Jump to content
Arquitectura.pt


[Evento] II Jornadas Quercus de Arquitectura Sustentável - 23 Oct


Arq.to

Recommended Posts

II Jornadas Quercus de Arquitectura Sustentável

Imagem colocada

ZED Factory, o atelier responsável pelo projecto BED ZED, o aclamado bairro britânico com edifícios de baixo impacto ambiental, vai estar dia 23 de Outubro nas II Jornadas Quercus de Arquitectura Sustentável, no Porto.

No passado dia 18 de Setembro deram início as II Jornadas Quercus de Arquitectura
Sustentável no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett no Porto.

No segundo painel a 23 de Outubro, o tema incidirá sobre os “Materiais e Tecnologias
Sustentáveis”. O objectivo passa por dar a conhecer e promover materiais amigos do ambiente utilizados na construção como por exemplo o bambu e a palha, assim como tecnologias passíveis de melhorar, entre outros, o desempenho energético do edifício. É o caso do atelier ZED Factory, que estará pela primeira vez em Portugal para nos apresentar um caso prático de um quarteirão. Autor do projecto Bed Zed, este atelier tem desenvolvido uma prática inovadora, projectando edifícios com baixo impacto ambiental, onde o edifício fornece a sua própria energia sem recorrer a combustíveis fósseis ou a energia nuclear.

No segundo painel destacam-se ainda as apresentações do primeiro edifício na Península Ibérica com a Certificação Leed de nível “Gold” da Sonae e a apresentação do arquitecto Ignasi Pérez Arnal, autor do livro “Eco-Materiais”.

A encerrar o ciclo da segunda edição das Jornadas Quercus de Arquitectura Sustentável, o dia 27 de Novembro, dedicado às “Cidades Sustentáveis”, contará com as apresentações de Eduardo Oliveira Fernandes, da Agência Municipal de Energia do Porto, sobre “Rede Urbana de Calor e Frio na Baixa do Porto”; do arquitecto Luis Moya com o tema “La red continua de espacios libres verdes como matriz urbana”, entre outras.


Esta II edição das Jornadas Quercus de Arquitectura Sustentável prima pela apresentação de
novas soluções tecnologicamente sofisticadas e de casos de estudo com grande impacto no âmbito do sistema arquitectónico nacional. Um dos principais objectivos das jornadas é o de visar e explanar soluções que ajudem a incrementar, de uma forma eficaz, uma arquitectura realmente sustentável. Este evento tem sido uma oportunidade valiosa para técnicos e estudantes contactarem com novas tecnologias e comunicarem em primeira mão com os principais pioneiros da área da construção sustentável.

PROGRAMAÇÃO

Materiais e Tecnologias Sustentáveis

Data:
23 de Outubro
Local:
Biblioteca Almeida Garret (Google Maps)

Manhã

09h30 Recepção
10h00 Apresentação
10h15 O caso do Edifício “Sonae Maia Business Center” Filipe Andrade Rocha, engenheiro – Edifícios Saudáveis Consultores
10h45 RE-ARCHITECTURE: passado, presente e futuro Ana Roders, arquitecta – Universidade Técnica de Eindhoven, Holanda
11h15 Intervalo
11h30 Arquitectura Sustentável – Materiais e técnicas construtivas Vítor Varão, arquitecto
12h00 Ultralite S1: A tecnologia dos adesivos Mapei ao serviço da sustentabilidade
Nelson Moreira, engenheiro – Mapei
12h30 Debate
13h00 Almoço

Moderação: Jorge Lira, Arquitecto

Tarde

14h30 A experiência Remade in Portugal: nada de novo! Roberto Cremascoli, arquitecto – Projecto Remade in Portugal (direcção artística)
15h00 Projecto Emerging Ghana Ana Morgado e Maria do Carmo Sousa Macedo Caldeira, arquitectas - blaanc borderless architecture e João Caeiro
15h30 A Vegetação no Espaço Urbano – Contributos para um Urbanismo mais Sustentável Laura Roldão e Costa, arquitecta paisagista, professora auxiliar convidada UTAD
16h00 Eco-Materiais Ignasi Pérez Arnal, arquitecto, Escola Superior de Disseny ELISAVA, Barcelona
16h30 Intervalo
17h00 The ingredients of a zero carbon – zero waste city – Evolving a ZEDquarter with examples from the ZEDfactory Bill Dunster, Principal of The Zedfactory
17h30 Debate
18h00 Conclusão

