Jump to content
Arquitectura.pt


Melhor software de desenho de arquitectura


Qual o melhor software de desenho de arquitectura?  

623 members have voted

  1. 1. Qual o melhor software de desenho de arquitectura?

    • Autodesk Architectural Desktop
      48
    • Autodesk AutoCAD
      237
    • Autodesk Revit Building
      93
    • ArchiCAD
      152
    • Microstation
      9
    • VectorWorks
      27
    • Sketchup
      38
    • Outros. Quais?
      25


Recommended Posts

Bem... cá venho eu outra vez... Começo já pelo titulo deste quadro... Melhor software de desenho de arquitectura??

Estamos a falar do melhor software de arquitectura certo??? E vêm responder o autocad??? Não pode, não é o melhor, e quem o pensa assim é "ignorante" (desculpem-me os lesados). Toda a gente sabe que não é melhor. Isto é o mesmo que pensar que o Word é o melhor software para fazer um painel de apresentação... quÊ???

Não o autocad não é o melhor, e eu não disse que o desenho 2d não é necessário, mas sim desnecessário. Ligeiramente diferente.... Mas o problema está que as pessoas pensam que é preciso 2d para projectar e não é. Eu tb desenho a 2d no revit (e este é até completo o bastante) claro. Seria maluco se pensasse em fazer um pormenor construtivo a 3d. Nem pensar. Chama-se a isso desenho. Mas ao resto??? 2d??? Nem para estudos volumétricos o uso...

É aqui que se encontra o ponto de discórdia. Votem no vectorworks, no Autocad architecture, no Bentley architecture (embora eu ache que estes não são propriamente softwares para arquitectura mas sim adaptações frustadas), no Allplan, no Revit, no Archicad ou noutro qualquer, mas para arquitectura, para arquitectos. É isso que nós somos. Não somos "desenhadores" cad (autocad - 2d)...

Link to comment
Share on other sites

De facto concordo o REVIT é o melhor, e por isso adquiri as licenças de revit, (embora não as esteja a aproveitar ) este é o software de arquitectura para arquitectos, "pensa como nós", o autocad não passa de um desenho á mão levantada só que mais "limpinho e direitinho", todo o processo que há alguns anos se fazia com régua e estirador tem tudo haver com autocad, só que hoje em dia já não é necessário um local de trabalho gigante, basta um tft e um PC por baixo da mesa. ...Até comprei o Livro do José Garcia "Autodesk Revit Building" FCA , mas...há ali qualquer coisa que falha... acho que são as bibliotecas, e toda a configuração inicial. Mas não desisto... vai chegar a minha vez e aproveitar o que há de bom nestas novas tecnologias. Cumprimentos RS

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Bem... cá venho eu outra vez... Começo já pelo titulo deste quadro... Melhor software de desenho de arquitectura??

Estamos a falar do melhor software de arquitectura certo??? E vêm responder o autocad??? Não pode, não é o melhor, e quem o pensa assim é "ignorante" (desculpem-me os lesados). Toda a gente sabe que não é melhor. Isto é o mesmo que pensar que o Word é o melhor software para fazer um painel de apresentação... quÊ???

Não o autocad não é o melhor, e eu não disse que o desenho 2d não é necessário, mas sim desnecessário. Ligeiramente diferente.... Mas o problema está que as pessoas pensam que é preciso 2d para projectar e não é. Eu tb desenho a 2d no revit (e este é até completo o bastante) claro. Seria maluco se pensasse em fazer um pormenor construtivo a 3d. Nem pensar. Chama-se a isso desenho. Mas ao resto??? 2d??? Nem para estudos volumétricos o uso...

É aqui que se encontra o ponto de discórdia. Votem no vectorworks, no Autocad architecture, no Bentley architecture (embora eu ache que estes não são propriamente softwares para arquitectura mas sim adaptações frustadas), no Allplan, no Revit, no Archicad ou noutro qualquer, mas para arquitectura, para arquitectos. É isso que nós somos. Não somos "desenhadores" cad (autocad - 2d)...



