Jump to content
Arquitectura.pt


Arquitectura sustentavel em erasmus


modapacheco

Recommended Posts

Boa tarde, Estudo actualmente na FAUP , no 3º ano e tenciono fazer o ano de erasmus no 5º ano. Como a faup nao tem qualquer formação relacionada com arquitectura sustentavel (algo que pretendo começar a explorar o quanto antes) gostaria que me tirassem algumas duvidas a esse respeito: -quando se faz eramus, é a pessoa que escolhe as disciplinas que quer ou essas são atribuidas pela faculdade para onde se vai? ou seja, existe alguma opçao de escolha na faculdade estrangeira? -é possivel fazer eramus normalmente como qualquer outra pessoa, mas poder ter alguma formação em arquitectura sustentavel? - se sim, quais as faculdades estrangeiras onde posso ter essa oportunidade? -queria tb perguntar quais sao os primeiros passos para se abrir vagas num pais que nao tenha acordo nenhum com portugal, ou entao como se abre mais vagas num que ja tenha? muitoo obrigado

Link to comment
Share on other sites

Bom dia

Neste momento sou estudante Erasmus em Florença e posso dar-te a conhecer um pouco o que tenho vivido.

Relativamente ás disciplinas podes escolher as disciplinas que bem entenderes e trocá-las quando bem quiseres porque não é isso que conta, o que interessa é que tenhas um plano de equivalências final aprovado pelo director do Curso. A partir dai podes fazer o que bem quiseres na universidade de destino.
Aqui em itália há várias hipoteses de fazer o curso, digamos que há vários cursos de arquitectura mas a finalidade é a mesma. De momento estou a fazer disciplinas de vários cursos e de vários anos, como vês liberdade total. Não sei se em alguns casos és obrigado a escolher as disciplinas mas que eu saiba o que conta é o plano de equivalências.

Sobre a formação na arquitectura sustentável, os conselhos que me deram foram os seguintes: tentar recolher informação dos professores que ensinam nas universidades em que estás interessado e visto que vais fazer o 5ª ano fora, optar pela tese na universidade de destino, assim podes escolher o tema de arquitectura sustentável tendo como orientador um "professor erasmus", digamos assim.

Como disse no inicio estou em florença no 4 ano e para o 5 ano vou para Louisiana nos Estados Unidos, não através de erasmus obviamente, mas vou escolher esta hipótese de fazer a tese ou estágio fora e não quando regressar. Curiosamente também estou interessado em arquitectura sustentável, bioclimática.

Na tua ultima pergunta é que ja não te consigo ajudar muito, provavelmente o melhor seria perguntares directamente ao esn, http://www.esn.org/

Agora uma coisa muito importante, escolhe bem a universidade para onde vais. Eu não conheço muito bem a FAUP, mas ouço algumas coisas e sei que é de uma exigência e trabalho elevadissimas, e se gostas desse ritmo de trabalho, por favor não escolhas Itália (florença pelo menos, n sei como é o resto) e Bélgica, segundo o que sei na bélgica adoram aprender arquitectura com base em livros que parecem enciclopédias - trabalhar tá quieto... a minha experiencia em florença tem sido muito fraca no sentido em que a projecto, que é a "discplina-mae" de arquitectura, estou a acabar o ano e ainda n fizemos NADA... estes tipos falam, falam mas trabalhar, devagar, quietos, parados... por isso informa-te bem...

Espero ter ajudado...

Abraços e boa sorte

Link to comment
Share on other sites

desde ja obrigado pela resposta. A minha intenção em relação a erasmus é aproveitar ao máximo o ano para viajar pela europa toda, de tal forma que nao estou a contar aplicar me muito xP. Se tudo correr bem, tenciono encontrar emprego no ano a seguir a erasmus, algures num pais da europa, dai que toda as viagens que fizer tb vao servir para deixar pessoalmente o meu curriculo em varios sitios. Se conseguir arranjar emprego, nao precisa de ser grande coisa, faço a tese enquanto trabalho, e so volto a portugal para a apresentar. Mas agora que falaste no orientador, nao sabia que se podia optar por um professor de erasmus, pensei que tinha de ser um da fac, no meu caso da faup. É otimo saber que se pode escolher as disciplinas... Já agora, vais para os estados unidos pk conseguiste la algum emprego? ou vais so na aventura de ver como tudo corre? Basicamente acabas por fazer o mesmo que eu pretendo, a unica diferença é que eu, apesar de ja ter pensado em estados unidos, nao acreditei o suficiente e estou me a deixar ficar pela europa. Uma coisa é certa, vou fazer os possiveis para ficar uns bons anos la fora, e toda a info que souber sobre pessoas que fizeram ou tencionam fazer o mesmo é uma ajuda para mim. obrigado

Link to comment
Share on other sites

Eu vou para os estates com um intercambio que em Portugal so a lusofona é que tem XD... permite entrar em universidades americanas sem que seja necessário grandes exigencias, ISEP. E como vou pra la no 5 ano, se fizer tese, tenho que escolher se faço a tese nos EUA ou em Portugal e prefiro claramente la fora. Penso que em erasmus tb deves ter esse hipotese, julgo eu... Como sai da lusofona um pouco desmotivado porque no ano passado houve la algumas confusoes, decidi sair por um ano pra florença que acabou por ser pior, acabou n... ainda falta 3 meses... Vamos ver como corre em louisiana... Mais alguma coisa que possa ajudar, avisa ;) Abraço

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.