Jump to content
Arquitectura.pt


Projecto de licenciamento - Honorários


biska

Recommended Posts

Sou arquitecto em inicio de carreira. Recentemente foi-me pedido um trabalho que consiste num licenciamento. A moradia já existe no terreno, em 2 pisos com 70m2 cada, tem cerca de 20 anos e foi construída clandestinamente. Neste momento a casa está legalizada através de um processo de loteamento, licenciado em 2008 pela camara de Matosinhos. O objectivo do cliente é vender a casa e para isso precisa de uma licença de habitabilidade por parte da camara,mas como o 2º piso da casa não foi finalizado, estando algumas áreas com tijolo à vista, não a conseguirá sem fazer obras para a finalizar. Foi-me pedido então que faça o processo de licenciamento (no caso especifico uma comunicação prévia) e a minha duvida é em relação aos honorários. Neste caso não poderei fazer uma estimativa através do custo de obra, visto que a casa está praticamente acabada. Quanto é que acham que devo pedir para este licenciamento em concreto? Já agora, se me conseguirem indicar quanto poderá custar o processo de especialidades, também me era bastante util para ter já uma noção base antes de pedir orçamentos.

Link to comment
Share on other sites

A questão de honorários em inicio de trabalho é sempre complexa, o mais justo seria o de seguir a tabela de honorários, embora actualmente ninguem o faça a não ser para projectos públicos pois sobre a actual crise são preços impraticáveis levando em conta que normalmmente apenas é exigido o projecto de lienciamento. Assim o mais corecto será ponderar em primeiro lugar sobre todos os intens de peças escritas e desenhadas que irá ter que produzir, levar em consideração a complexidade do processo ou não e eventuais deslocações. Contabilizar preço por hora de mão de obra + custos de consumos (electricidade, água, etc) + deslocações + custos de impressão - tudo somado terá o seu custo / hora de projecto. De seguida basta multiplicar pelo nº de horas em que prevê dispender com o processo e terá um valor aproximado, verifica se está justo ou controla a margem de lucro do processo. Para alem desta forma existem outros métodos, não se trata de uma ciencia exacta e quantos mais projectos executar mais precisos e justos vão ficando os preços dos projectos. Quanto ás especialidades terá mesmo de colocar a pedido um orçamento a vários gabinetes e comparar com prazos de execução vs preços vs peças escritas e desenhadas produzidas. O preço das especialidades vai variar consoante as que precisa, se existem alterações ao nivel das casas de banho, se precisa de estabilidade, termico certificado ou pelo certificado de existente vai precisar de certeza, etc, etc.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.