Se fiz a citação completa do Rui porque é a primeira vez noto, da sua parte, uma intervenção totalmente imparcial (o que não é nada fácil... Eu sei!!! ) e com a qual concordo plenamente, e subscrevo com todo o prazer.
Rui.... muitos parabéns pela eloquência, objectividade e capacidade de síntese. Pena que esta água mole ainda demore a abrir as cabeças duras dos 2Dzistas ou Auto cadistas.

Força

(um utilizador do "outro"...... Do húngaro :s )
Link to comment
Share on other sites

boas, eu li os últimos post, certo por alto mas li, concordo com o facto do 2d a cada vez ser menos necessário, isto é, em termos de faculdade é aceitável utilizar só o 2d porque há tempo para isso e porque a maioria das vezes não se conhece outra coisa, mas cá fora onde cada segundo é mais do que necessário o 2d morre totalmente passa a ser uma ferramenta adicional a utilizar em ultimo caso. Estive durante os três meses deste verão a fazer um estágio na camara municipal de pombal para a minha experiência pessoal, e posso vos dizer que utilizar o 3d e ganhar mais de metade do tempo, pode se perder mais um dia a fazer uma planta e por tudo no fininho, mas vai-se ganhar dias ver semanas, dependo do tamanho projecto, no fim de ter o 3d pronto em cinco minutos podem ter dezenas de cortes, pormenores etc..., assim a uma apresentação do revit, falaram numa empresa internacional que ganhou um ano de tempo de trabalho por utilizar o 3d... acho que isso quer dizer tudo, cada vez mais o 3d é imprescindível. Não indo mais longe, sugiro que se projectam na vossa futura vida profissional, onde um cliente em meia hora ora gostava de ver um esboço da sua casa? vão fazer isso em autocad? só se forem mesmo profissionais neste software, isto aconteceu-me a pouco tempo, arranjei um projecto para uma moradia e os clientes iam sair dos pais e pediram se lhes podia dar um "avant-gouts" do que se poderia fazer, e em meia hora fiz uma casa e imprimi cortes, alçados e plantas, certo de forma básica mas era só um esboço. Quem defende tanto o 2d é porque nunca experimentou outra coisa... já passei por aí! desculpem esse discurso e agradeço a quem viu isso até ao fim :s

Link to comment
Share on other sites

agora isto é para os amantes do 3d, neste momento uso o archicad, mas neste verão assisti a uma apresentação do revit e vi mais potencial neste programa e estou a pensar em mudar, gostava de ter umas opiniões tanto de pessoal do archicad como do revit, isto porque já há um ano que uso o archicad e revit só conheeci agora a pouco o que me aconcelham? obrigado

Link to comment
Share on other sites

De uma forma imparcial eu posso e devo dizer-te que escolhas aquele com que te sentes mais confortável. Não interessa qual, pois ambos são muito bons. Um melhor nuns aspectos, o outro melhor noutros...

A minha opinião já foi dada em vários posts e pessoalmente, após ter sido utilizador archicad, migrei para revit porque respondia melhor às minhas necessidades. E que necessidades são essas? O controlo total do edificio e do modelo, e uma total coerencia entre o 3d e o 2d dele retirado. Eu não conseguia isso com archicad. Pelo menos de uma forma rápida e intuitiva. No revit é uma questão de ter cuidados logo à partida, desde o inicio de um projecto. Considero o archicad com mais limitações que o revit e com mais entraves, ou melhor, necessidades de "workarounds" para dar a volta à questão.

O meu conselho passa por perderes algum tempo antes de decidires. Ou seja. Faz um projecto pequeno, 4 paredes chega, e passa-o para um e outro programa depois de teres estudado um pouco cada um deles. E vês em qual te sentes mais confortável e consegues os resultados que mais gostas.

