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Lisboa | Terminal de Cruzeiros de Sta. Apolónia | Carrilho da Graça


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2013

Arquitecto Carrilho da Graça vence concurso para novo terminal de cruzeiros de Lisboa

31.07.2010 - 09:20 Por Marisa Soares

O arquitecto Carrilho da Graça ganhou o concurso para projectar o novo terminal de cruzeiros de Santa Apolónia, lançado em Março pela Administração do Porto de Lisboa (APL). O júri, que avaliou os 37 trabalhos concorrentes, foi unânime ao considerar que a proposta de Carrilho da Graça se traduz "num claro benefício" para a cidade e para o seu porto.

A obra custará 25,5 milhões de euros A obra custará 25,5 milhões de euros (DR)

O projecto do autor de alguns edifícios emblemáticos da capital - como o Pavilhão do Conhecimento dos Mares, na antiga Expo "98, ou a recente Escola Superior de Música - convenceu o júri por incluir um "edifício relativamente pequeno, com uma volumetria delicada", sublinhou o grupo de avaliadores composto pelo arquitecto catalão Juan Busquets e o arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, entre outros.

Ao PÚBLICO, Carrilho da Graça explicou que a ideia-base do projecto foi "partir da intervenção que a APL quer fazer na zona e criar espaços que possam ser desfrutados pela cidade, independentemente de haver cruzeiros ou não". A dimensão prevista permite minimizar o impacte visual do terminal, um assunto que tanta polémica suscitou no passado junto dos moradores do bairro de Alfama. Estes temiam perder a vista sobre o Tejo, caso avançasse o anterior projecto da APL.

O júri apreciou também a cobertura visitável do terminal, o que converte o edifício numa "nova topografia da cidade, entre a colina de Alfama e o Tejo", salienta a APL, no comunicado em que anuncia o vencedor

Outra preocupação do arquitecto foi tornar o espaço polifuncional. "Nos períodos com menos paquetes, a zona pode ser utilizada com outros objectivos, como concertos ou exposições", explica. Além de um grande parque verde urbano, que preenche a área envolvente, eestacionamento (para cerca de 80 autocarros), a proposta vencedorainclui um anfiteatro exterior com vista para o rio e para a cidade.

O terminal de cruzeiros vai juntar-se à lista de obras emblemáticas deste arquitecto, que tem no currículo ainda a Escola Superior de Comunicação Social e a extensão do Palácio de Belém.

A primeira fase do projecto deverá estar concluída em 2013. Terá uma área total de 7790 metros quadrados, envolve um investimento superior a 25 milhões de euros, pagos pela APL, que promoveu o concurso em parceria com a Câmara de Lisboa e a Ordem dos Arquitectos.

Além do projecto de Carrilho da Graça, o júri destacou, pela qualidade, mais quatro projectos. Receberam menção os gabinetes de Aires Mateus Arquitectos, Guillermo Vazquez Consuegra, ARX Portugal Arquitectos e Zaha Hadid Limited.

in http://www.publico.pt/Cultura/arquitecto-carrilho-da-graca-vence-concurso-para-novo-terminal-de-cruzeiros-de-lisboa_1449528



Lisboa: Carrilho da Graça desenhará novo terminal de cruzeiros

Arquitecto apresentou projecto de «edifício relativamente pequeno, com uma volumetria delicada»

rquitecto Carrilho da Graça vai ser o autor do projecto para o novo terminal de Cruzeiros de Lisboa, anunciou esta sexta-feira a Administração Portuária de Lisboa, na cerimónia de apresentação dos resultados do concurso da obra, noticia a Lusa.

Foram 37 trabalhos que se apresentaram, mas foi o de Carrilho da Graça que convenceu, porque fez um projecto que envolve um «edifício relativamente pequeno, com uma volumetria delicada», justificou o júri composto pelo arquitecto catalão Juan Busquets e o arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, entre outros.

Além disso, «vai ser um espaço aberto ao exterior», explicou ainda o arquitecto.

Carrilho da Graça é o autor de obras como o Pavilhão do Conhecimento dos Mares, a Escola Superior de Comunicação Social ou a extensão do Palácio de Belém.

Agora será o responsável pelo terminal de cruzeiros de Lisboa, cuja primeira fase deverá estar concluída em 2013, num investimento de cerca de 30 milhões de euros, pagos pela Administração do Porto de Lisboa (APL), que lançou o concurso público, em conjunto com a autarquia lisboeta e a Ordem dos Arquitectos.

in http://diario.iol.pt/sociedade/tvi24-arquitecto-projecto-lisboa-cruzeiros-carrilho-da-graca/1181500-4071.html


Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa com projecto de Carrilho da Graça
Quinta-Feira , 25 Março 2010

A proposta apresentada pelo arquitecto Carrilho da Graça foi a melhor posicionada no concurso de concepção do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, na sessão pública de abertura de propostas que hoje decorreu na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa. Por unanimidade, o júri do concurso reconheceu nesta proposta qualidades que resultam "num claro benefício" para a cidade e para o seu porto.

