Jump to content
Arquitectura.pt


Conceitos...


Pcamara

Recommended Posts

Dificilmente chegas a um determinado conceito...

Qd estas a projectar (pelo menos acontece cmg) um simples traço no desenho faz-me ter certas ideias, e das ideias vêm os conceitos e dos conceitos la chegas a uma solução concreta...

Depende mto da imaginação de cada um e da criatividade... Eu pessoalmente baseio-me mto na musica para projectar, mas isso e um topico q irie discutir mais tarde aqui no forum...

Não faças como o Bruno_Rosa disse... inspirares-te no cantar dos passarinhos... Acredita, não resulta :p Uma colega minha baseou-se num passaro e o trab... enfim, para quem tava no 3º ano não deu bons resultados...

Os conceitos não surgem, criam-se

Link to comment
Share on other sites

isso é uma questão no mínimo ambígua... não se pode perguntar algo assim, nao há uma formula de criar conceitos... O que é um conceito? primeiro é preciso saber o que é... Para mim um conceito é um fio conductor que vai encaminhar o teu projecto desde o primeiro desenho até ao projecto de execução. o conceito é algo que dá sentido ao projecto na medida em que o torna coerente. Agora "que tecnicas uso para criar conceitos?" não uso nenhuma. Não acho que haja técnicas ou pelo menos se as houver eu não as conheço... Um conceito advém de uma série de factores a ter em conta no projecto... advém de uma ideia inicial que te leva a fazer um traço, advém das exigencias do programa, advém do local e do que ele te sugere... Não é uma receita, é algo que tu próprio deves trabalhar e estudar... fazer um projecto não é só desenhar, o "buscar de um conceito" faz parte do projecto e vale tanto como o desenho, senão o desenho não tem significado e depois quando alguém olha só pode dizer "é bonito" ou "é feio"...

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas respostas. Como devem ter reparado, estou no primeiro ano, embora não seja a primeira vez a projecto. Deparei-me neste tema, com um texto onde tudo nos aponta para a percepção de um edificio, mas foi-me pedido para ver além daquilo, e procurar outra coisa para gerar um conceito. É esta ultima parte que se torna dificil. Um conceito para um edificio eu consigo arranjar sem problemas, agora mas abstrair-me do edificio por forma a arranjar outra coisa qualquer é que me baralha o tico e o teco :p

Link to comment
Share on other sites

pois... o conceito... pode ser retirado da musica, da psicologia, da arte... de tantas coisas... lê sobre teoria da arquitectura, vai a exposições de arte contemporânea, arquitectura, pesquisa em textos académico sobre o lugar, o espaço, a arte... agora é que é... não esperes encontrar respostas simples e imediatas... porque realmente não as há... :nervos: a profissão, ou melhpor para se chegar a ARQUITECTO, é necessário "penar", ser mais abrangente, utilizar a abstracção como ferramenta de projecto, as sensações, arquitectura, além de construção é uma infindável disciplina que tudo abarca...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

A Lusíada de Lx tinha uns exercícios no 1º ano muito interessantes para se perceber e desenvolver conceitos, ideias, intenções que fundamentassem a proposta. Lembro-me de um que consistia na elaboração de uma capela laica. Paradoxo interessante. Havia outro que consistia na leitura de uma história que nada tinha a ver com arquitectura ou construção, sendo a interpretação, sob o ponto de vista de emoções e intenções, ter que ser materializada numa proposta de arquitectura. Falaram-me também num exercício do mesmo género em que o objectivo era materializar o barulho de um disparo de uma pistola. Experimenta pensar e praticar coisas dessas. Talvez consigas encontrar a tua própria "técnica". cya l8r

Link to comment
Share on other sites

No meu primeiro ano tive uma cena igual. Os conceitos não têm um modo de 'preparação'. Depende muito do que tens por base explicar. Se tens um texto sobre um edificio, olha-o de diferentes formas. Pega em algo que te chame a atencao, mas nao sejas obvio. Pensa em cada palavrinha, vê o lado de lá. É complicado explicar, com o tempo vais-te habituar a esse tipo de exercicio. Um conselho, olha sempre além, não te fiques pela superficie. Os conceitos estão em todo o lado, tens é de ser sensivel o suficiente para os 'absorver' e representar. Boa sorte. :p

