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Arquitectura & Ornamento


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Há uns meses pessei por um "estabelecimento" que vendia algumas estatuetas...e então lembrei-me de criar este pequeno tópico:

Falava eu da estatuária como elemento de valorização da arquitectura e eis senão quando... à beira da estrada encontro este magnífico "centro de produção escultural". Era um espectáculo fabuloso: estátuas de todos os géneros e feitios até perder de vista...

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Como disse, havia para todos os gostos: desde as estátuas antropomórficas, na boa tradição clássica (é sempre um valor seguro!), até às fantasias do tipo Walt Disney (o senhor que transformou as crianças em consumidores), e nem Cristo feito Homem escapou...

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Os animais também foram sacrificados no grande altar da beleza escultural naturalista (repare-se nos pormenores anatómicos do touro)...

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Mas os grupos alegóricos são os mais ternos; não há quem consiga resistir a uma destas preciosidades que evoca um... digamos... eerrr... Soares dos Reis... ou talvez um... Fídias... sei lá...

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ATENÇÃO: Este post pode parecer deliberadamente provocador...mas não é
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Servindo-me do tema de um artigo anterior proponho agora um pequeno exercício. São apresentadas três imagens: duas de obras paradigmáticas da arquitectura ocidental e uma terceira de uma construção corrente encontrada numa qualquer rua do nosso país. As duas primeiras dispensam apresentções. As três têm em comum o facto de se servirem da escultura, ou melhor, da estatuária para conseguir algum ganho estético. E, no entanto, há apenas uma delas que pretende também alcançar um valor simbólico.

Dir-me-ão que só aparentemente há semelhanças, que há coisas que não se podem meter no mesmo saco, que a comparação é forçada e despropositada, que umas são Arquitectura ou Arte e as outras não. E eu pergunto: porquê? Por causa do seu grau de erudição? Por causa da "intenção" que está subjacente a cada uma delas? Por causa da qualidade estética da arquitectura e da escultura?

Acho que a veracidade ou a validade de toda e qualquer teoria passa pela verificação do seu funcionamento em condições extremas, a roçar o limite e o absurdo. Por isso proponho este "exercício" que, embora possa parecer provocador, é salutar. Quem tem medo de o fazer?

Fonte: Obvious Blog
Abraços

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  • 3 months later...

Desde que conhecemos arquitectura, dando o "nosso" passado clássico como exemplo, concluímos que a escultura como ornamento ou sentido estético sempre andou de mãos dadas com a arquitectura, no entanto hoje em dia e cada vez mais perde significado na qualidade de apoio à arquitectura. Pois cada vez mais nos inclinamos para o "tecnológico" incutindo à arquitectura um carácter mais funcional, simplificado e por vezes provocador, mas não pela aplicação da escultura, e é neste sentido que a cor e a forma se torna fulcral. Eu, embora ainda não possua conhecimentos técnicos que me permitam falar de arquitectura na sua plenitude, posso afirmar que a atitude provocadora, radical e agressiva não se conquista através da aplicação da escultura no conjunto arquitectónico e neste sentido considero que a cor e a forma assume o papel fundamental.

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Em Lisboa (não sei se no país inteiro) existe uma lei (não sei se no PP daquela zona) que obriga os arquitectos a incorporarem nas suas obras elementos de outras artes. A noção de que a cor pode assumir esse papel gera outras questões?? Os que usufrem do edifício construído não têm o direito de alterar a cor deste, se esta lhes causa problemas?? (edifícios de Chelas Plo Arq. Taveira) Ao fim de 5 ou 10 anos depois da construção e da "apropriação" do espaço que direitos temos nós de impor condições a quem tornou deles um espaço criado por nós?? Nesse ponto acredito que uma pintura ou uma escultura, talvez devido à carga histórica associada e ao facto de terem uma componente menos "funcional" que a arquitectura, irão perdurar mais do que a nossa "arte" que está em constante mutação, que tenta responder a necessidades imediatas e sujeitas a alterações, que vive através dos que dela usufruem e que lhes conferem usos e carácteres que nós enquanto criadores nunca pensámos. Esse é o cerne da questão. O debate entre o que é Arte ou não pode ser transposto para a arquitectura: A arquitectura tradicional não foi feita por arquitectos e evoluiu ao sabor das necessidades dos seus utentes. Será ela menos válida ou mais do que os palacetes feitos por arquitectos e grandes artistas mediante um plano pré-estabelecido mas que nunca foram vividos ou usufruidos?? Que serviram de peças de arte propagandísticas?

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Em alguns edificios é importante terem algumas esculturas , porque a escultura tem vários significados na arquitectura desde um elemento que remata um eixo , desde um elemento que marca e define uma entrada , pode ser também puramente estético , um elemento de sustentação de um frontão etc etc etc , mas claro em alguns edificios e nas tipicas casas portuguesas aqueles leões , dragões , aguias no telhado etc era desnecessário , mas já começo a entrar num campo dos gostos e já dizia o velho ditado "gostos não se discutem " .

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  • 2 weeks later...

hoje em dia a arquitectura, em muitos casos, é uma escultura habitavél...de boa ou má funcionalidade...isso já não sei... mas que as duas artes fundem-se cada vez mais...pode daí surgir n questões de, onde acaba a arquitectura e começa a escultura? embora, neste caso, exista claramente a diferenciação entre as duas artes..agora que o contexto onde a mesma se coloca, as relações entre, escultura, arquitectura, pessoa e espaço são importantes para a implantação de uma arte(seja ela a escultura, pintura, música, etc) isso é claro. o problema são as estátuas que se veem na N1, são estátuas sem uma utilidade e definição estabelecidas. são objectos caidos do céu com utilidade 0. e, já agora, detesto esse tipo de estátuas, e não é por tar num pavilhão de barcelona que acho a estátua interessante ou bonita. mesmo que me expliquem que existe um enquadramento com a entrada, e uma razão para ela estar ali, etc,etc... e como o homem já morreu, nunca ninguém vai saber o porque da estátua naquele espaço...por muito que se falem em teorias e + teorias... porque este projecto existia sem esta escultura, mas esta escultura não era nada sem este projecto

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