Jump to content
Arquitectura.pt


Conceitos urbanísticos


jsrita

Recommended Posts

Está a elaborar um Plano de Urbanização (PU), ou uma operação de loteamento?
O que permite o regulamento do PDM fazer? que definições apresenta, considera sequer esse tipo de definições?

Como bibliografia de apoio básicas, tem as publicações da DGOT-DU - Normas urbanisiticas.
e claro os conceitos urbanisiticos de referência erm vigor para os novos PLANOS, o DR 9/2009 e mais uns quantos que apresrna a classifcação de solos e normas de apresentação da cartografia a apresentar... (DR10 e DR11 de 2009)

PS: Para a elaboração de PLANOS, é necessário constituir uma equipa pluridisciplinar, sendo que é OBRIGATÒRIO , um Urbanista.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

PS: Para a elaboração de PLANOS, é necessário constituir uma equipa pluridisciplinar, sendo que é OBRIGATÒRIO , um Urbanista.


Um Urbanista, como?

Uma pessoa formada em Planeamento Urbano? Um arquitecto não serve?

No meu curso tive 2 anos de urbanismo. Isso não serve para nada?

Cumprimentos
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Esta história dos colégios, a meu ver, é um pouco perigosa. Não entendo a que serve se não para pagarmos mais à ordem. Se para reabilitar é preciso estar inscrito no colégio de património…se para projectar loteamentos é preciso estar inscrito no colégio de urbanismo..se para fiscalizar é preciso estar inscrito no colégio de gestão e fiscalização, então quer dizer que a minha inscrição na ordem só da mesmo para fazer casinhas, ou então tenho que submeter-me a cursos, formações, etc, para inscrever-me em todos os colégios e pagar para poder ser Arquitecto. Esta correcta esta observação?
Link to comment
Share on other sites

Viva!

Estou a elaborar um Plano de Urbanização e gostaria de saber se existem parâmetros estabelecidos para a definição quantificada do que se considera ser "alta, média e baixa densidade populacional".

Grato desde já pela V. preciosa colaboração.
Saudações

A densidade populacional, verifica-se pela relação "Habitante/Área território". De acordo, com essa relação, determinam-se as potencialidades de cada lugar , que por sua vez nos irão orientar estrategicamente para acções concretas e sustentadas. Perceber o dinamismo do lugar parece-me importantíssimo, pois uma zona com alta densidade populacional, pode bem ser uma concentração de pessoas que regressam a casa, após um longo dia de trabalho e deslocações (zona dormitório), que não suportará convenientemente, determinadas prestações de serviços. Assim o conceito "caudal populacional" ( N.º de pessoas que se movimentam por m2) poderá ser bastante válido. Centros urbanos Vs Períferias urbanas. Esta minha abordagem, está para o Urbanismo, como, ver que condições climatéricas estarão amanhâ, está para o "eu amanhã vou á praia. Este tema é muito abrangente. Se for de análise académica, então!!!!! Se for de acção prática no terreno, servirá como base de arranque projectual, o que o lugar foi, o que é, e o que pretende ser. E o que os promotores/investidores quiserem. Se a escala, forma, proporção e o carácter respeitarem a envolvente já será uma boa acção. Bom trabalho.
Link to comment
Share on other sites

Esta história dos colégios, a meu ver, é um pouco perigosa. Não entendo a que serve se não para pagarmos mais à ordem. Se para reabilitar é preciso estar inscrito no colégio de património…se para projectar loteamentos é preciso estar inscrito no colégio de urbanismo..se para fiscalizar é preciso estar inscrito no colégio de gestão e fiscalização, então quer dizer que a minha inscrição na ordem só da mesmo para fazer casinhas, ou então tenho que submeter-me a cursos, formações, etc, para inscrever-me em todos os colégios e pagar para poder ser Arquitecto. Esta correcta esta observação?

