Jump to content
Arquitectura.pt


Pico | Terminal Marítimo De Passageiros Da Madalena


JVS

Recommended Posts

Terminal Marítimo de Passageiros da Madalena irá mudar completamente a frente-mar da capital da ilha do Pico: obra concluída dentro de um ano (Açoriano Oriental)

Segundo Vasco Cordeiro "será uma obra que irá mudar completamente a frente-mar da Madalena, criando uma nova Gare Marítima de passageiros, 2 rampas roll on roll off e uma "ponte" cais acostável dos dois lados.". Ainda "irá requalificar urbanisticamente toda a avenida litoral, criando zonas verdes, ciclovias, zonas de estacionamento e ainda uma zona comercial integrada na Gare de Passageiros."

A construção do novo terminal marítimo de passageiros da Madalena, no Pico, é uma obra de “importância fundamental” para o desenvolvimento desta ilha do Grupo Central dos Açores, afirmou hoje Vasco Cordeiro, secretário regional da Economia.

“A ilha do Pico fica dotada de melhores condições para dinamizar a sua economia”, afirmou Vasco Cordeiro, acrescentando que o Pico poderá afirmar também a sua “importância no Triângulo”, designação que se refere às ilhas do Pico, Faial e s. Jorge.

Para Vasco Cordeiro, que falava na cerimónia de consignação da empreitada de construção deste terminal, orçado em cerca de oito milhões de euros, este é um dos investimentos na estratégia do executivo de regional de valorizar a relação com o mar.

“São investimentos que se integram numa visão mais lata, numa estratégia mais global, de valorização da relação dos Açores com o mar e de aproveitamento do potencial do mar para o desenvolvimento e progresso das ilhas”, afirmou, referindo-se a vários obras em curso ou previstas para portos e zonas costeiras do arquipélago.

Na perspetiva de Vasco Cordeiro, “se há área geográfica na Região vocacionada para sinalizar este processo de consolidação de um verdadeiro mercado interno, ela é a do Triângulo”, considerando que as novas infraestruturas e os novos navios vão criar “as condições necessárias para que se possa criar, não três pequenos mercados, mas sim um único mercado que englobe as ilhas do Pico, Faial e S. Jorge”.

O novo terminal de passageiros do Porto da Madalena terá uma ponte cais com 80 metros de comprimento, acostável dos dois lados e dimensionada para os navios que vão assegurar as ligações entre as ilhas do Triângulo, além de duas rampas com 12 metros de largura para ferryboats.

A Gare de Passageiros, com cerca de 1450 metros quadrados de área coberta, terá capacidade para servir dois navios em simultâneo.

Esta gare será construída em terrenos a conquistar ao mar, o que permitirá aumentar a área disponível para parques de estacionamento, sendo cobertos os acessos entre a gare e os navios e entre os navios e os transportes públicos.

O projeto prevê ainda a criação de uma praça em frente à nova gare, que fará a ligação entre as novas instalações portuárias e o centro urbano da vila da Madalena do Pico. A obra deverá estar concluída no espaço de um ano.

Projecto: (Fotos: Blog: "O Porto da Madalena")


Açoriano Oriental


Capital da ilha do Pico já está a ganhar terreno ao mar. Porto da Madalena com investimento superior a 25 milhões de euros.

O Governo dos Açores está a proceder a um investimento na área do porto da Madalena do Pico que ascende a cerca de 25 milhões de euros e que vai “revolucionar por completo que a forma como se processa o transporte marítimo de passageiros, quer todas as outras atividades a ele associadas”, defendeu hoje o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, durante uma visita às obras de construção do novo terminal marítimo de passageiros e do núcleo de pescas daquela infraestrutura.

Vasco Cordeiro, acompanhado pelo Presidente do Governo, destacou o facto das obras atualmente em curso “permitirem dotar o porto da Madalena de outras condições para o trânsito de passageiros, mercadorias e viaturas”, salientado que esta é um intervenção “muito importante igualmente para o Triângulo: a construção da gare, com todo o cuidado em relação à segurança dos passageiros, o cais já adaptado aos novos navios ferry que vão ser construídos, e que contemplam quer o transporte de passageiros quer de viaturas são algumas das melhorias”, destacou o governante.

Além disso, destacou ainda, a intervenção que está a ser concretizada pelo Governo dos Açores “permite o reordenamento de toda a zona portuária da Madalena, com uma área dedicada a passageiros, com o espaço da atual gare dedicado à zona industrial dos Estaleiros da Madalena, a zona comercial que está a ser alvo também de uma
intervenção com as obras de reforço do molhe e contra molhe e a construção do núcleo de pescas”.

Segundo Vasco Cordeiro, “houve também o cuidado de projetar esta intervenção numa visão de longo prazo, já salvaguardando o espaço necessário para o futuro núcleo de recreio náutico”.

Ainda segundo o Secretário Regional da Economia, no que refere ao aproveitamento do espaço da atual gare de passageiros “a disponibilidade dessa área tem sido salientada pelos parceiros com quem está a ser negociado o projeto de dinamização dos Estaleiros Navais da Madalena”.

Neste momento, disse Vasco Cordeiro, “existe uma entidade que está em avançado estado de conversação relativamente ao estaleiro com uma ideia muito concreta sobre o que é necessário fazer para essa reativação, já quantificação do investimento necessário”.

Ainda segundo o governante, trata-se de uma entidade “nacional". "É um estaleiro que acabará por trazer know-how para a Madalena”, referiu.

“Entendemos que este projeto acaba por se integrar nesta estratégia global de aproveitamento do Mar e do seu potencial para a nossa economia.

Concretizando com sucesso este projeto temos todas as condições para que a ilha do Pico assuma um lugar que é seu por direito histórico neste processo da indústria naval”.


Governo dos Açores


Secretária Regional da Economia visitou ontem as obras. Novo terminal da Madalena concluído em Março de 2013.

O investimento que o Governo dos Açores está a concretizar no Porto da Madalena, ilha do Pico, vai “alterar por completo a forma como se processa o transporte marítimo de passageiros, quer as outras atividades a ele associadas”, considerou a Secretária Regional da Economia, Luisa Schanderl, durante uma visita às obras de construção do novo terminal marítimo de passageiros daquela infraestrutura.

Segundo Luisa Schanderl, as obras atualmente em curso, e que estão a decorrer dentro do calendário previsto, “permitirem dotar o porto da Madalena de outras condições para o trânsito de passageiros, mercadorias e viaturas”. “Esta é uma intervenção muito importante para o Triângulo e que se junta a outras que estão a decorrer ou à recente inauguração do terminal de passageiros da Horta, e que representam a revolução que o Governo dos Açores tem vindo a concretizar no transporte marítimo”.

A intervenção que está a ser concretizada pelo Governo dos Açores permite o reordenamento de toda a zona portuária da Madalena, com uma área dedicada a passageiros, com o espaço da atual gare dedicado à zona industrial dos Estaleiros da Madalena e com a zona comercial melhorada com as obras de reforço do molhe e contra molhe e com a construção do núcleo de pescas.


Correio do Norte
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.