Link to comment
Share on other sites

Há dias perguntaram-me algo semelhante... Como se chega ao conceito...e em que livros podemos ler sobre isso... Enfim...aprender a trabalhar conceptualmente não está explicado nos livros como se fosse um menú...é algo que se aprende com a experiencia. Há muita gente que xega ao final do curso sem conseguir trabalhar decentemente um projecto conceptualmente...um emaranhado de paredes e desenhos técnicos como resultado final... Abraços

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

simples...... não ha tecnicas para criar conceitos, nem fabrica de produção em série para teres o mesmo... qnd te apresentam um projecto, a tua posição será apenas esta...." no meu local ou territorio acontece isto akilo e akeloutro e o meu conceito vai fazer com k o meu projecto faça aconteçer assim assado cozido, devido a kestoes X, Y, Z que eu ache importantes, acontecerem ali ".... explikei isto duma forma mt express, mas tou certa k apanhas-te o k kero dizer.... ou seja o conceito vai ser a reuniao de acontecimentos k tu keres k se passe nos teus projctos, de acordo com a tua propria analise. vai ser um fio condutor k te vai possibilitar, teres os pensamentos organizados e possibilitar teres argumentos fortes para akilo k procuras fazer. já a qualidade dos teus pensamentos e consequentes intervençoes, dependem em grande parte do teu vasto leque cultural!! por isso não te agarres só á arquitectura, há mtas coisas interessantes dentro do contexto cultural, que de certo nao te vão ajudar a ficar mais burro(a)!! no meu 1º ano daí da fac tb me vi á rasca com isso do conceito, pq apenas falam de conceito mas nem se dao ao trabalho de explicar ou dizer o k é....

Link to comment
Share on other sites

conceito, junte duas doses de farinha, àgua qb,6ovos e deixe a marinar durante 30minutos. tire, junte chocolate e leve ao lume durante 1hora. ehehehe epa, o conceito é algo, como já foi dito, um tanto ou quanto abstracto em alguns casos. para mim, o conceito, é a base sólida do projecto. tal como a casa nao se sustenta se não tiver a! estrutura bem configurada, também um projecto não se aguenta se não tiver um bom conceito. ele pode sair a qualquer momento, eu tento o "criar" um conceito/ideia projectual no principio da abordagem ao projecto para assim seguir uma linha coerente desde o inicio.... para assim dar uma coerencia a todo o projecto. dava-te o exemplo do conceito da escola superior de comunicação de lisboa, do carrilho da graça...mas é tão mauzinho(e,atenção, estou a usar uma palavra tão bomdosa, porque não merecia, apenas, o adjectivo mauzinho...ahahahaha) que só te iria atrapalhar...mais tarde vais-te rir.

Link to comment
Share on other sites

Pedro Ribeiro...gostava que me explicasses o conceito da escola superior de comunicação de lisboa. Foi a 1ª grande obra que o meu irmão fez como eng. civil. No outro dia tentei perguntar-lhe isso, mas ele disse que não era a pessoa indicada para me explicar isso. Pcamara....também estou com esse projecto em arq. Quando os profs mandaram comprar os cubos de esferovite de 3 cm´s começei logo a fazer desenhos e ja tinha mais ou menos uma ideia do que ia fazer para o meu conceito. Quando os profs dizem que se enganaram nas medidas e que os cubos deviam ter 6 cm´s em vez de 3 cm´s, fiquei sem saber como enquadrar os cubos na maquete, no conceito que tinha tinha desenvolvido anteriormente. É que agora so cabem 3 cubos dentro da maquete e antes cabiam muitos mais!

Link to comment
Share on other sites

respondendo...
o conceito é uma baleia a saltar a onda.
depois de um conceito destes...pode o arquitecto e professor em causa questionar o conceito a algum aluno?
por muito abastracionismo que olhe para a escola de comunicação ondas e baleias...


Eu acho que o conceito também podia ser:

"Um taxi a embater numa carrinha do INEM enquanto um engraixador fumava um cigarro..."...
Enquadra-se...não?

;):D:D
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.