Jump to content
Arquitectura.pt


Caleiras


fcristovao2

Recommended Posts

Boa tarde a todos Tou a trabalhar com estrutura metálica. Para mim sempre que tenho que pormenorizar o ferro é um verdadeiro desafio. Sinto de facto que não tenho a escola do ferro que os mais antigos tiveram em que trabalhavam muito directamente com os serralhaeiros. Estou a ver se resolvo um detalhe que remata uma viga estrututal em I ou H, e que faz a transição para uma cobertura em policarbonato, e no plano vertical com um vão em aluminio. Alguem tem algum detalhe parecido? obrigado

Link to comment
Share on other sites

Não, só fazendo... De qualquer maneira, se bem percebo, terá de efectuar uma estrutura secundária em aço para alojar o caixilho e receber o peso dessa cobertura. Já fez um esquema à mão? PS: Os perfis estruturais são em aço... e não em ferro Os antigos ou os modernos tiveram/ têm as mesmas dificuldades, tudo depende da arte e engenho do técnico para resolver determinada situação. Hoje em dia com a panóplia de bibliotecas e detalhes gratuitos, ao alcance de um click no computador... não deve ser dificil arranjar inspiração. Atenção, se para o caso for relevante, às pontes térmicas e ao Isolamento acustico... Os detalhes construtivos, para resultarem e funcionarem, dão trabalho. (Na pesquisa da solução e na elaboração dos desenhos)

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Já agora Pedro, para ser mais preciso ainda: Perfis de aço laminado a quente. Quando falo em ferro, é evidente de que falo de aço. Concordo que os antigos tinham a mesma dificuldade que nós. No entanto ainda acho que os antigos tinham muito mais background no domínio do ferro do que nós porque o tinham mesmo que desenhar/detalhar. O aluminio apareceu na construção a partir dos anos 60. Deixo o desenho que fiz para quem quiser poder comentar. E sim Pedro, concordo a 100% que a pormenorização para funcionar dá trabalho. E normalmente os clientes não pagam esse trabalho de pesquisa da melhor solução. Mas eu divirto-me à mesma. Seja bem pago ou mal pago.

Link to comment
Share on other sites

As uniões, são faceis de resolver, basta que haja sobreposição entre as partes, por exemplo de 10cm ( sobreposição em escama, no sentido do escoamento), essa sobreposição seja feita sobre esmagamento de material vedante (por exemplo cordão ou vários cordões de silicone) + a fixação mecânica, por rebitagem.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Sim. É mais em conta que o vidro, mas térmicamente o vidro tem melhor performance que o policarbonato. Aqui o meu calcanhar de aquiles é mesmo a térmica deste espaço. Irá ser sempre mau. quente no verão e frio no inverno. Isto muito por causa das pontes térmicas do ferro e ter a cobertura em policarbonato.

Link to comment
Share on other sites

É uma "Marquise", ou se quiseres um avançado. O cliente quer viver esse novo espaço como zona de refeições e eventualmente no futuro dividir o espaço e fazer lá um escritório. O fogo de tipologia T2 fica ao nível do piso térreo com um bruto jardim de cerca de 500m2, e o construtor antes de vender os fogos, deliberou em acta de condóminos, que os pisos térreos poderiam todos ter um alpendre fechado. Não me perguntes detalhes. E basicamente todos têm essa benesse. Na realidade ainda ganham ali uns 30m2. Vê a planta. Tou a ter este trabalho todo para os empreiteiros darem preço para isto e tou mesmo a ver que o cliente se vai assustar com o valor e vai o trabalho todo prá sucata. Ainda assim, como disse anteriormente - divirto-me.

Link to comment
Share on other sites

Humm.... deveriam ter estabelecido um tecto orçamental para fazeres o projecto baseado nesse mesmo pressuposto. O ponto de partida para qualquer projecto tem sempre de ser um valor de obra. a coziinha e o quarto com essa marquise, ficarão sem vãos directos para a rua... Não me parece bem. ^sugestão: É mais facil e economico colocar uma estrutura completamente em aluminio termolacado. O preço da solução em harmónio, não é barata. e normalmente tem problemas de instalação e montagem. Nomeadamente no que concerne à estanquidade ao vento e agua. Deitas por terra o tecto transparente, colocas uma solução de painel cobertura sandwish, com 6% de inclinação, e aumentas os vãos exteriores para uma altura maior, por exemplo 2.40m... para compensar a entrada de iluminação.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

O cliente inicialmente queria apenas fechar a "marquise" pelo alinhamento dos pilares, ficando contida debaixo da varanda existente, e mais tarde agarrar nessa caixilharia e fazê-la avançar para o alinhamento que está no projecto. Incentivei o cliente para fazer já uma coisa definitiva e não ter que gastar o dinheiro duas vezes. Eles ficaram bastante entusiasmados e não quiseram avançar com "tectos" para a obra - quer ver o orçamento e logo decide. Em relação aos vãos directos para a rua: Não se pode ter sol na eira e chuva no nabal. Julgo que a questão da ventilação ficará assegurada: basta que eles abram os vãos novos e antigos. A questão da iluminação fica resolvida com os vãos+policarbonato na cobertura. O painel sanduiche é bom térmicamente e tb sugeri isso ao cliente. No entanto ele quer luz e com alguma razão porque esse novo espaço é orientado a Norte..... Avancei para a estrutura metálica pesada porque os vãos em harmónio ficam pendurados na viga. e estás a ver o aluminio: não tem resistência mecânica para isso. Se tivesse que colocar tudo em aluminio não poderia ir para este sistema de harmónio que de resto me parece ser o mais adequado para aquilo que o cliente quer: abrir completamente esse novo espaço para o jardim. Quanto à sua estanquidade, depende das marcas. Estive a ver o showroom da SAPA e pareceu-me eficaz. Obrigado pelas sugestões e pelo link Esses tipos têm boas soluções vamos ver o preço.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.