Jump to content
Arquitectura.pt


O que se fez no Dia da Arquitectura


Guest

Recommended Posts

Banhista que gritou «tsunami» alvo de contra-ordenação

Uma pessoa que nadava com a bandeira vermelha e outra que gritava por um megafone um falso alerta de tsunami foram os dois únicos banhistas alvo de processos de contra-ordenação este Verão nas praias da Costa da Caparica.
Diário Digital

Vejam lá se eu não tenho razão, este é o meu País.
Link to comment
Share on other sites

Não literalmente assim, mas se fosse, talvez cada um dos ditos intervenientes, deixassse de meter a pata na área do outro. Eu nada tenho contra os Eng. muito pelo contrário, se tivesse tempo já me teria metido num curso de Eng Civil. As coisas são tão claras nas outras profissões liberais, Advogados, Médicos e por ai a fora...


... não é uma questão de por ou deixar de por a pata na área do outro e vice versa... os projectos tem, cada vez mais de ser pluridisciplinares... no entanto existem especialidades que devem ser feita durante a fase de concepção... por exemplo o RCCTE é um exemplo [daí o novo regulamento prever q arquitectos tenham habilitações para os fazer (agora se sabem fazê-lo, se têm conhecimentos técnico ou não... já é outra história... mas o mesmo se passa com engenheiros, que na maior parte dos casos se substituem a software... na maior parte das vezes, Mau, mesmo mau...)] , também a Segurança contra Incêndios, muito importante e determinante na fase de concepção ( também somos nós q fazemos- uma vez por falta de tempo, enviei um para fazer a um engenheiro electrotécnico, referente a um centro desportivo... imaginem... em vez de usar o regulamento para instalações desportivas.. o fulano enquadrou o Centro nos estabelecimentos comerciais....)


NOTA: Os projectos de especialidades q fazemos, fazemos pq frequentámos cursos de formação especificos... estamos a par da legislação e investigamos... a formação continua, seja adquirida por cursos de formação, quer por investigação pessoal, é muito importante para uma profissão, de espectro alargado, como é o de ARQUITECTO

Arquitectos com formação especifica em acústica, habilitados pela OA, existem somente cerca de 50... aqueles que frequentaram, salvo erro, 4 cursos (pela SRS e SRN)

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Sabes muito bem, que no caso do RCCTE, este documento foi aprovado à muito pouco tempo, no caso da acústica necessita-se de uma formação adicional...agora o core das especialidades, que formação temos nós para fazê-las? Calcula-me ai uma viga para uma varanda circular...sabes?

Pluridiscilinares?

"NOTA: Os projectos de especialidades q fazemos, fazemos pq frequentámos cursos de formação especificos... estamos a par da legislação e investigamos... a formação continua, seja adquirida por cursos de formação, quer por investigação pessoal, é muito importante para uma profissão, de espectro alargado, como é o de ARQUITECTO"

O Arquitecto, é por formação, um não especialista, a sua formação é genérica, tal é a quantidade de informação a dominar, e tem mais uma função de diálogo com os restante especialistas, do que propriamente operativa. Lá por se estar habilitado, não quer dizer, que se deva assinar, é por meios- termos como estes que tu apoias, que andamos aqui na penúria para arranjar trabalho, numa área que é inteiramente nossa. Agora não me venhas com esta da formação adicional, porque se eu começar a tirar cursos de tudo e mais alguma coisa, por ventura, algum dia poderei assinar todo o tipo de estruturas (para além daquelas que erradamente estou habilitado a assinar)!

Numa época cuja especialização já se tornou dominante (taylorismo?), principalmente em áreas afins da Arquitectura, não percebo como é que alguém apoia isso. Isto é muito Divisão do trabalho e especialização do operário, o Arquitecto é o coordenador, percebe isso, independentemente da realidade da profissão.
Link to comment
Share on other sites

Claro que não se deve assinar, coisas pelo qual não se sente capaz... alías o Codigo de deontologia da OA e da UIA, assim o estipulam, tal como não se devem aceitar trabalhos de ARQUITECTURA, para os quais não se tem capacidade técnica, económica, etc... Ninguem aqui falou em tirar uma miriade de cursos... mas se te é útil ou mesmo fundamental para a tua prática profissional do dia a dia (para mim é)... cada um escolhe um perfil profissional, em cada área profissional... não é uma questão de "roubar" trabalho a outros... Pela tua idade, ARK, (25?), és recem licenciado... poderás não estar a ver bem o filme... não sei se exerces em gabinetes privados, estás numa instiuição pública, por conta própria, no ensino... mas talvez prefiras, ou vejas colegas a " descarregar" as especialidades nos engenheiros.... mas pela minha ainda parca experiência (cerca de 8 anos), sempre exercendo por conta própria, vejo normalmente maus resultados.... LOLOLL... aqui ninguém (arquitectos) assina projectos de estruturas... sejam curvos ou rectilineos... nem queremos, mas fazemos questão de pré-implantar a estrutura, investigar métodos construtivos alternativos... etc...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Pá, se achas que descarregar as especialidades nos Engenheiros da Quadrante é uma má escolha (por exemplo), então que venham os arquitectos. Sempre trabalhei por conta de outrém.



... não conheço a QUADRANTE... estou a falar de modo generalista e de acordo com o realista panorama nacional...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Bom.. mas voltando ao topico , no dia Mundial da arquitectura fui a FARO, a uma actividade organizada pela Delegação do ALGARVE da OA... uma sessão de cinema invulgar... , no auditório da biblioteca municipal de Faro, o filme METROLPOLIS de Fritz lang, datado de 1927... acompanahado de piano ao vivo e de declamação... uma iniciativa muito boa, que sempre juntou alguns arquitectos do algarve... Também no Sabado anterior, uma iniciativa do Nucleo Baixo Alentejo da OA, em Beja, na Casa da Cultura, decorreu uma sessão de projectos - "Casa no alto e Baixo alentejo" - a encomenda de habitação privada no alentejo. Uma produção de altos e baixos. Uma mostra puco habitual do que se faz por cá... Casa em Pavia, Pedro Mendes arquitectos Casa em Évora, Ventura trindade, Arquitectos Casa em Estremoz, Lourenço Rocchi, Arquitecto Casa em Alcácer, Intuição arquitectos Casa em Beja, Luis Nuno Barbas, Arquitecto Casa em Stª Vitória, Rui Mendes Mais tarde, na sede do núcleo, foi inaugurada a instalação de Henriques Matos "Casa nas Núvens"

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.