"Valorizada pela escala e leveza do edifício, com carácter pavilhonar, muito elegante e que procura um forte diálogo entre a cidade e o rio, demonstrando ampla compreensão do lugar" – assim é caracterizada a proposta de Carrilho da Graça pelo júri do concurso que apreciou, ainda, "o facto de a cobertura ser visitável" por converter "o edifício numa nova topografia da cidade, entre a colina de Alfama e o Tejo".

Constituído por Andreia Fernandes Ventura, Joan Busquets, Ludgero Gonçalves e Rui Alexandre (indicados pela Administração do Porto de Lisboa), Graça Dias, (pela Câmara Municipal de Lisboa) Gonçalo Ribeiro Telles (pela Associação dos Arquitectos Paisagistas) e por Pedro Pacheco (pela Ordem dos Arquitectos), o júri avaliou um total de 37 propostas a destacou, pela qualidade, cinco projectos classificados nos primeiros cinco lugares. Assim, além do gabinete de Carrilho da Graça, receberam menção os gabinetes de Aires Mateus Arquitectos Lda., Guillermo Vazquez Consuegra, ARX Portugal Arquitectos e Zaha Hadid Limited.

Resultando de um investimento global de mais de 25,5 milhões de euros, o novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa vai localizar-se na zona de Santa Apolónia, devendo ficar concluído em 2013, ao cabo de 24 meses de obras.

Com uma área total de 7790 metros quadrados, a nova estrutura de Santa Apolónia deverá corresponder a um conceito "friendly", tendo em consideração os aspectos de conforto, acessibilidade, flexibilidade e rapidez nos serviços prestados aos passageiros, e adequar-se ao tráfego actual e futuro, de forma a proporcionar a Lisboa o aumento significativo dos cruzeiros que começam e terminam no seu porto.


Para mais informações, designadamente sobre as peças do concurso, rectificações, esclarecimentos ou alterações, clique aqui:

Anexos
Ordenamento.pdf
Press Release - Terminal Lisboa.pdf

in http://www.portodelisboa.pt/portal/p...notid=52486751

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  • 4 weeks later...

Lisbon Cruise Terminal / Carrilho da Graça Architects

24 Aug 2010

By Karen Cilento — Filed under: Awarded Competitions , Carrilho da Graça Architects, Lisbon, Portugal

Competing against Aires Mateus and Gonçalo Byrne, William Consuegra, ARX and Zaha Hadid, Carrilho da Graça Architects were awarded first prize for their proposal for the Lisbon Cruise Terminal. The creation of the terminal provides the opportunity to address the interstitial space between the city and river. Designed as a simple volume that responds to the “desire of liberating the surrounding area”, the terminal will create a new public realm providing green spaces that can support varying activities for the city and adjacent neighborhoods.

More images and more about the winning design after the break.

“One of the key points of this proposal is the maintenance of the existing dock’s structure, reaffirming its memory by keeping the void space and recovering the surrounding stone walls,” explained the architects.

The building’s simple and compact design solution create a flexible space for the necessary program. “The building is assumed towards the park and the city as a pavilion, an overflow system. It appears to be a floating volume, as it is broken, generating tension zones and inflections that suggest entry and exit points for the building,” added the architects.

The building is wrapped by a series of paths which provide a mean to slowing “discovery of the surroundings while passing through the different facades.” The path ends at the roof which assumes the features of a stage, relating with the river and the city without any obstacles.

IN http://www.archdaily.com/74608/lisbon-cruise-terminal-carrilho-da-graca-architects/#more-74608

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  • 1 month later...
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Apresentado o projecto do novo Terminal para o "Melhor Porto de Cruzeiros da Europa"


Poucos dias depois de Lisboa haver sido distinguida com o prémio para "Melhor Porto Internacional de Cruzeiros" (regiões Europa do Norte e Atlântico), realizou-se, no dia 20 de Maio, uma cerimónia de apresentação do projecto para o novo Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, que será dotado de uma Gare Marítima e passará dos actuais 676 metros (foram inaugurados agora mais 200 metros) para 1 586 metros de cais acostável.




A cerimónia contou com a presença do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Antóno Mendonça, do secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, da presidente da Admnistração do Porto de Lisboa, Natércia Cabral, e do arquitecto Carrilho da Graça, autor do projecto.

