Jump to content
Arquitectura.pt


Melhor software de desenho de arquitectura


Qual o melhor software de desenho de arquitectura?  

623 members have voted

  1. 1. Qual o melhor software de desenho de arquitectura?

    • Autodesk Architectural Desktop
      48
    • Autodesk AutoCAD
      237
    • Autodesk Revit Building
      93
    • ArchiCAD
      152
    • Microstation
      9
    • VectorWorks
      27
    • Sketchup
      38
    • Outros. Quais?
      25


Recommended Posts

Roy ... acho q nunca estivemos assim tão de acordo e em sintonia um com o outro como agora. Os processos evolutivos são cíclicos. Dos CADs arcaicos passamos para os híbridos CAD-BIM ... e agora já começamos a perceber q é possível trabalhar em ambientes BIM mais verdadeiros (2ª geração BIM) ... e brevemente estaremos na 3ª geração BIM ... 4D, 5D BIM, etc ... Os desenvolvedores dos softwares não estão a dormir e nem podem. Existem desenvolvimentos internos a cada marca/empresa onde eles vão testando e aperfeiçoando as tecnologias com aplicações futuras ... A liderar as evoluções tecnológicas q têm havido, há uns tempos os produtos genércios (AutoCAD/Microstation) dominavam; começou a haver especialização e segmentação do mercado novas tencologias começaram a aparecer e a liderar (Archi/ADT/Allplan, etc) ... com a evolução da tecnologia o Revit está a assumir cada vez mais como um Standard e referência para a evolução de outras tecnologias ... e isso não vai parar. As várias empresas estão a reagir. Já se ouve falar na possibilidade dos produtos da concorrência importarem naturalmente os RVT's como acontecia até então com os DWG's ... Para a frente q é o caminho :)

Link to comment
Share on other sites

Exactaente... tamvém não poderia estar mais de acordo com o Rui e com o complemento do refs... É nesse sentido que as minhas "lutas" diárias se travam com outros utilizadore. Não é impor, pois tal como oRui disse, respeito que usa outras tecnologias (incrível que pareça, conheço pessoas que ainda hoje utilizam o autoCad 14...). Também tenho certeza que daqui a uns anos estaremos todos aqui neste e noutros foruns a dizer que o BIM é coisa do passado e que hoje existe algo bem melhor... Será? Quanto ao BIM... também totalmente de acordo, apesar do meu muito pouco conhecimento, que o Revit leva neste momento todas as vantagens como um verdadeiro BIM!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

O melhor Software na minha opnião é sem duvida o Rhino, Isto porque para além de ser um programa de modelação 3D bastante versatil, permite neste momento desenhar "D tal como o AutoCaD com alguns comandoas a funcionarem um pouco melhor e por fim porque o seu preço de licença é imbativel por qualquer um dos outros. Como nota final de referir que para quem ambiciona trabalhar no exterior em alguns dos mais conceituados studios mundiais o uso expedito deste software é quase sempre um requerimento.

Link to comment
Share on other sites

Bruno eu até posso compreender que gostes do revit... mas não vale a pena negar o obvio... se quiseres dou-te uma mão cheia de grandes studios que usam o rhino como ferramenta de concepção preferencial... e que está presente ao longo de todo o processo de desenvolvimento do projecto..

Link to comment
Share on other sites

Guest Victor@ArchiCAD@Infor

O ArchiCAD permite ao arquitecto 360º de liberdade. Pode começar a criar a arquitectura a partir do puxador de uma porta se quiser. O que destingue o projecto feito em AutoCAD para o feito em ArchiCAD é que em ArchiCAD não desenhamos linhas, arcos e pontos, desenhamos paredes, janelas, portas, coberturas, etc. Tens que exprimentar e/ou ver o ArchiCAD. Coloca-te a ti esse desafio. Deixo-te esta constatação: não encontras ninguem que saiba trabalhar com o ArchiCAD desempregado... mas encontras muitos desempregados que sabem AutoCAD... pensa bem nisto.

