Jump to content
Arquitectura.pt


Software Legal vrs. Software Pirata


Arq.to

Usas software pirata ou ilegal?  

180 members have voted

  1. 1. Usas software pirata ou ilegal?

    • Sim.
      64
    • Não.
      30
    • Apenas em casa. No trabalho está tudo legal.
      79
    • No trabalho e em casa.
      7


Recommended Posts

Dreamer o próprio estado ja deu o exemplo! o Ministerio da Justiça ja só usa software free! Linux e openoffice!
O Estado Françês agora também abriu os olhos! Com a introdução do Windows Vista e Office 2007 vão mudar para Linux e Openoffice, assim poupam só um miseros milhões de trocos em updates e licenças :p
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • 4 weeks later...

Para quem não conhece, há inúmero software com qualidade razoável a baixo preço. Entre esse software distingo o Progecad pelo grafismo e pelo preço, mas posso indicar ainda o Bitcad ou o Zwcad, entre outros, portanto, caros amigos, vamos dar uma "tareia" na autodesk porque eles realmente merecem.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

O facto da Autodesk cobrar até agora licenças para estudante é algo de completamente hipócrita. Afinal de contas a Autodesk ganhou mias com a pirataria do que ganhou, porque se os seus produtos não fossem tão piratiados, nimuem saberia trabalhar neles, o que para além de constitur um custo adicional para a entidade contratante (por ter que pagar formação), faria dificil encontrar trabalhadores com experincia nesse mesmo programa. Parece qie finalmente abriram os olhos. No computador em que trabalho estão frequentemente instalados mais de 10 000 euros em software que supostamente serão renovados anualmente. A verdade é que tirando raras excessões a maioria dos ateliers em Portugal não podem comportar tais custos. Basicamente o que eu pensso no final disto tudo é que se trabalha no geral com honorários muto abaixo do que se devia.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

e vamos ver uma coisa, quantas empresas estão a trabalhar com o revit, archicad, cype, etc... e só compram licensa de autocad Lt qué para poder imprimir? uma coisa é certa se houvesse menos pirataria o preço do software até poderia ser mais baixo, ou não, mas não acreito que nao haja uma impresa que tenha tudo, digo bem "TUDO" legal...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • 2 months later...

Eu por acaso tenho uma opinião ligeiramente diferente, hoje em dia na comunidade GNU licence ageement, já existe software com qualidade superior e gratuito para uso pessoal e a preços 70% abaixo dos da autodesk. A saber, Progecad, quem gosta de autocad não notará a diferença, Blender quase o mesmo que 3DStudio mas gratuito, YafRay - o mesmo que o Vray mas gratuito. Depois na lista para mim dos mais uteis e ao mesmo tempo mais acessiveis para atelier temos o Sketchup, Vray para Sketchup, processamento com o Open Office (Gratuito), e acho que dentro do open source ainda existe algo muito identico e quase igual ao Photoshop. Com isto tudo ajuda saber que 99% destes programas são compativeis com linux e não precisam do windows o que nos torna possivel investir isso sim em bom hardware e deixar quase de lado as despesas com o software. Mais dia menos dia as versões anteriores dos softwares mais caros hoje, serão gratuitos puro e simplesmente porque se não o forem, deixarão de ter utilizadores que saibam usar o software que produzem.

Link to comment
Share on other sites

Ricardo Guerra idêntico ao photoshop é o GIMP
O blender ser quase o mesmo que o Max é um bocadinho dificil, ehehe ;) Tenho estado a explora-lo ultimamente e aquele UI, upa upa, vai lá vai :* Apesar de ja ter visto bons resultados não tem sido fácil a adaptaçao.

Para mim, a grande vantagem da Autodesk que os programas open source ainda não trazem é poder passar de um software a outro sem nenhuma chatice praticamente. E outra grande desvantagem é nao existir nenhum programa BIM :\
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 3 weeks later...