Moderação: Luís Pinto de Faria, arquitecto, Professor Associado UFP


INSCRIÇÕES

O custo da inscrição compreende:

  • Participação nas sessões do encontro;
  • Acesso aos vídeos de todas as conferências (versão integral);
  • Acesso às apresentações em “pdf ” através do site;
  • Almoço e Cafés nos intervalos;
  • 4 Créditos por cada dia para os arquitectos estagiários inscritos na Ordem dos Arquitectos;
  • Certificado de presença.
Membros do Arquitectura.pt

1 dia: 35 euros
2 dias: 60 euros

Para usufruir deste desconto basta que ao enviar o recibo do pagamento incluam o nickname/nome de utilizador e respectivo e-mail que se encontram registados no fórum.

Profissionais/ Outros

1 dia: 50 euros
2 dias: 100 euros

Informações e pagamentos:
http://jornadasquercus.com/inscricao/

Para mais informações:
http://www.jornadasquercus.com/
Link to comment
Share on other sites

Bom dia António,

O tópico já foi actualizado:

Para usufruir deste desconto basta que ao enviar o recibo do pagamento incluam o nickname/nome de utilizador e respectivo e-mail que se encontram registados no fórum.


Qualquer dúvida não hesite em contactar-nos.
Link to comment
Share on other sites

desde ja obrigada pela oportunidade que estao a dar a todos nós, mas infelizmente nao vou poder comparecer. nesse mesmo fim de semana ira ocorrer o 2º encontro internacional- World Heritage Portuguese Origin, em Coimbra, ao qual ja me comprometi, se as datas nao estivessem sobrepostas teria com todo o gosto participado nos 2....

Link to comment
Share on other sites

Exmos. Senhores Seria interessante organizar esta mesma conferência em Lisboa Poderia organizar e tentar disponibilizar o Auditório da Universidade Lusiada de Lisboa Daria sem dúvida a esta conferência um caracter mais nacional, fazê-la no Porto e em Lisboa Esperemos que esta sugestão tenha efeito

Link to comment
Share on other sites

Exmos. Senhores

Seria interessante organizar esta mesma conferência em Lisboa
Poderia organizar e tentar disponibilizar o Auditório da Universidade Lusiada de Lisboa

Daria sem dúvida a esta conferência um caracter mais nacional, fazê-la no Porto e em Lisboa

Esperemos que esta sugestão tenha efeito


Caros colegas,

concordo com a sugestão de Cpatrício.Por um lado , até porque este ano estou perante um programa em projecto que refere o termo sustentabilidade, um projecto mujito interessante no concelho de óbidos que aconselho vivamente a espreitarem no site da câmara.
o projecto tem como nome de "creative clusters" cidades de baixa densidade.

cumps
Link to comment
Share on other sites

Ando a recolher informação sobre o projecto BedZed para um trabalho académico que estou a desenvolver no âmbito duma pós-graduação em construção sustentável que estou a frequentar. Infelizmente não me será possível estar no evento da Quercus, pelo que agradecia a qualquer dos colegas que eventualmente nele venha aparticipar, se me poderá facultar o PDF referente à intervenção do Arq Bill Dunster. O meu mail é:

vitor.nina@clix.pt

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde Sou membro do site mas resido fora de Portugal e por motivos de trabalho nao me vaiser possivel participar na conferencia q alias, eh de grande importancia para mim. Existe algum meio de aceder a literatura da conferencia aqui mencionada em pdf? Obrigado e cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Lembro a todos que a Quercus realiza mais um evento dentro das Jornadas de Arquitectura Sustentável a 27 de Novembro.

Este evento inclui um preço especial para membros do Arquitectura.pt, para mais informação sobre o evento visitem o link:
http://www.arquitectura.pt/forum/f14/evento-ii-jornadas-quercus-de-arquitectura-sustent-vel-27-novembro-15030/

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.