Jump to content
Arquitectura.pt


Retorno monetário de habitações auto-suficientes


Miguel CJ

Recommended Posts

Se implementares sistemas de auto-suficiência total de energia numa moradia de 5 pessoas, a preços de hoje não pagas esse investimento nunca. No caso do fotovoltaico, pagas entre 6 e 10 anos, dependendo do local e do preço que consigas para a instalação, mas apenas para o equipamento que podes instalar com "feed in tarif". A preços correntes de electricidade, não pagas o equipamento no seu tempo de vida. Só se justifica essa solução se construíres uma casa muito longe da rede eléctrica.

Link to comment
Share on other sites

Se a cabana está isolada, é possivel que o preço de lá levar a rede eléctrica seja tão elevado que compensa colocar sistemas renováveis, no entanto vai-te sair muito mais caro do que se tivesses lá electricidade da rede. Se não tens rede, terás que ter formas de armazenamento da energia, designadamente baterias, o que encarece ainda mais. Podes instalar placas solares térmicas para a água quente, placas fotovoltaicas para a electricidade e baterias para armazenar a energia. Dependendo da zona, podes optar por utilizar eólica em vez de fotovoltaica. No teu caso, finalmente, eu arranjaria um gerador a combustível, como forma de backup. Também deverás precisar de um sistema de backup para a água quente (provavelmente, gás). Tudo isto junto, é um investimento considerável.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.