Jump to content
Arquitectura.pt


Escolas e curso


Recommended Posts

Na vossa opinião qual a melhor escola privada e publica de Portugal? E quanto custa o curso de arquitectura com licenciamento? O curso de arquitectura é muito trabalhoso e difícil? Em média quanto recebe um arquitecto por mês? Estas são algumas duvidas que tenho acerca da arquitectura mas, isso não mudará a paixão que tenho por ela... Agradeço a todos aqueles que responderem a estas questões e tenho muito orgulho de estar a falar com arquitectos e futuros arquitectos :p Obrigado :palmas:

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Boa noite
Tantas perguntas. Vou tentar responder desta maneira para simplificar as coisas:
a)Na vossa opinião qual a melhor escola privada e publica de Portugal?
- Depende, as estatais Porto e Lisboa estão muito bem "cotadas", as privadas, escolhe uma que tenha historia e acima de tudo seja reconhecida.
b)E quanto custa o curso de arquitectura com licenciamento?
- O curso em estatais tens de contar com as propinas materiais, livros, maquetas, e claro o investimento de estirador/computador etc etc... Nas privadas somas ainda o preço do curso...que sao bastante caros. mas o melhor é consultares algumas que se enquadrem no ponto anterior a).
c)O curso de arquitectura é muito trabalhoso e difícil?
- Sim o curso é muito trabalhoso, prepara-te para fazer noitadas (eu fiz muitas) para terminares os trabalhos. É muito exigente fisica como mentalmente. Não é por nada que muitos não chgam ao 3 ano do curso...piffam da cuca!!!!
d)Em média quanto recebe um arquitecto por mês?
- Isto depende, em que localidade estas a exercer a tua profissão, não existe tabela oficial, existe uma para honorários de obras publicas, mas como estamos em livre concorrencia , cada um faz o preço que bem entender. O calculo dos honorários variam, calculados à hora, por tarefa, etc.... No inicio da profissão como recem licenciado, ou ganhas muito pouco , ou nada pois ainda tens 9 meses de estágio à ordem dos arquitectos (isto se não passar a ser 2 anos).
e)Estas são algumas duvidas que tenho acerca da arquitectura mas, isso não mudará a paixão que tenho por ela...
- Acho muito bem, quem corre por gosto nao cansa!!!!:p

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Bom Dia
a)Na vossa opinião qual a melhor escola privada e publica de Portugal?
A Lusíada está sempre referenciada em tudo o que é papel... e depois?
b)E quanto custa o curso de arquitectura com licenciamento?
É barato, exceptuando os idiotas que gostam de fazer maquetas, comprar notas e fazer plágios de livros, quer de textos, quer de projectos.
c)O curso de arquitectura é muito trabalhoso e difícil?
Não é preciso fazer noitadas, as maquetas são uma treta, as apresentações ridículas histórias de embalar, que não tem sentido no mundo real. Não se pratica o mais importante. A loucura é só quando começa a trabalhar.
d)Em média quanto recebe um arquitecto por mês?
Entre nada a muito, dependendo de estar por conta de outrém ou por conta própria e uma cunha é sempre uma cunha.
e)Estas são algumas duvidas que tenho acerca da arquitectura mas, isso não mudará a paixão que tenho por ela...

Boa sorte!

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado pela vossa ajuda... Muito obrigado mesmo :palmas: Mas, fiquei com mais uma dúvida e peso imensa desculpa por isso... Eu gostaria de saber se é necessário alguma média a alguma disciplina especifica para poder entrar no curso de arquitectura... Agradeço muito, mais uma vez, a quem me ajudar :p


Boa tarde
Deverás solicitar essa informação junto da faculdade que queiras frequentar. Pois cada uma solicita uma cadeira especifica para o ingresso!

