Jump to content
Arquitectura.pt


Isolamento de Paredes de Granito


Carlos Coelho

Recommended Posts

Boas Tardes a todos,
Tenho uma casa de granito, paredes de 50-60 cm que vou começar a recuperar na zona da Madalena, Porto.

Tenho intenções de manter as paredes de granito, internas e externas, com as externas ficando ao natural com juntas em depressão, abaixo da pedra. 

Tenho intenção de manter a parede interna que separa os dois módulos da casa em bruto para os dois lados com o mesmo acabamento e envernizadas.

Vou refazer o telhado da sala com vigas de madeira laminada, isolamento exterior com 2 a 3 camadas de XPS especifico de telhado. A ideia é por as vigas laminadas de 12x24, cobrir com madeira exposta no interior, 3 camadas de xps, aglomerado de madeira, tela asfáltica, ripamento e telha. parece me ser uma boa solução, que acham? 

Mas sobre o interior das paredes exteriores, tenho duvidas sobre o isolamento térmico no interior.

Será arriscado deixar o granito à vista no interior? Alguém no forum tem experiência desta forma?

Devo isolar a parede norte e semi-nascente no interior e deixar em granito a parede sul e poente?

Obrigado em antecipação pelos vosso comentários.image.png.f72df38e6724054356573e29ce7edff7.png

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

"A Sustentabilidade dos Materiais de Construção", livro, que deveria ser condição sine qua non, em qualquer lista bibliográfica das cadeiras de Materiais em Arquitetura é Muito Bom, aborda isso, fala com desconfiança do Granito, como pedra emissora de Radão (Radiotiva) e em certas condições, dependendo do granito e das taxas de renovação do ar, uma pedra perigosa, quando combinada com altas emissividades de radão e baixa renovação do ar... tudo começa com a desconfiança, depois a confirmação de um facto e termina em legislação +/- específica a proibir determinados materiais em determinadas condições e conforme os anos avançam, a legislação torna-se mais exigente... o fibrocimento, recordam-se?

Não recomendo granito para os interiores das habitações, porquê arriscar, quando podemos ser cautos?

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.