Link to comment
Share on other sites

Correcção... No Archicad começas por não desenhar com linhas e arcos (começas por paredes, portas e janelas), mas terminas a corrigir TODOS os teus desenhos com linhas, arcos, tramas e afins, para garantires qualidade gráfica e qualidade representativa do teu projecto... O Archicad é um bom software de desenho de arquitectura, a 2d garantindo ter toda a informação num só ficheiro com a possibilidade de trabalhar em equipa. Muito bom para isso, mas nada mais do que isso. Como BIM... nem lá perto. Mas como software de desenho e de estudos prévios básicos é muito bom.

Link to comment
Share on other sites

Concordo plenamente Rui... Estar a comparar uma coisa com outra é incoerente porque são softwares que pretendem dar respostas a necessidades de projecto diferentes... Eu já utilizei varios softwares ao longo do tempo.. e de todos o que melhor responde ás minhas necessidades é sem duvida o Rhino... primeiro porque é intuitivo e facil de apreender as logicas do seu funcionamento, depois porque em termos de control sobre geometrias complexas quer na sua concepção, como na sua tradução para componentes, o Rhino apresenta-se muito bem aproxiimando-se ja nesta ultima versão com logicas parametricas que quase o fazem extravazar o conceito de software de modelação. Quanto á questao do emprego lançada pelo representante do archicad em portugal.. acho que é totalmente desproposita ate porque eu estudo numa faculdade onde o archicad é leccionado e não é por isso que os alunos têm alguma vantagem quando vão á procura de um emprego... pode ser como qualquer conhecimento adquirido uma mais valia.. mas perfeitamente igual a ter conhecimentos de um qualquer software que permita uma tradução 2D e 3D do projecto...

Link to comment
Share on other sites

Guest Victor@ArchiCAD@Infor

Realmente Rui, lamento imenso... (porque te conheço bem), és daqueles futuros arquitectos, que com a sua opinião, positiva ou negativa... nunca contribuirão com nada para a evolução dos softwares, ou mesmo da sociedade em geral. Fazes parte daqueles Portugueses, que passam a vida a dizer mal de tudo, e que tudo está mal, sem nunca contribuir com nada positivo, sempre criticando, todos de A a Z. Como já te disse muitas vezes e penso que pelo facto de seres ainda um rapaz novo, tenta ver o lado B da vida. O teu discurso é sempre muito contraditorio, ainda por cima vindo de alguem que utiliza o ArchiCAD que aconselhou a compra do mesmo depois de conhecer "bem" os outros ditos softwares BIM.

Link to comment
Share on other sites

Não vou entrar na via da ofença pessoal ou da critica pela critica para chamar a atenção ou sair a ganhar... Precisamente por conhecer um pouco de todos os softwares, e utilizar bem 3 em especial posso dizer, por experiência própria, as vantagens e desvantagens no uso de cada um deles. A critica, seja positiva ou negativa, contribui sempre para o crescimento do objecto criticado, desde que o mesmo esteja disponivel para ouvir e aceitar essa mesma critica e esteja disposto a mudar o que está errado. O Archicad tem evoluido pela via mais fácil, ou seja tem estado meio estagnado, continuando com as mesmas fraquezas e defeitos. Fiquei estremamente desiludido com as novidades da versão 12 que acrescem em pouco as da versão 11 e fiquei ainda mais desiludido por constactar que o archicad como BIM não está nem lá perto. Já te lancei o desafio para me demonstrares que não tenho razão nas minhas afirmações. Mas até hoje o teu discurso vai contornando a questão, fugindo a um compromisso. Estou disponivel a que os melhores utilizadores de Archicad me demonstrem como fazer medições rigorosas neste programa, me demostrem como fazer encarnados e amarelos (desenhos muitas vezes obrigatórios num processo de project - deixe-mo-nos de idealismos, esta é a vida real), e me demonstrem como é possivel obter peças desenhadas correctas a partir do modelo virtual (plantas alçados e cortes), pois até hoje todos os desenhos obrigaram a edição 2d e muitas vezes redesenho todas de algumas peças desenhadas. Ora, desculpem-me os mais senciveis, mas isso não é BIM. Isso é trabalho desnecessário. Das duas uma: ou abandonam o termo BIM e voltam a qualquer coisa do tipo archicad (um cad evoluido para arquitectura) ou então têm muito que evoluir para serem considerados BIM... Esta é, volto a frizar, a minha opinião, apenas e só a opinião de um utilizador que conhece e utiliza estes softwares no dia-a-dia e sabe o que diz.