:p Se essa questão dos colégios de especialização existisse, teria razão!!! Faz parte dos actos próprios da profissão, pré-estabelecidos, o acto de urbanismo!
A formação específica em ordenamento do território e urbanismo na OA, visa complementar a formação dos estagiários nesta disciplina, a qual assume um papel fulcral no desenvolvimento da profissão.
Apenas e só. Para já podemos dizer que somos arquitectos por inteiro e não ás postas! Um abraço.
Link to comment
Share on other sites

Dirá que, o Urbanismo, é uma ciência multidisciplinar, das quais a Arquitectura, é uma base de sustentação primordial. Um Urbanista, planeia, regula e define critérios de como "Fazer Cidade", partindo do geral para o particular. Tal como o arquitecto, o faz num edifício até lidar com o mobiliário que define, ou ajuda a defenir os espaços criados. A Escala é preponderante. A citação anterior, não acredita, exclusivamente, o urbanismo para os arquitectos. Tal como também, não se habilita exclusivamente, o arquitecto, para o Design. Uma questão de escala....!!!! deixo em aberto o tema.

Link to comment
Share on other sites

Não é só a escala, a dimensão do problema é outro, enquanto a Arquitectura se subordina a vontade do autor, o Urbanismo não o deve. O Urbanismo não pondera a estética, da mesma forma que a Arquitectura o faz. Não vale a pena simplificar o assunto e reduzir apenas à questão da escala. E não, os Arquitectos não são Designers, importa a distinção para o bem dos dois. Não é um acaso, a lei, exigir equipas, com competências diversas, para actuar em determinadas situações... mas como a lei em Portugal fica no papel, existem casos, em que num simples Projecto de Arquitectura, um mesmo Técnico, assinar Arquitectura, Fiscalização, Direcção e CSS... imagine um equipa multidisciplinar, cujo técnico é o mesmo, a palavra equipa teria um significado ridículo, não acha?

Link to comment
Share on other sites

Quando me refiro á escala, refiro-me ao facto de tudo o que influencia a nossa interacção espacial. A arquitectura desde sempre, concluía por si só, a escala "mobiliário", a escala"casa" e por fim a escala "cidade". Na última metade do último século, super-especializou-se esse âmbito! Como é que se consegue, perceber como deve ser o mobiliário, sem perceber como será a casa e como é que se faz cidade, sem se perceber como são as casas ( e demais edifícios, claro está), que formam essa mesma cidade? Daí, o eu ter-me referido á escala!! Eu sei que um Designer não é um Arquitecto...mas um arquitecto sempre foi um designer!! A origem da palavra designer, é nada mais nada menos, que, Desenho! E esta a ferramenta do arquitecto! Se for uma casa, é arquitectura....se for uma mesa, é design?! e se for uma cidade? Como consegue um profissional de arquitectura interromper o processo que envolve um projecto, quer para uma escala maior (Urbanismo), quer para uma escala menor (design) . Um caso prático....em 2009, surgiu,a possibilidade de elaborarmos um projecto para uma habitação unifamiliar! O cliente achou-o interessante, e pediu para se testar um loteamento (urbanização)com esse projecto. Obviamente, foi dito ao requerente, que a casa teria de sofrer ajustes por se tratar de algo, que foge do pressuposto inicial, quer em termos de escala, quer em termos de localização, arruamentos, etc..., etc...!! Ao adaptar projecto "casa" ao projecto "urbanização", o mobiliário teve também ele de ser revisto.

Link to comment
Share on other sites

:p!!! Considero o Logótipo, belissímo! Um excelente trabalho de Design Gráfico! Creio até que terá sido escolhido, por apreciação de jurí, após concurso público. Recordo-me de algumas propostas gráficas, na altura, e de facto o lote era bastante bom. Mas de facto, este resulta, nos vários formatos ( envelopes, minutas, requerimentos, outdoors, layout´s), de forma inequívoca. A nível camarário e popular já é facilmente reconhecido, o que ainda sustenta mais, a boa opinião que se tem dele.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.