Jump to content
Arquitectura.pt


Atentado urbanistico vs Paineis Solares


Recommended Posts

Boa tarde caros colegas Gostaria aqui de lançar a discussao, sobre o que considero um verdadeiro atentado urbanistico, pela proliferaçao dos famosos e uteis paineis solares, pelos telhados de Portugal, que de uma forma desenfreada, vem poluido o "skyline" das nossas aldeias, cidades etc Porque sera que nada disto ainda foi devidamente regulamentado, no que concerne a instalaçao e enquadramento arquitectonico dos mesmos nas edificaçoes, sendo pelos instaladores colocados nas coberturas e fachadas de uma forma duvidosa, e completamente descabida de bom senso arquitectonico, coitados por falta de visao e formaçao, compreende-se.... Assiste-se assim, como no caso das marquises, a um novo surto epidemico, a que toda a gente assiste impavida e serena, a favor do ambiente, e o outro ambiente? sim o da imagem arquitectonica, e urbana? Gostaria de saber as vossas opinioes. PS: Desculpem a falta de pontuaçao no texto mas tenho aqui um problema de configuraçao no PC.

Link to post
Share on other sites

Concordo consigo, aliás, aconselho desde já a acabar com esta coisa de Peritos Certificados Energéticos, mas, tentando ser mais estúpido ainda... por que é possível.... "DESISTA DA PROFISSÃO"... "NÃO HÁ ESPAÇO"...

Não consigo ser mais estúpido e cobarde... porque só alguém dotado destas duas características combinadas, poderá vociferar tal coisa:

"DESISTA DA PROFISSÃO"... "NÃO HÁ ESPAÇO"...

Link to post
Share on other sites

..............., mas, tentando ser mais estúpido ainda... por que é possível.... "DESISTA DA PROFISSÃO"... "NÃO HÁ ESPAÇO"...

Não consigo ser mais estúpido e cobarde... porque só alguém dotado destas duas características combinadas, poderá vociferar tal coisa:

"DESISTA DA PROFISSÃO"... "NÃO HÁ ESPAÇO"...



Nao percebi !!!!!!!!!!!!!!!!
Link to post
Share on other sites

.............. aconselho desde já a acabar com esta coisa de Peritos Certificados Energéticos, .............



Porque razao??? Que tem isto a ver com Paineis solares nas fachadas e coberturas???? refiro-me claro a tudo o que seja colocado levianamente sem o minimo de respeito pela arquitectura.................
Link to post
Share on other sites

Eu adoro olhar para os telhados de Alcochete de um 3º andar e ver as 4 águas com as antenas de TV antigas. Gosto mesmo. Devo ser só eu. Gosto desde pequeno. Tudo laranja e as antenas... e as chaminés. É uma imagem de marca que eu guardo. Mau gosto talvez .. mas gosto.

Imagem colocada (http://bonecosdebolso1.blogspot.com)

arq-roquete, o |||ARK||| está a ser, naturalmente, irónico!

Os painéis solares também não me incomodam em nada. Não há nada a fazer.

Link to post
Share on other sites

eh pah, eu aqui á uns anos vim uns paineis solares dispostos no sentido contrario ás águas de um telhado, e obvio que esse tipo de situações são um bocado hilariantes, mas estamos a falar de um caso, e com os novos painéis que nem sequer precisam de estar 100% orientados a questao nem se põe.

Link to post
Share on other sites

arq-roquete, percebo quando fala do não respeito pela arquitectura e concordo nesse ponto, no entanto existe uma maior preocupação pela sustentabilidade e isso é positivo...sim é verdade que acabamos sempre por sacrificar umas coisas em função de outras, mas se isso traz benefícios, para já, porque não?

Link to post
Share on other sites
  • 6 months later...

ao menos neste país toda a gente exige legislação para tudo... porque razão uma casa construída ah 30 anos não pode ter painéis fotovoltaicos ou solares?? Só porque alguém se sente visualmente chocado?? E qual é que é mais importante, o caminho para um futuro energéticamente sustentável ou cidades pseudo-bonitas?? sinceramente todos os arquitectos se queixam do excesso de normas a cumprir em qualquer projecto no entanto andam sempre a pedir mais para defender aquilo que supostamente é visualmente mais agradável...

Link to post
Share on other sites
  • 10 months later...
  • 10 months later...

O facto é que a lei prevê os painéis, e independentemente da sua eficácia ou não relativamente ao custo, é uma legislação que tem de ser cumprida, assim como toda a outra. É mais uma coisa com que o arquitecto tem de contar quando projecta um edifício... o que acho ridículo é ver os arquitectos a projectar alçados e plantas de cobertura a omitirem esses elementos, com um forte impacto visual no edifício final. São elementos que vão fazer parte do edifício, portanto têm de ser tidos em consideração durante o processo projectual. 

Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.