Antes de decidires convém perceber o enquadramento de cada um dos softwares. Ou seja, procura ver o enquadramento evolutivo de cada software. Qual evoluiu mais nos ultimos anos e porquê? QUal tem mais caracteristicas e funcionalidades e por que preço (ad-ons do archicad por exemplo)? Qual o que tem melhor suporte técnico e melhor formação (formadores experientes)? Depois de teres resposta a estas questões decides.

Isto é como te aconselhar ou decidir por ti qual o software 3d para render que vais usar. Será o 3ds MAX ou o Maya ou o Cinema 4d? Todos têm prós e contras... Nos softwares de arquitectura é a mesma coisa.

Só uma curiosidade: existem muitos utilizadores archicad a migrar para revit. Porquê? Bem cada qual avalie por si. A minha opinião é mais que sabida neste e noutros fóruns. Mais informação em www.revitpt.com . Neste fórum podes encontrar informação sobre revit e outros softwares BIM...

Link to comment
Share on other sites

eu estou a pensar mudar para o revit porque vejo neste software maior potencial e menos limitado que o archicad, não só a nível de 3d, mas sim pormenores facilidade e redefinir, e a parte teórica do projecto, (mapas de vãos, organização do projecto, áreas e afins) o que me assustas mais é que preciso do programa para o "utilizar" e com o archicad já tenho alguma experiência, com o revit tenho de voltar a estaca zero, o que me prende mais é que o revit, e é a única coisa que vejo de mal, por enquanto, é que não é tão intuitivo como o archicad. obrigado pelo concelho, já agora gostava de ter uma opinião de um "entendido" em archicad.

Link to comment
Share on other sites

Sem querer estar a perder a objectividade, eu diria o mesmo. O Revit é muito mais compacto que o archicad, sem sombra de dúvidas. As coisas estão sempre no mesmo sitio e muito bem organizadas. Basta ver a quantidade de menus de um e de outro. Claro que isto tem a ver essencialmente com o à vontade de cada um com cada software. Mas não será de todo fificil para um archicad user entrar no revit. Requer habituação, mas não será de todo dificil. Eu passei por esse processo, e ao fim de algumas semanas já tinha produtividade maior que no archicad. É uma uqestão de predisposição em avançar...

Link to comment
Share on other sites

Sou utilizador de ArchiCad e continuarei a ser.
Concordo com o Rui quando fala dos menus "desorganizados" do archicad. Sem dúvida que as novas versões 10 e 11 nos deixam (pelo menos aos que vêm de versões anteriores) um pouco à nora, à procura do tal função que necessitamos. Contudo aceito, pois este é o preço que tem que se pagar, quando se procura reorganizar, para satisfazer a extrema exigência dos clientes e do mercado.

Há mudanças radicais, que nos baralham, mas que são indispensáveis.

É muito difícil passar de uma brilhante lógica MAC para o discurso viciado do PC em simultâneo com inúmeras inovações e acompanhando as solicitações do mercado. Tudo isto com a reduzidíssima equipa que compõe a Graphisoft (Mãe do Archicad).
Imaginem onde estaria hoje o Archicad se dispusesse do imenso batalhão de trabalhadores da Autodesk (Mãe do Autocad e madrasta do Revit).

O Archicad está a ser desenvolvido de forma totalmente personalizável, para pessoas não stressadas, que gostam e sabem configurar o programa à sua identidade e imagem, cuja personalização é fácil e facilmente transportada entre PC's ou versões do programa.
Ou seja, tu és o arquitecto, és tu quem manda no programa, ele terá a organização que tu decidires.

