Jump to content
Arquitectura.pt


Lisboa | Bar "À Margem" | João Pedro Falcão de Campos e José Ricardo Vaz


pinTas

Recommended Posts

Situa-se em Belém, na Doca do Bom Sucesso.


Pelo que foi referido pelos arquitectos, esta é uma zona onde bares e quiosques funcionam com concessões (eu perguntei, mas não me souberam dizer se era pelo período de um ano ou cinco anos). Como o período de vida da obra pode acabar no fim da concessão, se não houver renovação da mesma, a ideia era criar um espaço cuja estrutura fosse facilmente montável, e desmontável. Isto para criar facilidades em levar a tralha dali para fora se eventualmente tivessem que deixar o espaço.


O espaço tem zona de mesas interior, uma esplanada exterior, balcão, e uma zona subterrânea onde se situam as instalações sanitárias e a cozinha. As comidas preparadas na cozinha passam para a zona de balcão por um passa pratos, e as mercadorias são levadas para a cozinha através de um monta-cargas.


Em relação ao espaço parece-me estar tudo dito, uma vez que não é duma dimensão enorme, e aliás...percebe-se até sem explicação nenhuma.


.notas de autor
com um único elemento metálico, um perfil em i, que é repetido quer horizontal quer verticalmente, é montada uma estrutura que sugere o cavername de um barco.
estes elementos são ligados entre si por aparafusamento, o que permite serem montados num curto período de tempo e que do mesmo modo sejam desmontados.
o pavimento é constituído por chapas de dimensões normalizadas e aparafusadas aos perfis que por sua vez são simplesmente apoiados.
todos os elementos após metalização levarão uma pintura branco-cinza, adaptada às condições existentes, que será anti-derrapante no pavimento.
na cobertura, chapas de vidro são apoiadas como num lanternim e conduzem a água para o exterior.
todas estas linhas em vidro são sombreadas por telas, com características de opacidade total, que correm pelo exterior em guias, ao longo dos perfis e podem abrir ou fechar-se completamente.
o encerramento deste espaço faz-se através de vidros de correr. quando abertos, praticamente transformam o espaço num espaço exterior.
o balcão de atendimento surge como a continuação do pavimento elevando-se a uma altura de 90cm. o pavimento na área de serviço é rebaixado 20cm, o que faz reduzir a altura do balcão, diminuindo a sua presença e a dos empregados, relativamente ao espaço do bar e na relação que se estabelece com o rio.


.ficha técnica
data do projecto: 2002
arquitectos: joão pedro falcão de campos e josé ricardo vaz
engenheiro civil: miguel vilar - betar
cliente: à margem, lda
localização da obra: belém, lisboa
data de conclusão: 2006


o único desenho rigoroso que tenho é um corte que vinha no desdobrável que deram na visita guiada ao espaço. eu digigitalizei-o, mas é possível que fique um pouco rasco.


.corte a passar pelo rio
Imagem colocada


.corte transversal
Imagem colocada



.fotos



.monta-cargas up!
Imagem colocada


.e monta-cargas down!


Imagem colocada


os arquitectos referiram que o monta-cargas, vai dar a um pátio exterior, que tem como função ser um espaço que permite a entrada de luz para a cozinha. Além disso, junto ao pátio, o tecto da cozinha é de vidro. Os vidros têm cerca de 1,25m de profundidade, para que a cozinha receba mais luz. segundo o dono do bar, a cozinha é bem iluminada.


.perspectiva
Imagem colocada


.interior
Imagem colocada


.esplanada
Imagem colocada


. escadas de acesso ao piso subterrâneo (i.s. e cozinha), e pormenor do corrimão
Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada





na minha opinião o bar está muito bem conseguido, o espaço é agradável, convidativo, calmo, a vista é brutal, é um dos poucos sítios onde estive em que mesmo no interior não se sente o fumo do tabaco, porque tem uma ventilação natural brutal. o único senão que encontrei quando lá fui foi mesmo o café custar 1.5euros...:errf:
mas pronto, uma visita não implica consumo, por isso aconselho quem possa a dar lá um salto :p

Link to comment
Share on other sites

posso tratar diso, posso sim senhor! :p eu lembro-me de os arquitectos terem dito qualquer coisa sobre o aspecto do bar à noite. mas isso surgiu no seguimento de uma coisa que não me estava a interessar e não ouvi muito bem. mas era qualquer coisa sobre terem que iluminar mais o exterior porque como só têm luzes no interior fica um bocado esquesito.