Link to comment
Share on other sites

Guest Victor@ArchiCAD@Infor

Se a na minha resposta anterior interpretaste alguma ofensa pessoal, peço desculpa pois não era essa a intenção. Tambem não vou alimentar mais esta "polémica". Quanto ao resto, eu continuo a aguardar o tal "documento" para enviar para a Graphisoft com as tuas "queixas". Só com coisas concretas, objectivas e pragmaticas é que conseguimos ser ouvidos e positivamente contribuir para introduzir inovações. Na Graphisoft ouvimos os utilizadores, pois são eles que utilizam a ferramenta.

Link to comment
Share on other sites

Pois,
Revit vs Archicad!! Uma luta interminável...

Vejo o que vejo e conheço relativamente bem o Revit, pois utilizo-o como profissional. Do Archicad conheço apenas o que me demonstram e concordo com o que o Rui diz, sem tirar mérito próprio ao ArchiCad. Este último tem ferramentas interessantes de modelação, mas depois... bem, toda a parte de retoques e afisn faz com que todos os utilizadores que conheço, sem excepção, e tal como o Rui diz, converte tudo para 2D, chegando inclusive a redesenhar todo o modelo, pois, porque esportar para dwg e trabalhar num cad, bem da última vez que experimentei (confesso, há alguns anos...) sobre uma linha tinha, sem exageros, umas 10 sobrepostas!!

Gostei também da afirmação do Victor:

Na Graphisoft ouvimos os utilizadores, pois são eles que utilizam a ferramenta.

Desculpem lá a minha ignorâcia na concepção desses documentos, mas não acredito de todo que apenas um documento, por mais fundamentadoque seja, de apenas um utilizador, faça que uma empresa mesmo como a Graphisoft a ouça... Um em muitos não é nada!

Respondendo ao Miguel Neto, é engraçado que em Revit e mesmo com os automaismos, consigo tirar proveito e vantagens deles e consigo ao mesmo tempo, sem descurar qualquer tipo de caprichi ou preciosismo e ter controlo na íntegra do meu projecto, tal como consegues no autocad... e eu também!
Repara que linhas conseguimos controlar na íntegra... E o projecto, consegues controlar? Sim, sei que sim, como eu o controlo; a verdade é que não tão bem como um software como o Revit ou outros idênticos! Capacidade de respostas e produção de trabalho de certeza que não... Continuo a dizer, sem descurar o projecto nem as nossas exig~encias gráficas!! E tudo com os automatismos...
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

É pena que aqui neste cantinho naão se fale de um senhor programa.... chamado spirit
a ultima versão que existe é a 15 e em Portugal já houve representação na altura em que a versão 9 estava no ar. Só que aqui os dealers eram tão honestos que a softtech lhes retirou a reprentação. Visitem http://www.softtech.com . Ja trabalhei com a versão 9 e por motivos profissionais deixei-me de utilizar ( já na altura batia aos pontos o celebre ADT da autodesk)
agora fui pesquisar vi a versão 15 e fiquei siderado... vejam e digam qualquer coisa.....

cumps.

Link to comment
Share on other sites

É pena que aqui neste cantinho naão se fale de um senhor programa.... chamado spirit
a ultima versão que existe é a 15 e em Portugal já houve representação na altura em que a versão 9 estava no ar.
cumps.