Se gostam de deixar o cérebro em StandBy E que lhes ponham a papinha toda na boca com "cursos" dispendiosos. Então é tempo de repensar a vossa posição na arquitectura e inscreverem-se já no clube de fãs do BIG SHOW SIC.
:s Isso!!! Vendam a alminha ao diabo com a desculpa de que não há tempo.... Depois não digam qua não vos avisei!!! ;)


Antes de decidires convém perceber o enquadramento de cada um dos softwares. Ou seja, procura ver o enquadramento evolutivo de cada software. Qual evoluiu mais nos ultimos anos e porquê? QUal tem mais caracteristicas e funcionalidades e por que preço (ad-ons do archicad por exemplo)?


Concordo com o o Rui. Vejam o enquadramento evolutivo, Quem evoluiu mais com apenas 1/20 dos recursos do outro?

Sim!! O preço é muito importante, comparem **** !!!
Notem a nuance "ADD-ONS" ( ou Plug-ins ) o Archicad não é um circuito fechado. Está aberto ao mundo onde todos são livres de criar melhores ferramentas. E o preço destas é muitas vezes grátis**** ou quase simbólico.
ADD-ONS são às centenas, mas uma vez mais, és Tu quem decide.


Qual o que tem melhor suporte técnico e melhor formação (formadores experientes)? Depois de teres resposta a estas questões decides.


Quem tem o MELHOR suporte técnico?? Sinceramente Desconheço.
Mas o MAIOR em dimensão é o suporte técnico da Autodesk, sem dúvida!

Formadores experientes??? :p Para quê??? ....... Para o Revit Claro!!
A Graphisoft fornece todo o material indispensável para começar a trabalhar com o Archicad. E Gratis****!
Quanto custa um curso de Revit****? De quantas horas? Para aprender apenas o básico não é?!!
Também há cursos de Archicad, apenas porque também há fãs do BIG SHOW SIC a querer trabalhar com ele!!:p

Alguém se lembra do Revit 4 ou do 4.5?? Antes de ser comprado pela Autodesk??
Eu lembro. Muita formação, com videos , com FAQ's. Tudo on-line, tudo grátis****.
E agora?? Quanto custa??****

>:(Já pareço o arauto da desgraça. Mas notem a lógica por trás deste quentinho fácil.... Do cursinho da tanga, caro como o ..... Não pensem!.. Paguem!
Deixem o cérebro em casa.
Levem só a linda carcaça, toda bem vestida e penteada, para o trabalho ou para a escola.
Exibam-na com orgulho, ela é a vossa densidade intelectual.:s

Aprendam a trabalhar com o Revit sózinhos..... Não dá, não é ??!! Pois a Monstruosa Madrasta Autodesk não deixa, pois não??!!

O Revit é um bom programa!!! inquestionável!!! Por isso a Autodesk o COMPROU (não sabia fazer).
Daí a ser o MELHOR, apenas porque a Autodesk tem montes de centros de formação e é uma empresa gigantesca, com um marketing muito agressivo e poderoso. Demasiado implantada em Portugal por tradição. E que por causa do Autocad chega mais rápida e facilmente aos consumidores.
Avaliar o MELHOR apenas pela dimensão e número de utilizadores, é o mesmo que dizer que o autocad é o MELHOR software de arquitectura, que o benfica é o MELHOR clube português e que a TMN é a MELHOR empresa de telecomunicações móveis, que o PC era MELHOR que o MAc.
Melhor=Qualidade vs Maior=Quantidade.
"Melhor software de desenho de arquitectura"

Como o Rui também diz, e muito bem. O melhor é aquele que se adequa às vossas necessidades, vontades e grau de exigência.

Eu estou aqui a defender o Archicad porque acredito que é o melhor, em parte por que este me completa e também porque me dá muito prazer usá-lo. Sinto-me a brincar no Paint e ao mesmo tempo a realizar trabalho sério e rigoroso.
Sem stress ou ambientes de trabalho austeros.
Contudo acredito que se trabalhasse com o Revit estaria aqui a defendê-lo. Mas não estou!!!
Trabalhei 12 anos com a Autocad e estou farto que me imponham ou se sobreponham à minha vontade.

Aqui quem manda sou eu! Não a Autodesk!