Depois da concluídas a 1.ª e 2.ª fases do futuro Terminal de Cruzeiros de Lisboa (respectivamente, fecho da Doca do Terreiro do Trigo, consolidação dos substratos lodosos e construção dos primeiros 200 metros de cais, por 16 milhões de euros, e 476 metros de cais, por 37 milhões), chegou a vez da reabilitação do molhe poente (mais 140 metros de cais, por 12 milhões de euros) e da construção da nova Gare Marítima e arranjos exteriores (Parque Urbano do Jardim do Tabaco), com mais 816 metros de cais, obra que custará 25 e meio milhões de euros e deverá estar concluída até 2014.

Natércia Cabral, presidente da Adistração do Porto de Lisboa, justificou este programa de concentração de toda a actividade portuária dos navios de cruzeiros na zona Jardim do Tabaco - Santa Apolónia com a necessidade de concentrar instalações para reduzir custos de operação e melhorar a capacidade do Porto para acolher este segmento, para além de dotar a cidade com uma Gare mais atractiva e cómoda para os passageiros. "O crescimento do movimento de cruzeiros foi mais rápido que o investimento", explicou a presidente da APL, que pretende com estes investimentos ganhar o tempo perdido. Actualmente, é já possível (e aconteceu recentemente) ter simultaneamente dois "megalines" (super navios de cruzeiro) em operações de embarque / desembarque e quatro outros acostados em operações de trânsito no Porto de Lisboa. Natércia Cabral anunciou que o futuro Terminal será explorado por uma empresa especializada neste ramo, preferencialmente com "grande experiência internacional".

Carlos Correia da Fonsca, secretário de Estado dos Transportes, forneceu os números do elevado ritmo de crescimento deste sector de actividade, quer em número de navios, quer de passageiros, que justificam o alto valor do investimento: um aumento de 5% no número de navios de cruzeiro (715) que aportaram em Portugal em 2010, em relação ao ano anterior, e, no mesmo período, um aumento do número de passageiros em 14% (quase metade dos quais no Porto de Lisboa). Estes números, traduzindo uma economia de escala, dizem-nos que "um bom porto de escala bem cotado internacionalmente induz crescimento não só do turismo, como de toda a economia regional do seu interland, através da logística fornecida, dos transportes, da restauração e do comércio retalhista", explicou o secretário de Estado. Paralelamente ao crescimento da capacidade do Porto, em estruturas e equipamentos, "o Porto fica também mais acessível à população, conforme o protocolo entre a Câmara de Lisboa e a APL, traduzindo uma atitude mais responsável do Porto e da autarquia", considerou Carlos Correia da Fonseca.

Coube ao arquitecto João Luís Carrilo da Graça a apresentação do projecto de que é autor: uma Gare em frente do edifício da antiga Alfândega com "pequeno impacto volumétrico", dotada de miradouro para o rio e auditório "em concha", virado para a cidade para fazer "contraponto ao anfiteatro natural que é Alfama". O edifício procura responder às exigências de polivalência funcional duma Gare Marítima para este tipo de navios e passageiros, com as partidas no piso superior e as chegadas no piso inferior. Na sua área de implantação surgirá um Parque Urbano sob a forma de alameda arborizada ao longo do rio e um plano de água numa praça junto à Gare, em frente do edifício da Alfândega.

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, aproveitou a ocasião para transmitir de viva voz à APL o voto de congratulação pela atribuição do prémio de "Melhor Porto Internacional de Cruzeiros", aprovado em reunião de Câmara dois dias antes. Para o autarca, o número de 448 mil passageiros de navios de cruzeiro que visitaram Lisboa em 2010 fala por si, pois significa um crescimento de 201% desde 2001, um ritmo de crescimento de 8% nos últimos quatro anos e de 15% nos últimos dois, "apesar da crise". António Costa elogiou a atitude da administração do Porto com a chegada da sua actual presidente, Natércia Cabral, que se traduziu na assumpção de "a cidade e o Porto não poderem viver de costas voltadas, como acontecia anterormente, iniciando-se uma nova relação com o protocol de 2008" entre as duas entidades. Esse protocolo, recordou o edil lisboeta, veo permitir que a cidade, através da Câmara, passasse a dispor de áreas desafectas ao uso portuário cedidas pela APL e que outras, que mantêm usos mistos, se mantenham sob domínio jurisdicional portuário mas sob gestão conjunta da APL e da CML. Foi esta iniciativa que veio permitir, por exemplo, a aprovação na última reunião de Câmara (dia 18 de Maio) dos programas de intervenção municipal na Doca de Pedrouços, Cais de Santos e Parque Urbano Oriente (ver notícia relacionada neste site).