Link to comment
Share on other sites

Pois... mas mesmo com ventilação "brutal", no verão deve ser uma estufa "brutal"!? :p É um projecto bonito... mas será energéticamente eficiente/ sustentável... tem A/C para compensar a grande sup de envidraçados, principalmernte na cobertura?!? Não tiraste fotos das IS? e cozinha...? :clap:

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

não, não cheguei a tirar fotos lá de baixo.:p não tem qualquer aparelho de ar condicionado. tem é uma película de "não sei quê" nos vidros da cobertura, película essa que reflecte em 80 e tal porcento os raios ultravioletas. eles referiram esta película como solução ao problema que era o reflexo do sol no chão do bar, e eventualmente ajudará nessa questão da temperatura no verão.

Link to comment
Share on other sites

De facto parece ser deveras interessante... Ainda tenho de ir ao CCB ver a exposição patente... a ver se passo depois pelo bar a dar uma vista de olhos e tirar umas fotos valentes :p Este tipo de estruturas interessam-me bastante... Não só pela sua rapidez de montagem, mas porque permite aos arquitectos uma maior liberdade de criatividade na criação desta "arquitectura prefabricada" Bares como é o caso deste e o caso do que se encontra numa das margens da ribeira do Porto, deveriam haver mais ao longo da nossa costa... Não conheço mtos exemplos para me por aqui a referir...

Link to comment
Share on other sites

Bares como é o caso deste e o caso do que se encontra numa das margens da ribeira do Porto, deveriam haver mais ao longo da nossa costa... Não conheço mtos exemplos para me por aqui a referir...


Numa das margens é a ribeira do Porto, na outra a ribeira de VN Gaia, mas deves estar a falar desta última, onde existem dois bares/restaurantes da arqª Cristina Guedes. Ela foi minha prof e na altura fez uma pequena conferência sobre estes e outros projectos.

São estruturas amovíveis que tinham um tempo fixo de permanência no espaço, mas, e bem, não foram removidas e continuam lá...

O corpo público e o corpo de serviços são separados e este último é desenhado com áreas mínimas, muito como acontece num avião, onde tudo é muito, mas muito pequeno.

Ao longo da margem do rio Douro, do lado do Porto, existem vários exemplos dessa "arquitectura dos pequenos bares", de onde destaco o Café do Cais na ribeira, também ele bem interessante, mas de resto a imagem começa a ser demasiado repetitiva, e os restantes são sem dúvida muito menos interessantes do que esses 2 de Gaia e o da ribeira do Porto...
Na costa marítima também se encontram alguns exemplos interessantes, mas são muitas vezes abafados por outros que deixam muito a desejar...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Fica aqui dois pdf´s onde aparece uma imagem do bar projectado pelo atelier "Menos é Mais", da arqª Cristina Guedes e arqº Francisco Vieira de Campos, e de outras obras.

Link:
O bar é a primeira imagem do primeiro pdf.
http://www.muu.pt/db_pdfs/art_13_172_3031NG.pdf
http://www.muu.pt/db_pdfs/art_13_168_2223NG.pdf

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Belo projecto que nos apresentas PinTas. Sim senhor. Ainda não li muito sobre ele e etc, porque o tempo tem sido super reduzido, mas passo pelo projecto todo o santo dia, e bom, é agradavel toda a sua 'transparencia' e leveza.