Só uma curiosidade: existem muitos utilizadores archicad a migrar para revit. Porquê? Bem cada qual avalie por si. A minha opinião é mais que sabida neste e noutros fóruns. Mais informação em www.revitpt.com . Neste fórum podes encontrar informação sobre revit e outros softwares BIM...


Rui, Desculpa! Não entendas como ofensa ou falta de respeito, Mas não resisto....

:)Se há tantos utilizadores de archicad a mudar para o Revit, é porque o Pai Natal os aconselhou!!! :p

www.revitpt.com Já visitei esse fórum e fiquei esclarecido!! O Revit é o melhor!! Melhor que o Office, que o Photoshop, Melhor até que o Windows.
É um mero fórum de propaganda e Marketing.
Não me parece que tenha sido essa a intenção da sua criação, mas foi no que se tornou. Diz-se muita falsidade por lá.



___Salvaguardo qualquer ofensa pessoal que possa ter ocorrido durante a minha entusiasmada exposição.
Asseguro-vos que não foi minha intenção humilhar ou desrespeitar qualquer pessoa.
Respeito todas as opiniões, embora não concorde com todas e defendas as minhas com algum empenho e entusiasmo.

São as minhas e como tal, as MELHORES:p


Com toda a sinceridade, BOA SORTE aos indecisos!!!
Link to comment
Share on other sites

Não tens de pedir desculpa. Nós estamos aqui para ajudar os outros da forma que nos for possivel. Existem "n" comparativos entre os dois softwares e qual deles o mais maldoso, ou para um para outro. Já vi vários comparativos feitos pela própria Graphisoft que dizem que o revit não faz isto, aquilo e mais aquele outro e não é verdade. É como aquela velha (ou nova) questão de qual é melhor? O windows ou o MAC? o vBulletin ou o Invision PB? O Office ou o iWork? o archicad ou o Revit? Cada user vai defender o que trabalha e usa. Como tu dizes e muito bem... Agora sou eu a discurdar contigo. O Revit também se aprende sozinho com a documentação fornecida. E não se fica pelos básicos. Lá porque o ARchicad vem acompanhado com tutoriais em PDF com videos incluidos não quer dizer que seja mais simples de se usar ou de se aprender. Já agora e para concluir o raciocinio, repara no "projecto" de exemplo que acompanha o archicad e o revit e vê qual é mais complexo, completo e mais trabalhoso. Tu dirias... Ah isso não interessa. Interessa pelo que tu disseste... Que a autodesk não ajuda os consumidores. Claro que ajuda, com arrogância, politicas agressivas e mais não sei o quê que referiste e bem. Mas estamos a avaliar o produto e não a empresa atrás dele. Certo??? Lá pela graphisoft ser pequenina e fazer o que os utilizadores pedem, o que é mentira, não quer dizer que seja melhor ou pior que as outras... Voltando à vaca fria... O archicad está desorganizado porque querem desorganizar e não organizar. Tem muitos menus porque têm necessidade disso, mas não é estritamente necessário. É importnte perceber que o archicad exige mais trabalho manual que o revit para o mesmo projecto. Eu já fiz a experiência. E isto é importante. Para trabalhos manuais temos o autocad ou outro semelhante. Não vamos mais longe para não complicar muito e depois dizerem que eu saliento os pontes fortes do revit contra os pontos mais fracos do archicad. A ligação laje/parede no archicad não existe. POrquê? Simples. Se eu mexer a parede para o lado a laje não vai atrás. Esperem vai pois se usarmos o rectângulo de selecção. Pois. Mas isto já prova alguma coisa. Os elementos do archicad são elementos soltos. Não se entendem a si próprios e por isso não se ligam não se interpretam como elementos construtivos. Esta é a verdade. Nada a dizer aqui. Ainda neste assunto vejamos como se comportam as camadas das lajes e das paredes quando se intersectam. No archicad não acontece nada. Ou seja intersectam-se e pronto. Duas soluções. 1) Mudar a parede para uma daquelas novas em que se pode desenhar o perfil da parede, recortando as camadas que seriam cortadas pela lage. Depois fazer o mesmo à laje. 2) Desligar a vista do modelo e editar as linhas e tramas a gosto. No revit join geometry e pronto. Se um mexe o outro vai atrás. As camadas são recortadas sem problema e como seria de esperar na construção real. No archicad precisas de desenho auxiliar sempre que queres actualizar uma dimensão, uma distância, etc. No revit cotas e mudas o valor da distância e já tá. O elemento mexe. Mas isto faz do revit perfeito e o melhor. Claro que não. Já agora outra coisa. O revit não ERA aberto a desenvolvimentos externos porque a autodesk considerava que o revit ainda não estava maduro o suficiente para isso. Agora já é possivel criar aplicações para o revit sem problema. Para finalizar... Existem muitas ferramentas que o archicad tem que os revit user's morriam por elas e o contrário também é verdade. Basta ver os fóruns de um lado e do outro. Não há ainda um software perfeito. E se existir só se for a APPLE que se ponha ao trabalho e desenvolva um software que deixa a oncorrencia deste sector sem hipotese de concorrência. Resumindo eu posso dar argumentos de peso em como o revit é melhor. E de certo haverá aqui alguém que vai dar argumentos irrepreensiveis em como o archicad é melhor. Mas desta forma perde-se a objectividade. É quase impossivel ser imparcial nestas discussões. Mas isso só vai ajudar a confundir as pessoas ao inv´s de as ajudar. Por isso esqueçamos a autodesk/graphisoft e a apple/microsoft e concentrêmo-nos nos produtos e nas suas qualidades e defeitos...

