Jump to content
Arquitectura.pt


Partir um pilar num prédio


oliver_33

Recommended Posts

Olá pessoal, Agradecia a vossa ajuda para uma duvida que a meu ver pode pôr em risco a sustentação de um prédio. E passo a explicar: Vivo num r/c de um prédio com 3º andar. O prédio tem mais de 30 anos. Pensei fazer umas alterações numas tomadas eléctricas, mudando-as de sitio e colocando mais algumas para facilitar a ligação de outros aparelhos sem ter que andar com extensões espalhadas. E o problema é o seguinte: Há cabos que vão ter que passar pela parede exterior onde é mais possível encontrar pilares e foi o que aconteceu. Comecei por esburacar um pouco num canto de uma sala e encontrei logo um. A minha pergunta é: Posso fazer uma passagem por esses pilares com 2 ou 3 cm de profundidade? Aguardo as vossas respostas, Obrigado

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

É uma operação perigosa! Já vi já fiz , mas nao recomendo! O pilar funciona como um todo, ferro/aço e cimento. Se o cimento facilmente "esfarelar" , tiver muita areia ao bater nele, ou entao pedras de rio (godo) acho melhor nem mexer! Isto visto o predio ter 30 anos e o material usado para encher os pilares à 30 anos atrás , dependendo do predio, nao era certificado! Mas se puder colocar umas imagens poderemos ajuizar melhor! Abraço

Link to comment
Share on other sites

O último pilar que perfurei, com uma profundidade de 10 cm, para colocar um Bucha Química, que por sua vez sustentava um muito pesado Quadro dos Airon Maiden, acabou por colapsar... a bucha ficou esmagada, a fissuração foi total a partir daí, meia água do telhado se abateu sobre o referido quadro... não se perdeu nada.

NUNCA NA MINHA VIDA VI ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO SEREM PERFURADAS, PARA ANCORAGENS METÁLICAS, COM OU SEM RESINAS. (MAS ISTO SOU QUE SOU UM SOCIÓLOGO OU PSICÓLOGO)

Não faça um furo, parta as armaduras primeiro cirurgicamente e depois retire a secção em betão do pilar, de certeza que desta forma, algum dano provocará.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.