Link to comment
Share on other sites

é uma das coisas que o caracteriza, essa leveza! o facto de a "fachada" ser em vidro e na maior parte do tempo os vidros estarem recolhidos, faz que não seja um empecilho naquele local, nem quebre a leitura do rio. eu já tinha visto o projecto numa arquitectura e vida, achei piada, mas lá no local a sensação foi realmente outra! :p tens que tirar uma santa horinha do teu santo dia para lá ires beber um cházinho e apreciar o espaço! :p

Link to comment
Share on other sites

LOL. Peço imensa desculpa pelo meu mau português sim, sir Dreamer? Mas até que dava jeito ter acesso livre ao arquivo de Lisboa, era realmente bem pensado, mas pronto, refaço a minha frase 'mas passo pelo edíficio todo o santo dia'. :p

Link to comment
Share on other sites

O projecto podia até estar afixado em algum lado... Ou conheceres o autor e passares todos os dias pelo gabinete dele... Mas... bem... se tivesses esse livre passe pelos arquivos... bem... também te pedia para me tirares cópias de algumas coisas... :icon_poke: :p

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

É interessante ( nao sei se já foi referido ) pensar neste projecto energeticamente !

Ora quais são os elementos que travam os consequentes "ganhos e percas" de energia! Ora de manhã "ganha", ora à noite "perde"....

Não é a película de vidro na cobertura que vai equilibrar o sistema. Pintas, os arq explicaram-te isso ?

:p

Link to comment
Share on other sites

É interessante ( nao sei se já foi referido ) pensar neste projecto energeticamente !

Ora quais são os elementos que travam os consequentes "ganhos e percas" de energia! Ora de manhã "ganha", ora à noite "perde"....

Não é a película de vidro na cobertura que vai equilibrar o sistema. Pintas, os arq explicaram-te isso ?

:p


quando tu dizes que ganha de manhã e perde de noite queres dizer o quê, que não percebi bem...:errf:
Link to comment
Share on other sites

Eu fui à conferência, na nossa OA (nossa nas cotas, de alguns na realidade) sobre esta obra e foi largamente referido o comportamento térmico/acústico do edifício, e a resposta foi "levem casacos, pois têm de ver este edifício não como um edifício mas como uma esplanada", com mais ou menos sentido até acho que é um ponto de vista interessante (se é que dizer interessante quer dizer alguma coisa) pois estamos constantemente "agarrados" aos sistemas artificiais de climatização. As portas de vidro não têm juntas, existe um ligeiro afastamento entre folhas permitindo a ventilação natural, o remate dos vidros verticais entre pilares não é fechado em baixo, contribuindo também para o natural arejamento. Em relação à cobertura, eu reparei que havia um tipo de regador numa das extremidades, que possivelmente terá um efeito minimizador da temperatura desta, não sei é se funcionará (tipo o centro comercial vasco da gama/lx?). A acústica tem dado alguns problemas, mas pelo q foi dito, há soluções em vista, tais como a colocação de faixas redutoras na parte inferior das vigas do tecto. Existe um problema maior no interior à noite, o reflexo das luzes nos vidros, fazendo com tu estando lá dentro não vejas nada cá para fora quando os vãos estão todos fechados, a iluminação exterior é mínima, criando o efeito de "lanterna". Mas, segundo palavras dos autores "isto é feito para estar aberto, mesmo à noite" mas este projecto é daqueles que por mais que fosse pensado haveria sempre situações por solucionar, "ainda está em obra".
Link to comment
Share on other sites

quando tu dizes que ganha de manhã e perde de noite queres dizer o quê, que não percebi bem...:errf:


OH Pintas... ganha(acumula) inercia termica durante o dia...liberta-a (perde) durante a noite... vamos lá a investigar um pouco...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

OH Pintas... ganha(acumula) inercia termica durante o dia...liberta-a (perde) durante a noite... vamos lá a investigar um pouco...



..Pintas...é exactamente isso que o Pedro mencionou...

-Como é energeticamente ? ? O arquitecto nao explicou ? Ninguem perguntou ?


Acho que é daquelas questoes meio obvias e duvidosas, na presença de uma projecto onde a "transparencia" nos acompanha 306º:p :nervos: ...
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.