Jump to content
Arquitectura.pt


Fusão Entre Arquitectura E Paisagismo = Veg.itecture


Arq.to

Recommended Posts

Fusão entre Arquitectura e Paisagismo = Veg.itecture

Ecocities e Veg.itecture é uma forma de arquitetura que integra plantas na estrutura dos edifícios de forma harmoniosa, homogénea e contínua. Resulta de uma fusão entre a arquitetura e o paisagismo. Tem, como é óbvio, um forte impacto ambiental, não só pela beleza gerada, como pelas plantas em si e pelo bem que fazem ao ambiente, ajudando a reduzir os efeitos da poluição, aumentando as sombras e a possibilidade de produção de alimentos e não só.

De acordo com a Landscape+Urbanism, existem quatro elementos que definem a veg.itecture:

1. Utilizar a vegetação como um componente primário da estrutura e telhados dos edifícios.

2. Criar áreas úteis a nível do desenvolvimento urbano através da implementação de plantas nas estruturas.

3. Desvanecer as linhas de fronteira entre os espaços interiores e exteriores através do design.

4. Utilizar estas estratégias de modo a criar benefícios ambientais e sociais, como por exemplo melhorar a qualidade do ar, produzir sombras microclimáticas, promover a produção de alimentos, reduzir o smog, etc.).

No entanto, este é um conceito ainda em desenvolvimento (se bem que não seja um fenómeno novo), existindo diversas opiniões sobre o mesmo.

In Briefing
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Caríssimos Paisagismo enquanto profissão não existe. Paisagismo enquanto conceito está relacionado com uma corrente de pintura que tem como objecto a vegetação. Está mais ligado a horticultura do que a arquitectura paisagista esta sim na base do landscape urbanism. Não é colocar plantas no tecto ou fazer paredes verdes insustentável que se resolve o problema da canopia urbana e da ilha de calor.... Um bom planeamento urbano evita a utilização de métodos dispendiosos de construção que simplesmente servem para mitigar um problema global.... Devemos planear cidade e não pintar os edifícios de verde... A produção de alimentos associado a este conceito carece de planeamento.. Já alguém pensou a quantidade de metais pesados que tem as nossas hortas urbanas.... Este conceito só funciona se arquitectos arquitectos paisagistas agrónomos engenheiros deixarem de lado determinados preconceitos e trabalharem todos para a aldeia global.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.