Eu lembro-me da versão Light, até tinham anúncios na televisão. Já na altura me pareceu muito interessante.

E o Arris ainda mexe, já vai na versão 9.3 e é, também, um senhor BIM. Pena que por aqui a Autodesk seja como os eucaliptos...
Link to comment
Share on other sites

Trabalho com o AutoCAD há já quase 20 anos... já dei aulas de CAD, e para mim a grande vantagem do mesmo sempre foi a transversalidade: tanto serve para arquitectos, como para engenheiros, designers, etc... Mas realmente para Arquitectura, há já muito tempo que quero mudar, mas sinto dificuldade em fazê-lo. Reconheço que não faz sentido andar a fazer linhas, mas verdade seja dita, ainda não me consegui decidir por nenhum, acima de tudo por falta de tempo - é que o trabalho não pára para poder mudar de plataforma de trabalho. Dado o meu "vício" no AutoCAD, e a familiaridade que tenho com os softwares da Autodesk, sentirme-ia tentado a apostar no Revit... não fôra a política de preços desta empresa, que é outro dos motivos que me faz querer deixar o AutoCAD.

Link to comment
Share on other sites

Mudar custa. Mudar de estirador para CAD causou confusão na cabeça de muita gente, que hoje já nem sabe usar uma régua de paralelas. Mudar de CAD para AEC também pode custar, mas garanto eu, e todos aqui que já passaram pelo mesmo, depois de mudar já se sofre quando se tem de voltar ao Autocad. Sinceramente, dos BIM que experimentei, aquele em que consegui trabalhar em 2D tão bem (e às vezs melhor) do que no Autocad, foi o Allplan. Ainda temos um por aqui, porque às vezes dá jeito para pequenas alterações em projectos mais antigos (se forem grandes alterações, é mais rápido converter para o Allplan), mas comprámos um daqueles linha branca, por 300 €, e estamos satisfeitíssimos.

Link to comment
Share on other sites

Sim, concordo com o Lichado... A mudança que temos que passar será equivalente à que ultrapassamos quando começamos a utilizar um software do tipo CAD. Para BIM, o processo será moroso e complexo,pois irá mexer na organica de trabalho e metoologia. CLaro que cada um fala das suas experiencias; no meu caso, de todos os que conheço, apenas o Revit enche-me as medidas como arquitecto, tecnico e apaixonante destas coisas de novas tecnologias. É verdade que existem muitos softwares, muitos em muito melhor que o Revit, mas no global, e na minha opinião, o Revit leva vantagem! Também trabalho no AutoCad há 14 anos, dei imensas horas de formação de AutoCad (2D, 3D, avançado,...) mas hoje custa-me quando volto ao AutoCad e tenho que fazer... linhas! O facto do AutoCad ser transversal a todas as áreas é bom por isso, mas é mau pela falta de objectividade: ou seja, é o objectivo do mesmo! ;)

