidade. :*

Mas eu não ía para lá. Não há esgotos e a acessiblidade para sair logo de manhã (e ao fim do dia) é o caos.
Link to comment
Share on other sites

boas, eu ja estou registado a algum tempo mas esta é a primeira vez k faço um comentario! este projecto deixou-me algo curioso essencialmente por dois factores, o primeiro é o facto de terem demolido um edicio sobre o pretexto de ser muito alto e tudo o mais e depois aparece um projecto dum edificio praticamente com a mesma envergadura, ao que eu me pergunto se o pretexto pa demolirem o anterior nao tera sido apenas isso mesmo, um pretexto para construirem este! o segundo factor sao os interiores destes apartamentos, se as plantas que eu vi forem realmente as plantas dos apartamentos é irrisorio e incompreensivel como podem fazer apartamentos com corredores abismais, com acessos a quartos maiores que os própios quartos, etc...!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Não posso deixar de comentar, uma vez que sou morador na zona e da minha habitação consigo ver plenamente o respectivo "Edifício". Queria salientar a resposta do "ANGELofDEATH", pelo que foi transmitido à população em geral que o Edifício Estoril Sol era um atentado à paisagem e ao Skyline de Cascais. Agora pergunto, e as torres do Byrne não o são??? Já para não falar que o novo edifício é TODO em vidro, pelo que nem quero imaginar quando o sol reflectir nas fachadas... deve-se ver o edifício da Trafaria ou da Costa da Caparica!!!! Não me venham dizer que o novo edificio faz a ligação entre o jardim...etc...etc... que faz as ligações das cotas existentes no local...etc...etc. O que é verdade é que mais uma vez a Câmara de Cascais não olhou a meios para atingir os fins. Faço ideia quanto dinheirinho sujo andou por detras deste negócio. Tambem sou da opinião que os edificio tb têm um tempo de vida, agora que se substitua um edificio onde alegadamente cria impacto, por outro que terá ainda mais, é que não!!!

p.s. Já agora para os mais interessados:

www.estorilsolresidence.com/

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 5 months later...

as vezes a arquitectura é esquecita agora repondem-me esta construção nova tem alguma coisa haver com a zona envolvente? será q respeita o nosso velhinho regeu???


e o envolvente tem alguma coisa a ver com Cascais?

o que e Cascais? Uma vila que existe como tal porque uma quantidade de Judeusm, e outros ricos passaram por la na segunda Guerra Mundial a espera de um visto para os States.

a parte da zona historica e dos bairros dos pescadores, nao se pode dizer que seja de alguma forma um local com um grande caracter (a nao ser o caracter da vivendinha de 1000 m2 da tiazorra). O empreendedor de obviamente nao aceita ficar com menos area do que ja tinha (para isso deixava ficar o que la estava).

Encomenda um projecto a um Arquitecto Lisboeta acreditado, e com ajuda da Camara viabiliza o projecto, (mas o que e que se esperava, tambem nao e nada bom para Cascais ter o Estoril Sol a meio gas ou fechado (ja nao me lembro em que ponto e que estava).

a grande falha no processo foi deixar-se o projecto sair para a opiniao Publica num jornal como o Correio da Manha e so com uma imagem do mesmo. Todos os empreendimentos deste caracter comecam por credibiliza-los. (lrambran-se do que e que credibilizou o Colombo? empregos)

quanto a Arquitecura? talvez o cliente deve-se de ter optado por um concurso de ideias ao inves de contactar directamente esta equipa -ajuda a levantar a qualidade, mas depois, -vamos la pensar um pouco, a primeira permissa seria X quartos com vista para o mar, com X dimensoes e .....

e o resultado seria obviamente o mesmo ou muito parecido ou se calhar ate mesmo uma unica torre (pessoalmente acho que seria muito melhor).
Link to comment
Share on other sites

quanto a Arquitecura? talvez o cliente deve-se de ter optado por um concurso de ideias ao inves de contactar directamente esta equipa -ajuda a levantar a qualidade, mas depois, -vamos la pensar um pouco, a primeira permissa seria X quartos com vista para o mar, com X dimensoes e .....

e o resultado seria obviamente o mesmo ou muito parecido ou se calhar ate mesmo uma unica torre (pessoalmente acho que seria muito melhor).


Pelo que eu ouvi sobre a evolução deste projecto, foi que tendo como base a mesma área bruta e o mesmo número de apartamentos (imposto pelo dono de obra), a primeira proposta foi para uma única torre com o objectivo de libertar mais espaço no solo, mas a câmara ter-se-á oposto a esse projecto.
Link to comment
Share on other sites

Este projecto do Hotel é claramente como foi mencionado anteriormente uma inversão na obra de Byrne. Parece que colocou os netos a brincar com os legos no atelier! Se alguém conhece as obras de Byrne dos anos 80 e 90 e estas mais recentes, verifica claramente que ele não se senta no estirador! Classifico estes arquitectos de pouco sérios, não existe coerencia no que "escrevem" e fazem! Andam ao sabor dos ventos ("moda"). Pode-se criticar o Siza, mas é um arquitecto sério, existe um percurso profissional claro e que em determinados momentos provoca uma rotura na arquitectura e depois estabiliza, mas a essencia mantem-se, conseguimos sempre identificar uma obra de Siza, seja em Évora ou na Coreia do Sul!

Link to comment
Share on other sites

pois...seja uma região árida, húmida, montanhosa ou de planície....e a relação com o lugar?
cada vez mais, o siza é "chapa 5" e toca a andar....
:


Fiquei a pensar o mesmo.... Mas quando se fala de coerência, lá coerente é ele... Seja em Évora ou na Coreia...Hehehehe
A coerência da dimensão do Homem sobrepões-se à do lugar.
Link to comment
Share on other sites

Agora o Estoril-Sol: Falar muito sobre este tipo de projectos, é falar demasiado!!! Vou tentar resumir: Razão para a demolição??? Edifício de massa exagerada que se impões demasiado na linha natural da encosta!!! O que mudou no projecto novo??? Nada!!! Excepto o matagal à volta, estilo selva amazónica. Há mais árvores por m2 do que o solo normalmente suporta. Chama-se a isto tapar o sol com a peneira. O Nuno Gama (estilista) disse uma vez: "uma mulher gorda vestida de preto não fica mais magra, continua a ser uma mulher gorda vestida de preto!!!"

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.