Jump to content
Arquitectura.pt


Eduardo Souto Moura: trinta anos de concursos em exposição na FAUP


Arq.to

Recommended Posts

Eduardo Souto Moura: trinta anos de concursos em exposição na FAUP

Na semana em que a Fundação Hyatt entregou o Pritzker 2011 a Eduardo Souto Moura, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) apresenta a primeira exposição da escola dedicada à obra do antigo aluno e actual professor.

“Eduardo Souto de Moura - Concursos” expõe 50 trabalhos realizados para concursos lançados nos últimos 31 anos (entre 1979 e 2010).


"O tema da exposição "Concursos" de Arquitectura, por vezes, suscita a ideia de valorização da imagem do produto final ou da prevalência do conceito, ainda que utópico ou irrealizável, sobre a possibilidade de obra.
Em muitos concursos, as propostas arquitectónicas surgem como imateriais, por vezes, incapazes de fornecerem uma leitura global e detalhada do que efectivamente se projecta.
Nesta exposição, para mais sendo realizada numa Escola de Arquitectura, será enriquecedor verificar como existe um método de trabalho no qual se apoia a construção da proposta (programa, materiais, lugar, história, referências, esquissos, maquetas, desenhos rigorosos, fotomontagens, fotografias, cliente). Trata-se fundamentalmente de uma arquitectura culta, produzida com rigor conceptual, empenho, compromisso, como um cientista que persegue uma solução e como um artista que sabe por onde não quer ir."
Comissários

A abertura da exposição, a 9 de Junho, às 18h30, no Auditório Fernando Távora, FAUP, é assinalada pela 1ª conferência de Eduardo Souto de Moura após ter recebido o Prémio Pritzker 2011.

A exposição pode ser vista até 9 de Setembro na Galeria de Exposições da faculdade. A entrada é gratuita.


No âmbito desta exposição, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto foi produzida uma série limitada e numerada de 4 serigrafias do arquitecto (ver em: https://sigarra.up.pt/faup/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=928), à venda na livraria da AEFAUP.

Mais informações em: https://sigarra.up.pt/faup/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=927
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.