Miguel CJ Posted January 27, 2011 Report Share Posted January 27, 2011 Enunciado Tema: Desenvolver uma proposta de Arquitectura considerando: - A Igreja da Memória e o terreno adjacente a norte Uma definição de frente urbana Programa Equipamento de apoio ao bairro ao nível de actividades de tempos livres, no âmbito da dança e da música (aberto à utilização de diferentes estratos etários), com área bruta de construção de 500 m2, composto pelos seguintes espaços/usos e respectivas áreas: Espaço de recepção - Átrio e recepção com pequeno apoio de cafetaria e copa (60m2, pé direito minimo 3m). Espaço de actividades - Sala grande (180m2, p.d.m. 5m) com capacidade para ser subdividida em dois espaços autónomos e incluindo área para pequena assistência, Salas pequenas (2x30m2, p.d.m. 3,6 m2) Espaço administrativo - Sala (18m2, p.d.m. 3m) Espaço de serviço - Instalações sanitárias, vestiários e balneários com divisão de sexos (36m2 cada, p.d.m. 3m) mais armazém. A implementação desta estrutura deverá manter a acessibilidade aos portões dos logradouros existentes Deverão ser equacionados caso a caso os pés-direitos de cada espaço sendo p.d.m. uma referência do pé direito mínimo. Aqui estão os meus painéis e uns desenhos técnicos. Já agora gostaria que comentassem para além do projecto a organização dos painéis, não gostei muito do resultado final. Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro_Ribeiro Posted January 31, 2011 Report Share Posted January 31, 2011 boas Miguel, projecto: parece-me que segues o que é dito no enunciado e não tens uma visão critica ao mesmo. Acho que, se não o fizeste agora, deves o fazer para a próxima vez, perceber se é mesmo isso que o lugar necessita, ou apenas o que o enunciado diz. É verdade que o mesmo te limita a uma área bruta de construção. mas acho que deves ter um pensamento critico desde o inicio. as maquetes estão muito fixes. se calhar deviam ter sido trabalhadas no photoshop. a entrada no espaço, embora pequena(com a recepção muito próxima da porta, ganha profundidade com o pátio, o que me parece uma boa solução. acho que a maquete conceptual tinha mais "power" em termos de desenvolvimento do que o desenho final da tua proposta. Se calhar o caminho não foi o melhor mas foi o teu. a relação com a igreja parece-me um bocado esquecida, ou então não tão bem explicada. será aquele espaço que tens há frente da tua proposta? quantos aos paineis: tens de perceber que eles tem 3passo: Cativar, informar e detalhar Cativar passa, muito pelo olhar, por muito que te digam, a verdade é que os olhos comem! e tens de cativar o teu professor/juri/colegas para olharem para o teu painel(a tua maquete conceptual em grande poderia ser um bom exemplo para conseguires puxar a atenção de todos para o teu trabalho) o que faz as pessoas passarem por 300 paineis de estudantes pararem e olharem para o teu? o que sobressalta? o que é melhor no teu do que no outro? Depois a informação, as pessoas não querem só a imagem ou algo que as cative, precisam de sumo, de informação que possam dizer, este trabalho não é só imagem. passa por mostrares estratégias e aproximações da tua proposta. Será aproximações em termos de programa/ relação com o lugar / desenho. algo coerente mas que mostre que fizeste "o trabalho de casa" como todo o tipo de informação que achas que o projecto deva ter. Depois o detalhe, agora que as pessoas estão próximas do teu painel, não precisas de lhe dar texto com tipo de letra 25! o texto deve ter o tipo de letra pequeno pois as pessoas, neste caso, estarão a próximas do painel, aqui não te interessa o moço que passa a 4 metros do painel, mas o que está a entre 20 / 70cm do mesmo, e aí o texto deve se adaptar. outra coisa, importante! alinhas as coisas! não sei qual é o tipo de software que usas para produzir os teus painéis(por favor cad não!) mas há programas que se usam para este tipo de resposta. acho que deves ir a procura do COREL (inciante) ou Illustrator / Indesign. notarás uma diferença. se achas que o teu painel não resultou(eu acho que não) vê competições de arquitectura! abraço e continuação Link to comment Share on other sites More sharing options...
Miguel CJ Posted January 31, 2011 Author Report Share Posted January 31, 2011 Obrigado pela informação, sim eu realmente não achei nada que o meu painel resultou, apesar de a minha professora perceber bem o meu trabalho pois acompanhou-me no processo, penso que o outro júri podia ter compreendido mais certos conceitos. Quanto á relação com a igreja, tenho o grande vão na zona da cafetaria, que se abre para a igreja. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Catarina Gonçalves Posted January 19, 2012 Report Share Posted January 19, 2012 que nota tiveste, se é que posso perguntar? ;) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now