Espero ter ajudado
Abraço
Link to comment
Share on other sites

Enquanto o professor da a aula, pode sempre olhar pela janela e fingir, que todas as horas da sua vida a estudar serão recompensadas. Use a imaginação a desenhar nas mesas, poupe no papel, o País não vale o esforço, se realmente se esforçar, não o faça pelo País, dedique o seu esforço a outra coisa, trabalhar é mais divertido de que ter aulas.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Boas, Pedro :p Eu estudo Arquitectura na Faculdade de Ciencias e Tecnologia da Univesidade de Coimbra, e digo-te já, de forma desassombrada, que as condiçoes de trabalho nao sao as melhores. No entanto penso que recebemos uma boa formaçao e o ambiente aqui é fenomenal. Há sempre alguém com quem podes contar para pedir ajuda, nós aqui no dARQ (departamento de arquitectura - um órgão à parte dos restantes departamentos da faculdade) somos unidos e em geral o pessoal é honesto. Os professores são, em geral, competentes, e existem 4 turmas de Projecto 1 com cerca de 20 alunos com um professor cada, o que nos dá mais possibilidades de conseguirmos a atenção do nosso prof se lhe quisermos expor as nossas ideias. É óbvio que, contudo, e apesar de termos pessoas com quem podemos contar, convém mentalizarmo-nos de que estamos por nossa conta, não vá o diabo tecê-las. Mas tambem é assim em todo o lado, nao e? É um curso puxado, muito puxado. Nós andamos praí a fazer maquetes enquanto os outros cursos (até medicina, que são os do topo) praxam e vão prós copos. A questão das directas é relativa, tudo depende de como te estiver a correr o projecto e, principalmente, de como geres o teu tempo. Eu pessoalmente nao sou muito boa a geri-lo, sou um bocado atabalhoada e tenho a mania de improvisar para salvar a minha "vida". :) As propinas andam à volta de 1000€ por ano e as praxes são geniais... quando temos tempo para tal. Acima de tudo, digo-te já que é extremamente importante saberes que é isto que queres. Eu roí-me toda para cá entrar, porque era uma naba a GD e matematica. Mas imparável a desenho (ao menos isso...) o que se tem vindo a revelar muito importante. Sabes, o que nos mantém aqui, a aguentar directas, "boquinhas" de alguns professores, cortes nas mãos, dores nas pernas e a sacrificar os antigos momentos de lazer, é mesmo o amor à camisola. Paixão pelo curso. Sim, sou um bocado emotiva no que toca a este tipo de coisas.... De qualquer forma, desejo-te felicidades na tua escolha e no teu percurso. Se alguma vez te vieres a interessar pela Universidade de Coimbra e considerares vir cá parar, terei muito gosto em ter-te como caloiro :palmas:

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Enquanto o professor da a aula, pode sempre olhar pela janela e fingir, que todas as horas da sua vida a estudar serão recompensadas. Use a imaginação a desenhar nas mesas, poupe no papel, o País não vale o esforço, se realmente se esforçar, não o faça pelo País, dedique o seu esforço a outra coisa, trabalhar é mais divertido de que ter aulas.

se todos pensarem como o senhor é que isto não anda para a frente !
Link to comment
Share on other sites

Expressões como... CHEIRA A PALHA! você não aprende na escola! Só depois de 20 anos a estudar (faça as contas, contando com 2 estágios pelo meio), você chega a brilhante conclusão, que este País, não vale o esforço, dedique o seu esforço a outra coisa qualquer, mas não a este País. Eu faço as contas por si: 4 + 5 + 3 + 5 + 1 +1 +1 = 20 anos a estudar! Portanto eu se tivesse escolhido o caminho: 4 = 4 anos a estudar! Trabalharia, como serralheiro, pedreiro ou numa outra coisa qualquer, provavelmente ganharia muito mais do que ganho agora, teria expectativas de futuro e nem sequer tinha que despender cerca de 190 euros anuais em quotas. O País precisa de si, fique por cá, aqui existe sempre espaço para ser chulado...

Link to comment
Share on other sites

Expressão como... CHEIRA A PALHA! você não aprende na escola! Só depois 20 anos a estudar (faça as contas, contando com 2 estágios pelo meio), você chega a brilhante conclusão, que este País, não vale o esforço, dedique o seu esforço a outra coisa qualquer, mas não a este País.

Eu faço as contas por si:

4 + 5 + 3 + 5 + 1 +1 +1 = 20 anos a estudar!

Portanto eu se tivesse escolhido o caminho:

4 = 4 anos a estudar!

Trabalharia, como serralheiro, pedreiro ou numa outra coisa qualquer, provavelmente ganharia muito mais do que ganho agora, teria expectativas de futuro e nem sequer tinha que despender cerca de 190 euros anuais em quotas.

O País precisa de si, fique por cá, aqui existe sempre espaço para ser chulado...

Não me registei só para fazer este comentário.
Tem toda a razão, e acredite que percebo o seu lado e dou-lhe toda a razão.
Mas este é o nosso país, vivemos numa democracia e podemos mudar isto !
Como tudo na vida, é preciso organização, trabalho , esforço e força de vontade.
E digo-lhe mais uma coisa, neste país não somos chulados... para descrever o quanto o governo nos tira do bolso não existe palavra para descrever tamanho roubo ! É impossível manter uma empresa recente no activo !
Mas tal como disse, é preciso força de vontade e acreditar...
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.