O presidente da Câmara considerou que o concurso para este Terminal "é um bom exemplo do que deve ser o relacionamento entre a APL e a CML: é um equipamento do Porto, que convidou a Câmara para o respectivo júri do concurso e para a elaboração do caderno de encargos". Sobre o projecto em si, António Costa classificou-o como "uma peça de excelência da arquitectura", que "vem tornar a cidade mais atractiva". A este respeito, o autarca elencou outras iniciativas com o mesmo objectivo de "agarrar o rio com ambas as mãos" e ter a "zona ribeiriha mais acesível": o trabalho com a Sociedade Frente Tejo na requalificação do espaço público do Terreiro do Paço e o recente acordo para cedência à Câmara de todos os pisos térreos da ala nascente desta praça para instalação de comércio de qualidade e restauração, o Parque Urbano que irá nascer a poente do Terreiro do Paço, na Avenida Ribeira das Naus (e que fará contraponto com este do Terminal de cruzeiros, a nascente da Praça), ou a candidatura ao QREN para o acesso mecânico ao Castelo. "Nestes 19 kms de frente ribeirinha temos espaço para tudo, para cruzeiros e mercadorias, e a cidade precisa de um porto completo, pois o movimento de carga tabé fornece uma base económica necessária à cidade", advertiu António Costa, para quem "os contentores e os guindastes também fazem parte da paisagem". Assim, o presidente da da Câmara garantiu à presidente da APL que terá na CML "um parceiro leal, interessado e empenhado".

Finalmente, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, sustentou que "as oportunidades de negócios dependem das vantagem coparativas para se tornarem vantagens competitivas" para defender este investimento. "O crescimento portuário induz o incremento económico pelo que o sector marítimo-portuário, não só de passageiros mas também de mercadorias é uma dessas oportunidades de negócio, onde o investimento é fundamental para o sucesso". O ministro lembrou que esta é "uma área capaz de gerar valor acrescentado, envolvendo toda uma cadeia de logística, passando abastecimentos, transportes e comércio, capaz de incrementar o desenvlvimento de todo o interland". António Mendonça concluiu com palavras de apreço pela "mudança de relacionamento entre a APL e a CML, que agora estão e sintonia perfeita para valorizar a cidade e tornar o porto mais competitivo".
[2011-05-21]


Novo terminal de cruzeiros pode não ficar concluído em 2013
Hoje às 21:19
O novo terminal de cruzeiros de Lisboa, um investimento global de 92 milhões de euros com obra do cais já concluída, pode ser recalendarizado e não ficar concluído em 2013, como previsto, disse o ministro das Obras Públicas.
Numa visita ao novo cais de cruzeiros do Porto de Lisboa, o ministro das Obras Públicas e Transportes, António Mendonça, admitiu que a actual situação financeira do país «obriga a ser mais exigente e mais selectivo relativamente aos investimentos».
«Terminar a obra em 2013 era a perspectiva inicial, mas com a situação actual do país teremos de rever a ajustar a obra em função disso», admitiu o governante.
Ainda assim, o ministro disse que «se está a trabalhar com o horizonte de finalizar a obra em 2013, mas os ajustamentos que tiverem de ser feitos terão de ser feitos».
António Mendonça escusou-se, contudo, a avançar quais seriam os novos ajustamentos e calendários da obra, por «não estar em condições de o fazer».
Já a presidente da Administração do Porto de Lisboa, Natércia Cabral, desvalorizou as afirmações do ministro, referindo que «provavelmente as obras vão estar mesmo prontas em 2013» e que na área dos cruzeiros «mesmo em crise no último ano houve um crescimento de 15 por cento».
Ler Artigo Completo (Pág.1/2)

Perante o possível adiamento, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, admitiu estar «preocupado».
«O ideal seria acabar o projecto em 2013. Cada ano que atrasamos esta obra é um ano em que estamos a enfraquecer as capacidades de crescermos do ponto de vista económico. Temos de conseguir equilibrar a consolidação das finanças públicas com a capacidade de crescer e gerar emprego», considerou.


in http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=465308&page=3
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  • 1 year later...

Lisboa regista melhor primeiro semestre de sempre nos cruzeiros

Pela primeira vez na história do porto de Lisboa um primeiro semestre ultrapassou a barreira dos 200 mil passageiros de cruzeiros, com números 35,5% superiores aos de 2009, impulsionados, sobretudo, pelos resultados nos primeiros cinco meses, uma vez que junho registou uma quebra que o tornou no pior desde 2007.
Segundo os dados divulgados hoje pela APL, em junho caiu drasticamente o número de passageiros em trânsito, registando 18.448 passageiros de cruzeiros, menos 36,5% ou 10.585 em relação ao mês homólogo de 2010, embora tenha recebido mais duas escalas, totalizando 19.
Em resultado desta queda, o número de passageiros de cruzeiros em trânsito no porto de Lisboa, que nos primeiros cinco meses deste ano estava com um crescimento em 50,5%, que equivalia a mais 60.958, acabou por concluir o semestre com um aumento de 33,9% ou 46.358, para 182.918, que ainda assim é o melhor resultado de sempre para os primeiros seis meses do ano.


http://www.cargoedicoes.pt/site/Defa...900&area=Cargo

Documento PDF

Video da Apresentação
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