Jump to content
Arquitectura.pt


Cobertura Em Reboco?


jinx

Recommended Posts

Bom dia,

 

para um projecto que estou a desenvolver, gostava que o material das fachadas se prolongasse para a cobertura, no entanto por uma questao de metodo construtivo (estrutura portico de betao com alvenaria) o revestimento mais economico e lójico seria o reboco para as fachadas.

 

A minha duvida é utilizar o reboco na cobertura. o projecto tem varias aguas todas com cerca de 5º de inclinaçao, ou seja nao sao muito inclinadas as coberturas.

 

A estrutura da cobertura será em betao armado, e por questoes termicas gostava de pelo menos 10 cm de isolamento termico, para isto pensei no sistema tipico de capoto, (mas ja vi escrito aqui no forum que nao se utiliza em coberturas?) ou num sistema de isolamento termico projectado da secil o isodur.

 

Em qualquer um dos casos, tanto no capoto como no isodur deverá ser aplicado um material de acabamento, que no meu caso seria o reboco, e por esta razao da me mais confiança o sistema de capoto, com um isolamento de poliestireno extrudido ou cortiça...

 

Pesquizei na internet e encontro poucos projectos com o reboco como material de cobertura, encontrei a casa do Possanco dos ARX, mas em nenhum lugar um detalhe, ou descriçao dos elementos da cobertura, e sendo este um projecto relativamente recente tambem nao consegui reunir informaçao sobre o comportamento deste sistema com o passar do tempo.

 

Na vossa opiniao, num pais como Portugal, em que quando chove, chove com intensidade, o reboco numa cobertura é sensato? ou haverá demasiado risco de infiltraçoes, fisuras? ou aplicando um EPDM ou qualquer coisa muito resistente por baixo proteje-se o sistema?

 

Gostava de saber a vossa opiniao e sugestoes de como construiriam esta cobertura.

 

Obrigada desde ja

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Se houver os cuidados necessários (manutenção) porque não usar como solução? 
Parece-me a mim, e falo de cor porque também não encontrei a solução construtiva dos ARX, que seja uma solução não muito perene, se no dia-a-dia se vê as paredes babadas e sujas com a má construção e não utilização dos materiais correctos em simples padieiras...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.