Link to comment
Share on other sites

Pois.... Tudo isso são verdades mas basta olhar para a votação para perceber que as pessoas ACHAM que o AutoCAD é o MELHOR SOFTWARE PARA ARQUITECTURA. Não deixa de ser estranho. Ninguém perguntou que software usam. A pergunta foi clara e objectiva... Qual acham que é o melhor, ou melhor, qual melhor serve os propósitos e necessidades de um arquitecto no seu processo de trabalho. Mas a resposta parece ser a mesma.... O AutoCAD... Serei eu que sou parvo e tou a ver tudo ao contrário, ou esta gente prefere desenhar linhas a pensar projecto???? Não estou aqui a defender o revit, ou outro qualquer. Este é apenas o software que escolhi e como tal de minha eleição. Acima de tudo defendo abordagens BIM, mas as pessoas continuam a defender abordagens CAD. Só para se ver até onde vai a confusão desta gente (e não quero ofender ninguém) muita gente chama o AutoCAD de CAD. Mas ainda não perceberam que CAD é uma filosofia (Computer Aided Design)???????? Que CAD's há muitos (AutoCAD, BrisCAD, IntelliCAD, ProjeCAD, Vestorworks (o não architect), entre muitos muitos outros)??????? E BIM não é uma aplicação é uma filosofia (Building Information Modelling) e que BIM's também há muitos - uns mais que outros é certo???? Todas estas confusões são reflexo de falta de conhecimento. São reflexo de falta de pesquisa, procura, informação e acima de tudo tentadiva, experimentação, e com isso opinião. Por isso se confundem as coisas e como tal as opiniões... É estranho, mas em todos os meus posts neste tópico têm sido neste sentido - informar as pessoas de que CAD é uma coisa, BIM é outra, que BIM será o futuro presente e que quer queiram quer não um dia será de outras tecnologias mais avançadas de que se irá falar.... A resistência de passar do estirador para os sistemas CAD também foi morosa e foram muitos aqueles que diziam que jamais se iriam juntar a essa elite dos CAD's. Hoje quem é que não usa o CAD (não é o AutoCAD!!!)???? A pergunta que fica desta já longa discussão é o porquê de ateimar em sistemas CAD? Por que raio as pessoas preferem desenhar duas linhas e uma trama do que desenhar uma parede? Porque raio se preferem desenhar todas as peças desenhadas a "puxar linhas" do que a modelar um projecto a 3d? Porque raio preferem gastar 70% do tempo de projecto a desenhar em CAD e apenas 30% a pensar no projecto, em vez de inverter estes números? Será que ainda não perceberam que não estamos a falar de programas e de informática aqui??? Estamos a falar de arquitectura, de formas de controlar a arquitectura, de formas e filosofias de projectar arquitectura. Porque independentemente da ferramenta que usamos o objectivo é só um representar um projecto de um edifício. Porquê perder tempo a representar a realidade em vez de a controlar e a simular??? Para ter desenhos bonitinhos??? Porque BIM significa não controlar as coisas??? Porque BIM é sinónimo de menos tempo a projectar??? Porque BIM significa limitações??? Ou será porque o BIM implica mudança e isso gera medo e desconfiança??? Não quero com isto dizer que o BIM é que é bom. Quero é perceber o que leva as pessoas a investir o seu tempo em sistemas CAD. Até porque aqui os BIM users estão em clara minoria e eu gostaria de perceber porquê? Provem-me que os sistemas CAD são melhores.... Talvez aqui o errado sou eu... "E o burro sou eu??!!..."

Link to comment
Share on other sites

Subscrevo na íntegra! Tal como o Rui disse, também não defendo o revit em prol de outros softwares BIM. A minha "luta" diária é perceber porque é que se teima em fazer arquitectura com os tais CAD's... as tais linhas! Acho que a conclusão e a resposta a istoé "simples" mas imcompreensível: porque é mais fácil e porque dominamos! Quem trabalha em CAD e tenta aprender BIM pensa que CAD é dominável e BIM não (ab)dominável. Quem trabalha em CAD não compreende que émais difícil aprender CAD que BIM... falo por experiencia que dou formação em AutoCad e Revit! BIM não é uma tecnologia onde somos dominados por ela, não éuma tecnologia caprichosa onde podemos e temos que fazer o que ela quer e "define". BIM apenas ajuda-nos a projectar e a pensar arquitectura... tal como o Rui diz, não é passar 70% do tempo de projecto a puxar linhas, offset, trim, extend, bla bla bla... Fica a pergunta: porquê!?

Link to comment
Share on other sites

A minha "luta" diária é perceber porque é que se teima em fazer arquitectura com os tais CAD's... as tais linhas!

Fica a pergunta: porquê!?


Boa pergunta.

Talvez o próprio Décio poderá respondê-la, uma vez que trabalhou durante 14 anos com o Autocad quando já existe software alternativo que faz a tal modelação 3d e documentação automática há 26 (estou a falar do Archicad).
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.