Link to comment
Share on other sites

Exceptuando o Vector Works, já passei por todos os softwares pertecentes as grandes softwares houses, a primeira vez que experimentei o Revit, foi o 5, antes tinha experimentado o Archicad 7, o 1º extremamente intuitivo, poderoso, susbtituindo em tudo o Autocad 2d, o segundo, lento a trabalhar, lento a iniciar e com uma aplicação à parte (naquela altura) para fazer os books, só nisso, completamente ridículo. A impossibilidade de ter dois ficheiros abertos na mesma sessão, ridículo, o Archicad foi o programa mais retrógado que conheci.

Link to comment
Share on other sites

Algumas destas questões já foram resolvidas nestas novas versões. Acho que o Archicad tem um outro defeito, muito embora alguns não o considerem como tal... A super-dependência dos tais add-ons. Vejamos o autocad. Havia várias ferramentas que só estavam disponiveis através de express tools compradas à parte a terceiros. Hoje em dia são uma realidade incluida na versão completa. Veja-se por exemplo as ferramentas de gestão de layers. Mas este é apenas um de alguns destaques que aqui poderia mensionar. O archicad vive uma quase total dependência de add-ons, nomeadamente o architerra, ArchiGlazing, Archiforma, FrameWright e maxonform. E estes são apenas os que são mais requisitados pelos clientes archicad... Existem outros com bastante potencial e que também são por vezes utilizados. Confesso que alguns deles têm ferramentas que eu gostaria de ter disponivel no revit. É um facto. Mas com o tempo lá chegamos, principalmente ao plugin architerra. Quanto aos utilizadores (ex-utilizadores) archicad a migrar para revit, não é utopia. É a realidade. Basta consultar os números de uma e outra empresa mãe para dar conta deste facto. Ainda assim o Archicad aumentou as vendas e o Revit igualmente. Quem "perdeu" aqui foi o autocad e outros verticais ou similares. Mais uma vez não soueu que o difgo, são os números que o comprovam.

Link to comment
Share on other sites

... Por isso esqueçamos a autodesk/graphisoft e a apple/microsoft e concentrêmo-nos nos produtos e nas suas qualidades e defeitos...


