Jump to content
Arquitectura.pt

Calendarização de pagamentos ao Arquitecto

ajob

Recommended Posts

Bom dia a todos, tenho a seguinte dúvida: vou contratar os serviços de um arquitecto e pelo que tenho vistos nas propostas que tive oportunidade de recolher, o pagamento da parcela final de honorários acontece quando o projecto é aprovado... ora se eu também contrato serviços de acompanhamento de obra até ao final da mesma, de que forma garanto que o Arquitecto vai fazer as visitas todas combinadas e irá acompanhar a obra devidamente? à partida estamos todos de boa fé, mas gostava de ter alguma garantia para além do contrato.... Caso tenha sido contratado o acompanhamento da obra até ao final é normal a última parcela dos honorários ser paga com a entrega da casa? Que percentagem? Obrigada Ajob

Cada Arquitecto é livre de definir as respectivas percentagens de pagamentos em função do andamento do processo. O problema geralmente não é com o Arquitecto, o problema geralmente é com o Empreiteiro, que quer poupar nos materiais, roubando nos isolamentos ou acabamentos que simulam materiais nobres, que de facto não o são. Depois do projecto aprovado, Dono de Obra e Empreiteiro tornam-se numa espécie de Best Friends, numa relação em que o segundo chula o primeiro, com um sorriso na cara.

O seu problema não é com o Arquitecto, é sim com o Empreiteiro.

• 1 month later...

Os empreiteiros não gostam dos Arquitectos, consideram que os Arquitectos são potencialmente a futura competição... e tem razão, qualquer Arquitecto é livre, se quiser, de exercer a sua actividade como construtor. Nada o impede!

O país é pequeno, não há espaço, faça as malas...

Lembra aquelas marionetas com voz monocórdica, com os fios para gesticular os braços e uma boca de madeira... sabe quem é o tipo que segura nos fios, é um cobarde!

Por acaso acho que o problema é o oposto, sempre foi, e agora que as obras novas começam a escassear e o que vemos são mais remodelações, etc. piorou. Os empreiteiros, com um sorriso (hipócrita) na cara, sempre se armaram em "Arquitectos", fazendo as coisa em seu próprio interesse e não dos clientes, sempre dizendo que "isto é simples", "faz-se assim que já fiz isso montes de vezes", e "não precisa de gastar mais dinheiro num Arq, para quê?!? Eu sei o que faço..." Poupem-me... se as pessoas não sabem olhar pelos seus interesses e continuam a ir em cantigas... então estão a ter o que merecem! Mas aqui vemos um cliente que... posso estar enganado, mas quer a ajuda do(a) colega para evitar estas coisas... haja pessoas assim, e haja colegas com rigor e profissionalismo para chamar à atenção dos clientes dos enganos que estão a ser perpetrados contra eles. Agora "ajob", não espere que o Arq. seja policia da obra pelo Acompanhamento que lhe vai prestar, se quer isso, contrate um serviço de Fiscalização, assim sim, terá a certeza que a obra corre de acordo com o projectado, e sem decepções. Cumprimentos,

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.