Jump to content
Arquitectura.pt


Porto | Living Foz | Paulo Fernandes Silva


Recommended Posts



O edifício Living Foz, no Porto, um projecto de Paulo Fernandes Silva, do atelier dEMM, venceu o prémio internacional Leaf Awards 2011 na categoria Young Architect of the Year.
Para o arquitecto de 28 anos, o prémio, anunciado na sexta-feira em Londres, "é muito importante porque demonstra o reconhecimento do que se faz da habitação", disse à agência Lusa, sublinhando que os "trabalhos comerciais são raramente premiados".

O edifício de 40 apartamentos distribuídos por sete andares tem varandas a toda a volta e é rodeado por uma área de jardim. Com uma forma geométrica, o prédio parece composto por um conjunto de placas sobrepostas de forma irregular, criando reentrâncias e desacertos. É o resultado "de uma nova abordagem na arquitectura dentro do que se faz na habitação", explicou Paulo Fernandes Silva, que trabalhou neste projecto com os arquitectos Isabela Neves e Tiago Soares Lopes. Segundo o arquitecto, formado na Escola Superior Artística do Porto, um dos aspectos que o júri destacou foi precisamente o "princípio geométrico das fachadas" e a forma como este se estende aos arranjos exteriores, "criando espaços de circulação, de afastamento e de paragem".

A construção do prédio esteve envolvida em polémica. Os vizinhos contestaram a volumetria da obra e a Câmara do Porto chegou a decretar o embargo da empreitada, no final de 2010, na sequência de uma decisão judicial.

Fonte: Público
Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.