Jump to content
Arquitectura.pt

Recommended Posts

Boas, sou arquitecto à 4 anos e como sabem isto anda um pouco parado por estes dias, e gostaria de aproveitar para tirar um curso para me valorizar. Qual os cursos (formação) que aconselham para que um arquitecto possa sair mais valorizado( e que não sejam muito caros). Obrigado

qual a sua Vocação? que ramo quer "seguir", sem ser elaborar Projectos de Arquitectura: - Obra (direcção e fiscalização) - Projectos Especialidades (RCCTE; Acustica; SCIE) - Comercial (delegado comercial de mat. cons. civil) - Visulaização ( 3D e afins)

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Eu neste momento quero é algo que me de mais trabalho no futuro, quanto à vocação fica para segundo lugar. Desses que sugeriste, qual é que acham que dará mais no futuro (exepti perito RCCTE pois ainda me falta um ano para ter os 5 de pratica profissional requeridos) Cumprimentos

Mais €€€, é sempre a Obra. Mas com tantos eng.º.. vai ser dificil, aliás como tudo o resto. O 3D, é para esqueçer, pois existe excesso de oferta. Os Peritos RCCTE, pelo que tenho ouvido, já tem os preços completamente "queimados"... e não é fácil e não é barato Acustica, tens de tirar o curso na OA, não é barato, e é necessário alguma matemática. SCIE, é estudar a legislação, e tirar um curso em condições, nada desses de 10 ou 20 horas. De qq maneira não te ensinam a fazer um Projecto, ensinam-te a compreender os fundamentos, a legislação. Os cursos para 3 e 4ª cat. de risco, custam cerca de 2000€ (120horas), apenas para quem já tenha mais de 5 anos de actividade. Comercial - Não sei como anda a bolsas de emprego, mas deve estar mal. Também tens os cursos de HST, alguns são comparticipados... é procurar. NOTA: Os contactos, são importantes. A Sorte também.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Não faça nada, nem pense em tirar mais cursos, isto é excesso de ambição e provavelmente as pessoas pensarão:

Este tipo anda a roubar o pão da boca das pessoas... ambicioso de *****!

Avaliação Imobiliária... não se meta nisso, principalmente se for Pós Graduação pela CMVM... ora, ora, fazer Avaliações, para determinar o crédito a conceder pelos bancos... um pouco ambicioso não? Não queria mais nada... existe uma disciplina muito interessante, chamada Fiscalidade, deveras conhecida pelo número de vítimas que faz, principalmente quando o curso é intensivo.

Peritos RCCTE... mais um curso, para passar um certificado da treta, com uma formação que deveria ser base nas Licenciaturas de Arquitectura e Engenharia, ora, ora, mas nós temos que gastar mais dinheiro não é? Bem, existe aquele impedimento dos 5 anos de experiência, provavelmente quando já não o tiver, o mercado estará mais saturado.

Direcção de obra... como Arquitecto, só com uma cunha, qualquer boa empresa de Construção pretere um Arquitecto a favor de um Engenheiro, está tramado, principalmente com 4 anos de experiência... só irá fazer figura de parvo, já que, a aprender alguma coisa é na obra e não nos livros. Para lidar com gente da obra, é necessário ter uma voz bem colocada, gritar e berrar... os tipos das obras ouvem mal... alguns nem ouvem... e de vez em quando, existem uns atritos.

TSHT, esqueça... como Arquitecto que é, não precisa nada disso, o mais importante no fundo, é que aquela treta que se chama PSS, seja mais do que um monte de papel, você precisa de responsabilizar as pessoas na obra, pelo facto de não quererem usar equipamentos de protecção individual e colectiva... horas perdidas a gritar de forma inconsequente... imagine um bonequinho, com colete, capacete, umas botinhas a gesticular sozinho na obra... que figura de ***** pá!

Fazer 3D, isto é coisa de Designers, ora, ora, se você é Arquitecto, por razão quer ser Designer? Não olhe para trás, eles e elas não gostam... você projecta coisas que vão ser construídas, muito mais importante do que uns pixels num bocado de papel. Horas e horas a fazer extrusões a polígonos, a aplicar texturas nos sólidos, a acertar as juntas dos azulejos, a equilibrar a luz natural, com a luz artificial, a fazer tapetes e relva com displacement, bump maping, pós-produção em Photoshop, que nervos pá... que seca do ******* quando o PC não faz o render até ao fim... horas perdidas.

Acústica, esqueça, demasiado específico.

SCIE, esqueça, demasiado específico.

Bem... deu para entender a minha ordem de preferência.

Bolas!.. Também não é assim... "Turistas" destes. que colocam cruzes em tudo, derrotam qualquer força anímica. Não é justo. Sejamos solidários. Aproveite para se valorizar. Colher experiência/s e formação de especialidade. A área da reabilitação é o futuro. Boa sorte. .

Bom dia...... Trupe, se de momento te queres manter ocupado num curso, ja que o mercado não dá grandes perspectivas de melhoria, não tentes ver a formaçao apenas pelo aspecto do retorno monetario de que daí possa advir. No geral todas as formaçoes acima citadas, se fossem noutro contexto económico mais positivo, dariam todas dinheiro a quem delas possuísse habilitaçoes. Mas o facto, é a de que neste momento invistas em algo que gostes muito (dentro das possibilidades da arquitectura), pois o mercado nem sempre vai ficar assim, apenas esta anémico. Eu pessoalmente invisto no 3D (porque é uma area de que gosto muito), sendo uma ferramenta nos dias que correm muito imprescendivel, e não é apenas para designers, pois a maior parte deles nem um projecto de arquitectura sabe ler. Mesmo que o mercado esteja saturado, ao menos sei que tou a investir em algo que gosto; e os resultados saem melhor. Por isso o meu concelho será de tu veres a area que gostes mais e investe nela.....o resto. Epa arranja contactos, pois atraz deles vem aqueles €€€€€ todos :p

Narayan , tens uma certa razão, eu sei trabalhar com autocad, archicad 3d e artlantis, mas tenho reparado que muitos atelier não andam a usar esses programas, e andam a usar o revit, e estava até a pensar tirar um curso de revit....sempre dá uma ajuda de futuro e saber trabalhar com mais um programa nao faz mal, ainda por cima eu gosto de trabalhar com 3d....se calhar vou por esse caminho......:p
  • 5 months later...

Da minha experiência há bem mais gente a usar archicad do que revit. Não gosto muito de frequentar cursos, prefiro seguir o meu ritmo...acabei agora uns tutorias de archicad que saquei de um site (http://www.nd-ti.com/downloads.html) e acho mais interessante do que fazer um curso...e por experiência ninguém liga nada aos diplomas dos cursos metidos nos curriculos...

pois, mas no meu caso dá geito o diploma...pois dá me credenciais para poder ensinar revit, visto que tenho o cap....simplesmente por isso..... Ps..ja tirei o curso, interessante...mas o archicad e o revit, são a mesmíssima coisa, apenas tem comandos diferentes...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.