Sim é verdade que o max atér agora vence em muito softwares similares, no entanto, se pensarmos que ja passamos se calhar milhares e milhres de horas com um unico software não poderemos querer que de um dia para o outro dominemos outro. Por isso sou tão contra ao dominio das principais marcas que conhecemos e que, sim senhora, são softwares muito bem desenvolvidos e estáveis, só pretendia dizer que existem alternativas bem mais economicas e "quase" ao mesmo nível para quem souber e dedicar algumas horas de exploração do novo software. Eu por exemplo sempre usei max com cad da autodesk enquanto trabalhei em ateliers, mas tive de repensar quando abri o meu próprio atelier puro e simplesmente porque não há hipotese nem capacidade financeira que resista ao príncipio. Então comecei a investigar sobre software alternativo e descobri que havia programas muito identicos e ao mesmo tempo estaveis, pagos tambem mas até 10 a 20 vezes mais baratos, como o caso do sketchup, vray para sjetchup, zwcad, yafray para blender, blender, open office etc etc. Quanto ao blender, acho que finalmente percebi que é um verdadeiro motor tridimensional ao alcance de quem saiba domina-lo, principalmente porque é um open source e as capacidades de o aumentar são ilimitadas basta como acontecia já com a programação em srcipt do max aprender agora um pouco da linguagem utilizada no blender. Ou seja nós próprios podemos mesmo criar as nossas ferramentas e plugins.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Desde há uns anos que faço um esforço grande para manter o meu portátil o mais legal possível, sempre que posso uso uma versão Open Source. Já olhei para quase todos alguns uso, outros.... Open Office é pacífico.... Agora o Blender:s..... é um mundo à parte, não existe nada igual... Mas se a necessidade apertar... Estou lá!!!:D :)Felizmente voltei a estudar e a infor ou a graphisoft (ou as duas) presentearam-me com a versão estudante do Archicad mais actual 10, 11 ou 12 inteiramente grátis e com ela vem o Artlantis e alguns plug-ins Também grátis. Continuo a ter acesso às versões pirata do Archicad, mas acham que exito em usar a versão legal??? Legal sempre que posso!!! Quando acabar o curso vou fazer um esforço suplementar para deitar a unha a uma versão jovem arquitecto do Archicad em vigor pois custa apenas 2000€ se comparado com os 5000€ do custo normal. Também é sabido que por vezes as versões estudantis levam com os catrapásios da marca (Marca de água), mas sem panico. Até aqui a Graphisoft teve bom gosto, a versão estudante limita-se a aplicar um pequeno logo no canto superior direito. Não é lindo mas enquadra-se bem na legenda. Não entendia o pavor dos meus colegas qd falava na versão de estudante do software, até que tive a honra de contactar com um ficheiro infectado pela versão educacional do Autocad...... Aquilo é ridiculo e horrivel, para não dizer nojento. Para quem nunca viu cá vai: Quando imprimimos, sai uma moldura em toda a volta da folha com letras maiúsculas, enormes e garrafais a dizer AUTODESK EDUCATIONAL VERSION. Ou seja uma marca de água anti-ecológica pois obriga a imprimir numa dimensão acima do pretendido para depois cortar aquele cócó. Desperdicio de papel e tinta. Desta maneira nem grátis o queria quanto mais a pagar 90€. Viva o pirata. Como não sei como é espero que no Revit tenham tido o bom gosto de fazer algo mais arquitectónico. O All Plan tanto quanto sei nem versão educacional tem. O Cinema4D também já tem uma versão estudante totalmente grátis.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

O problema é como é que se paga software de custo elevadissimo quando no mercado projectos de arquitectura e engenharia estão pelas ruas da amargura.

Deveria ser obrigatório com a entrega do projecto a entrega de comprovativo de posse de software para execução do mesmo.



essas duas frases são quase tão coerentes como esse nick.
Link to comment
Share on other sites

Já á algum tempo que não vinha cá e posso-vos dizer que ando muito satisfeito com as nossas aquisições de software. Temos usado o blender somente para cenários mais complicados, de resto estamos a usar o zwcad, muito bom mesmo, 399€, tem visual lisp, express tools, blocos, trabalha com xrefs e rasters, hatch etc etc se não estiverem atentos parece mesmo autodesk. Só comprámos a versão standart, pois só precisamos dos desenhos a 2d, usamos o sketchup para levantar tudo e rendeizar com vray ou yafray com o blender. este pacote é simpático, estável e barato, fica um posto de trabalho por +/- 399(zwcad)+799(vray para sketchup)+grátis(blender)+grátis(yafray) openoffice para folhas de calculo, texto, tabelas e afins(grátis) á só somar Confesso que brevemente e como já alguns disseram, iremos acabar por adquirir o max porque é mesmo muito mais rápido e um pouco mais fiável para animação.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.