Para concluir a questão das empresas de software:
Pareceu-me pertinente esclarecer o argumento do melhor software dependente da sua representatividade e quantidade de centros de formação.
Também me pareceu importante desmistificar a eterna questão em que o produto mais usado ou vendido é o melhor.

Quanto ao melhor programa:
Insisto, o melhor é o que cada um usa. Eu por acaso, é o Archicad.:s
É como os clubes da bola. O nosso será sempre o melhor, mesmo que o último jogo tenha sido menos bom.


As diferenças que apontáste sinceramente não me afetam de forma significativa. Pois o método e o uso que faço do software assim o determinam.
Projecto muito em esquiço e muito em maquete. Quando chego ao computador para começar a desenhar, o projecto já vai tão definido que poucas alterações terá. Daí a pouca necessidade de correcções.
Se falarmos de correcções pedidas pelo cliente ou no decurso da obra, com alteração de cotas. Não é automático, mas também é pacífico.
Mudas a parede, com a "Magic wand" alteras a laje.
As cotas... Apagas todas (select all) e usas as cotas automáticas que são impecáveis e funcionam mesmo.

Não é suposto vir "esquiçar" para o Archicad, por isso se diz que é um programa feito por arquitectos para arquitectos.

(...) antes tinha experimentado o Archicad 7, (...) , lento a trabalhar, lento a iniciar e com uma aplicação à parte (naquela altura) para fazer os books, só nisso, completamente ridículo. A impossibilidade de ter dois ficheiros abertos na mesma sessão, ridículo, o Archicad foi o programa mais retrógado que conheci.


Sem dúvida, até ao Archicad 10 os Layouts eram um processo um pouco rebuscado.
Mas já não é, e já vai na versão 11.

Dois ficheiros abertos em simultâneo?? Em Archicad?? Para quê??
De alguma forma reflete o teu inicio de percurso... "AutoCad"

Estamos a falar de outro software, de outra lógica e método de trabalho. Acima de tudo de um software que não pertence à Autodesk, logo não precisa de 2 (ou mais) ficheiros abertos simultâneamente.
É tudo uma questão de organização. É para isso que existem as bibliotecas.

Falo por mim.... Mas com duas mãos apenas , só 1 projecto aberto.
Link to comment
Share on other sites

eu acho que não há nada como esperimentar para criticar, para nao estar a criticar algo que nao conhecemos, que é o queu vou fazer, já tenho alguma prática no archicad e vou me lançar no revit, mal nao faz é mais um programa com o qual eu saberei mexer, e depois de experimentado, pondero os prós e os contras e fico com o que me completa mais. obrigado por esses esclarecimentos. Cada software tem uma forma diferente de trabalhar, daí haver concurencia, nós é que temos de escolher o que mais nos convém. bons trabalhos.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Boas a todos, bem, como este tópico é dedicado à escolha do melhor software CAD e como é uma escolha pessoal, eu votei VectorWorks pelo todo e se pudesse votar uma segunda vez, votaria ArchiCAD pelo detalhe e modelação. Já alguém tentou realizar ou conceber um projecto com superficies organicas ou algo similar aos desenhos da Arqª Zaha Hadid? Pois é...com AutoCAD ...é o chamado GRANDE PINCEL... mas com o ArchiCAD e um AddOn chamado MaxonForm, apenas temos que inserir as nossas intenções e voilá...temos os 3d's...e consequentemente...os desenhos tecnicos, que de outra forma, no AutoCAD demoraria séculos. Sou Estudante de Arquitectura de Gestão Urbanística da Faculdade de Arquitectura - UTL e sempre usei AutoCAD até à pouco tempo...e acreditem ou não...tanto o ArchiCAD como o VectorWorks poupam imensas horas de trabalho. Aconselho a todos a experimentar outros Softwares CAD, o mais Apelativo e "legal" será o ArchiCAD, pois a licensa de estudante é free. Quanto ao VectorWorks, é um software mais trabalhoso e necessita de uma formação pois é muito mais complexo. Não deixa de ser uma boa solução para Arquitectos, Urbanistas e Paisagistas. (para estes últimos será bem mais recomendado do que ArchiCAD)

