Jump to content
Arquitectura.pt

Atelier-escola de dança no Largo da Memória | Ajuda

Recommended Posts

Enunciado

Tema:
Desenvolver uma proposta de Arquitectura considerando:
- A Igreja da Memória e o terreno adjacente a norte
Uma definição de frente urbana

Programa

Equipamento de apoio ao bairro ao nível de actividades de tempos livres, no âmbito da dança e da música (aberto à utilização de diferentes estratos etários), com área bruta de construção de 500 m2, composto pelos seguintes espaços/usos e respectivas áreas:

Espaço de recepção - Átrio e recepção com pequeno apoio de cafetaria e copa (60m2, pé direito minimo 3m).

Espaço de actividades - Sala grande (180m2, p.d.m. 5m) com capacidade para ser subdividida em dois espaços autónomos e incluindo área para pequena assistência, Salas pequenas (2x30m2, p.d.m. 3,6 m2)

Espaço administrativo - Sala (18m2, p.d.m. 3m)

Espaço de serviço - Instalações sanitárias, vestiários e balneários com divisão de sexos (36m2 cada, p.d.m. 3m) mais armazém.

A implementação desta estrutura deverá manter a acessibilidade aos portões dos logradouros existentes

Deverão ser equacionados caso a caso os pés-direitos de cada espaço sendo p.d.m. uma referência do pé direito mínimo.

Aqui estão os meus painéis e uns desenhos técnicos. Já agora gostaria que comentassem para além do projecto a organização dos painéis, não gostei muito do resultado final.

Cumprimentos

boas Miguel,
projecto:
parece-me que segues o que é dito no enunciado e não tens uma visão critica ao mesmo. Acho que, se não o fizeste agora, deves o fazer para a próxima vez, perceber se é mesmo isso que o lugar necessita, ou apenas o que o enunciado diz. É verdade que o mesmo te limita a uma área bruta de construção. mas acho que deves ter um pensamento critico desde o inicio.

as maquetes estão muito fixes. se calhar deviam ter sido trabalhadas no photoshop.
a entrada no espaço, embora pequena(com a recepção muito próxima da porta, ganha profundidade com o pátio, o que me parece uma boa solução.
acho que a maquete conceptual tinha mais "power" em termos de desenvolvimento do que o desenho final da tua proposta. Se calhar o caminho não foi o melhor mas foi o teu.
a relação com a igreja parece-me um bocado esquecida, ou então não tão bem explicada. será aquele espaço que tens há frente da tua proposta?

quantos aos paineis:
tens de perceber que eles tem 3passo: Cativar, informar e detalhar

Cativar
passa, muito pelo olhar, por muito que te digam, a verdade é que os olhos comem! e tens de cativar o teu professor/juri/colegas para olharem para o teu painel(a tua maquete conceptual em grande poderia ser um bom exemplo para conseguires puxar a atenção de todos para o teu trabalho) o que faz as pessoas passarem por 300 paineis de estudantes pararem e olharem para o teu? o que sobressalta? o que é melhor no teu do que no outro?
Depois a informação, as pessoas não querem só a imagem ou algo que as cative, precisam de sumo, de informação que possam dizer, este trabalho não é só imagem. passa por mostrares estratégias e aproximações da tua proposta. Será aproximações em termos de programa/ relação com o lugar / desenho. algo coerente mas que mostre que fizeste "o trabalho de casa" como todo o tipo de informação que achas que o projecto deva ter.
Depois o detalhe, agora que as pessoas estão próximas do teu painel, não precisas de lhe dar texto com tipo de letra 25! o texto deve ter o tipo de letra pequeno pois as pessoas, neste caso, estarão a próximas do painel, aqui não te interessa o moço que passa a 4 metros do painel, mas o que está a entre 20 / 70cm do mesmo, e aí o texto deve se adaptar.

outra coisa, importante! alinhas as coisas! não sei qual é o tipo de software que usas para produzir os teus painéis(por favor cad não!) mas há programas que se usam para este tipo de resposta. acho que deves ir a procura do COREL (inciante) ou Illustrator / Indesign. notarás uma diferença.

se achas que o teu painel não resultou(eu acho que não) vê competições de arquitectura!

abraço e continuação

Obrigado pela informação, sim eu realmente não achei nada que o meu painel resultou, apesar de a minha professora perceber bem o meu trabalho pois acompanhou-me no processo, penso que o outro júri podia ter compreendido mais certos conceitos. Quanto á relação com a igreja, tenho o grande vão na zona da cafetaria, que se abre para a igreja.

• 11 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.