Jump to content
Arquitectura.pt


Rem Koolhaas + Cecil Balmond - Serpentine Gallery 2006 - Kensington Gardens, London


3CPO

Recommended Posts

Serpentine Gallery 2006
OMA - Rem Koolhaas with Cecil Balmond


Imagem colocada

The centrepiece of the design is a spectacular ovoid-shaped inflatable canopy that floats above the Gallery's lawn. Made from translucent material, the structure will be illuminated from within at night. The canopy will be raised into the air or lowered to cover the amphitheatre below according to the weather.

The walled enclosure below the canopy functions both as a café and forum for daily televised and recorded public programmes including live talks and film screenings in the Time Out Park Nights at the Serpentine Gallery programme. Highlights include two 24-hour interview marathons (convened by Koolhaas and Hans Ulrich Obrist) with leading politicians, architects, philosophers, writers, artists, film-makers and economists exposing the hidden and invisible layers of London.


Fotos da construção:
http://www.flickr.com/photos/ludwig/sets/72157594173085305/

Abraços
Link to comment
Share on other sites

É um desenho de espaços públicos completamente diferente do usual... Parece-me uma ideia interessante, se bem que ao fim de algum tempo a bolha se possa tornar "maçadora" para os habitantes, mas concerteza que quem vê pela primeira vez deve ser fascinante...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

sim a bolha poderá suscitar algumas reticencias. mas uma coisa que mexe logo é o facto, pelas fotografias da construção, é a intervenção parece criar limites bem claros á casa não deixando um espaço para a mesma, ou ambas, respirarem, como aconteceu com o Siza e Moura ou de Toyo Ito. o que acho pode ser curioso pois se por um lado pensamos a intervenção com uma identidade própria, tal como aconteceu nos exemplos anteriores, aqui este "sofoco" do projecto há casa parece querer abraçar a casa de forma a não criar 2 objectos mas sim 1 único objecto que conjuga duas relaidades diferentes. deixa-me curioso este projecto. vamos ver quando acabado o aspecto final

Link to comment
Share on other sites

Serpentine Gallery edição 2006, co-realizada pelo Rem Koolhaas e pelo Cecil Balmond, o projecto consiste num pavilhão insuflavel dando a ideia de um ovo gigante. Cada temporada a comissão do 'Serpentine' tenta debater grandes questoes de arquitectura, este ano não serão questões ambientais nem de materiais, mas sim o próprio conceito de 'Pavilhão'.

Cartaz

Imagem colocada

Fotos

Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Imagem colocada Imagem colocada


Fotos da Construção


Links
http://www.serpentinegallery.org/pavilion2006/index.html

Link to comment
Share on other sites

sou o unico a achar que a " bolha" é só para ingles ver? porque de resto nao sabemos mais nada do projecto...acho piada como ele consegue retirar todo o interesse no ambiente interior criado para as conferencias e palestras e se fixa num balão...de ar quente? helio?se ele conseguir tirar partido da "bolha" nos ambientes interiores criados, tudo bem, agora se é só um farol, que ainda para mais nao sabemos como vai ser enchido e que efeito tem na qualidade interior tenho mais duvidas...

Link to comment
Share on other sites

Parece-me questão do pavilhão se tornar eventualmente maçador ao longo do tempo não se coloca aqui, primeiro porque ao fim de algum tempo o pavilhão vai abaixo, como se sabe isto é uma cosntrução temporária (se for como o do ano passado vai lá estar 3 meses apenas). E para além disso, não existem habitantes ao redor daquele sítio, a rua mais próxima fica a uns bons 600 metros dali, com uma grande massa de árvores a meio e uma pista de cavalos :). Eu acho que um edifício desta natureza, neste contexto pode realçar-se do contexto, pode tudo praticamente, pode integrar-se como pode "desaparecer", pode fugir à escala do local como pode respeitá-la, porque no fundo é apenas uma experiência. Na minha opinião pessoal este é aparentemente um dos menos interessantes pavilhões serpentine, no entanto acho que tem o seu lugar e merece ser visitado, assim haja possibilidade. Em relação à relação com a casa, não me parece que o Koolhaas tenha sequer reparado que há ali uma casa, ele fez o seu pavilhão e o resto fica como ficar, se ela é ofuscada ou abraçada, é um acaso. E, tal como o ricardo, gostava de conseguir perceber o interior.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.