Jump to content
Arquitectura.pt


Utrecht | Schroder House | Rietveld


Sérgio Barbosa

Recommended Posts

essa é uma obra de referencia na historia da arquitectura. É interessante ver como ainda hoje em dia se encontra em perfeitas condições. E também de interesse é analisar como ao lado todas as construções são ou da mesma época ou mais recentes que este edificio mas parecem bem mais antigas! Já agora, podias colocar mais informação do que apenas só imagens..

Link to comment
Share on other sites

Sim todos os edficios adjacentes parecem ser da mesma época, é interessante ver que ainda hoje esta obra continua "moderna" na sua filosofia e no seu conceito. Não percebo apenas uma coisa, o porquê de ela não se ter afastado das habitações à sua esquerda, de forma a torná-la um objecto autónomo, gosto particularmente desta obra, só não percebo muito bem é esta ligação ao existente, não sei também se na data da sua construção o existente tinha ou não esta leitura, aliás todas as imagens que geralmente vemos nos livros de arquitectura tentam não incluir as habitações adjacentes, como se ela fosse autónoma e não existisse nada à volta, porquê?

Link to comment
Share on other sites

Só lamento o facto de não fazerem visitas guiadas constantes e também pelo estado de degradação que alguns elementos começam a ter...

Aqui ficam mais algumas imagens da minha visita:
Imagem colocada Imagem colocada

Para além da Casa Schroder, Rietveld desenhou também a Casa do Chauffer em Utreque em 1927:
Imagem colocada Imagem colocada

Link to comment
Share on other sites

nunca lá fui.. no entanto tenho uma certa curiosidade em conhecer como o movimento neoplastico se adaptou á arquitectura ..ainda não percebi em que é que este movimento ajudou á evolução da arquitectura ou se é apenas um movimento paralelo, que valeu por si: se é o uso sincero das cores em doses bem medidas e com cores pensadas aos olhos e sentidos dos utilizadores se é da linearidade dos elementos verticais e horizontais, da "fineza" destes elementos que a fase modernista deixava e que hoje já é impossivel de usar ......talvez mepudessem ajudar a perceber este movimento, voçes que tiveram o prazer de não conhecer só por fotos 5x5 em livros de história de arte.......

Link to comment
Share on other sites

Muitos outros movimentos paralelos à arquitectura se adaptaram a ela e serviram como base ou conceito, neste caso concreto creio que facilmente se percebe o intuito de cariz neoplástico, quer na composição das fachadas, quer na organização interior, foi um ponto de partida... creio que terá a haver com o facto de arquitectura não estar imune ao que a rodeia e tudo poder ser uma fonte de inspiração ou um conceito ou modelo a utlilizar, a verdade é que o neoplasticismo, devido às suas características próprias de depuração de formas e de clareza e de busca do essencial veio ao encontro do que a arquitectura dita moderna defendia, foi uma conjugação de factores.

Link to comment
Share on other sites

mas existe um tal de "espaço neoplástico" ou é apenas uma vertente colrida do modernismo? há diferenças? desculpa ser directo de mais mas que? são mais ortogonais que os modernistas? mais limpos? mais despojados? ainda mais minimalistas? .....escreveste aí umas linhas muito bem escritas, mas não me ilucias-te é que se é modernismo puro, colorido, então não pod ser nenhum movimeno autonomo ....em que consta os principios aplicados á aquitectura do de stijl?, sem teoria, só pelo que observaste e anlisaste

Link to comment
Share on other sites

A análise tem de ser inserida na época em que a obra foi idealizada e aí sim era um conceito, poderá-se dizer novo, vanguardista... é claro que hoje vemos esse conceito minimalista do neoplasticismo em imensas obras, assim como a clareza de formas... o que observei sem teoria nenhuma foi uma obra trabalhada plasticamente em termos de composição com o minimalismo possivel na época

Link to comment
Share on other sites

resumindo ..principios do modernismo,tão todos lá, mas, com cores foi isso que verificaste? não ha mais nada que caracterize o neoplasticismo na arquitectura? só a introdução da cor? mas o modernismo portugues (obviamente, como todos sabemos,o estilo a portugal chega puro e nós é que o direcionamos para a nossa menaira portuguesa) também, por vezes, tem cor ...

Link to comment
Share on other sites

nunca lá fui..
no entanto tenho uma certa curiosidade em conhecer como o movimento neoplastico se adaptou á arquitectura
.......


Penso que tem muito a ver com a vontade que artistas como o Doesburg, Rietveld e de Mondrian, que pegando num manifesto holandês, o tentou explorar de modo a esgotar...tanto as possibilidades plasticas em escultura e pintura e da mae de toads as artes, a arquitectura...
Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Boa tarde.

Estava lendo as mensagens em "Schroder house" e pensei que talvez vocês possam me ajudar. Estou fazendo um trabalho para a faculdade, para tenho que fazer o estudo de Rietveld e suas criações e preciso apresentar plantas, elevações, etc de pelo menos uma de suas obras. Você saberia me informar onde posso conseguir estes materiais??? É possível?

Obrigada pela atenção.
Renata
renatafinatti@unicenp.edu.br

Link to comment
Share on other sites

aqui na Bahia temos um arquiteto muito famoso que tenta criar algo nessa mesma linha de rietveld, Fernando Peixoto, muito se diz contra suas edificações mas sinceramente sem ele Salvador ficaria na mesmiçe de predios podem ser feios mas tem um Certo charme Arquitetura-Axé

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Ola tudo bem com vc´s, eu estou fazendo um trabalho na faculdade sobre a casa schroder que vou precisar e-desenhar a planta em uma escala de 1 - 100 , só que eu não consigo encontrar a planta da casa para eu poder fazer, será que algue tem a planta da casa para me ajudar, o prazo de entrega é para sabado agora. Ah e daki para o ano que vem eu vou me trasferir para a universidade de coimbra, agente poderá conversar mais de perto não eh mesmo, afinal eu sou do Brasil

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.