Link to comment
Share on other sites

já se colocavam aqui informações decentes... concordo ue o vectorworks é excelente. o aspecto gráfico conseguido com este software não deixa ninguém indiferente, mas isso não é tudo. Concordo que seja a melhor opção para urbanistas e paisagistas pela sua versatilidade, para arquitectura tenho as minhas dúvidas. Quanto ao archicad conseguir reproduzir formas orgânicas cuidado. É preciso sim o maxonform e cuidado com aquilo que depois sai dali. O aspecto gráfico dos alçados e dos cortes deixa muito a desejar. Expreimentem e depois falamos. É de facto poderoso o tal plug-in, mas depois de colocar as modelações no archicad perdem toda a sua versatilidade. Vou da um exemplo para ue não me condenem à partida: vamos contruir uma paede em archicad com várias camadas associadas. É assim no mundo real. agora chegamos à conclusão que queremos esta parede empenada, qualquer forma serve. Mandamos então a nossa parede para o maxonform, que por acaso até é externo ao archicad e só por isso já não merece tanto crédito. Mas continuemos... Agora seleccionamos a parede e aplicamos um transformador. Qualquer um serve. Até aqui so far so good... Modificação feita, tá na hora de mandar de volta para o archicad. E agora??!! Vêm os problemas... A parede é de facto sbstitida pela original do archicad. Mas confirmem a planta... Adeus composição das camadas. Agora experimentem a pôr aí um vão. Uma porta ou janela serve. Não dá. Porquê?? Deixou de ser parede e passou a ser objecto genérico. Tentemos também, já agora fazer medições... Não dá... Ou colocar uma legenda de compartimento... Ooops... Também não dá... Por isso esqueçam. O Maxon form não é a solução. Adicionem ferramentas de modelação ao archicad e não fora deste. Ah esperem temos o ArchiForma. Outro plug-in. Esqueçam... Muito longe do free form que é conseguido pelo maxon form, que a propósito e para quem não sabe é o cinema 4d reduzido às suas ferramentas básicas de modelação. Sem plug-ins o archicad é muito limitativo, incoerente, desorganizado e simplesmente não serve os objectivos de um arquitecto, pelo menos um que tenha como objectivo não ter quaisquer limitações projectuais. Sem qualquer ofença aos utiliadores archicad. Mas a verdade é que o Vectorwoks é mil vezes menos limitativo que o Archicad e até mesmo o Revit em termos de modelação, dominando perfeitamente as nurbs, e as superfícies complexas. Tem ainda ferramentas muito boas e uteis como o drape tool entre outras, e ao que sei a nova versão 10.5 é ainda melhor. As ferramentas 2D do Vectorworks são muito boas e parecem quase como se estivessemos a trabalhar em illustrator ou corel draw ou freehand (que já não existe). Mais uma vez a grande questão em torno deste software é a sua organização interna. As coisas parecem não estar no sitio delas, a forma de criar as paginações não é intuitiva, e a criação de elementos paramétricos não deixa de ser estranha. É ainda um software muito pesado para o sistema, mas tem a vantagem de puder correr em windows e mac... Ainda assim é um voto útil... Pelo menos não estás preso ao Autocad o que já demonstra alguma capacidade critica e recusa ao desenho em prol da modelação efectiva das propostas...

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Ha uma coisa que eu nao gosto no Archicad eh a construcao de 3d. Apesar de ter blocos de janelas e de outros elementos no final torna-se muito complicado subtrair e unir pecas, torna-se muito dificil mudar um 3D, eh complicado fazer abobadas, fazer pecas que nao estejam fora da normalidade.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.