Jump to content
Arquitectura.pt


lmogomar

Construção de Moradia arquitectura contemporânea - Cobertura

Recommended Posts

Neste momento e após desenvolvido o projecto de arquitectura, surgiu uma enorme dúvida relativamente aos materiais que devem ser utilizados relativamente à cobertura da moradia., que é composta de uma parte acessível a circulação e permanência de pessoas e outra não acessível. Após ter pesquisado verifiquei que existem várias soluções, nomeadamente platibandas e paineis sandwich, no entando não sei se será viável e se pode ou não manter-se acesível a cobertura. O enorme receio são as inflitrações, bem como o enorme calor que se faz sentir nesta região durante grande parte do ano (Algarve). Gostaria que me podessem facultar algumas indicações de apoio. Muito obrigado

Share this post


Link to post
Share on other sites

Relativamente à resposta, não estão a ser discutidos os materiais, simplesmente se solicita uma opinião experiente neste tipo de construções modernas, visto que apesar do facto de tudo estar definido, existe sempre a ciuriosidade de se saber a melhor forma, nomeadamente relativamente à cobertura.

Share this post


Link to post
Share on other sites

De facto este pedido de opiniao e um tanto ou quanto estranho, afirmando-se que depois do projecto de arquitectura desenvolvido, surgem enormes duvidas.... Se as duvidas sao de ordem construtiva, ainda se podera compreender, de qualquer forma o autor do projecto sera no ambito do projecto de arquitectura desenvolvido, e sendo o mesmo conhecedor do mesmo, a pessoa mais avalizada, para a definiçao do mesmo, sendo mesmo obrigatorio na entrega do projecto de licenciamento a entrega de peça desenhada-corte, com as soluçoes construtivas de fachada e cobertura.....

Share this post


Link to post
Share on other sites

De facto poderei nao ter sido esclarecedor na minha questão, e dai peço desde já sinceras desculpas, pois admito que nao sou muito conhecedor desta área. De referir que sou o dono da obra, cujo projecto de arquitectura foi desenvolvido e agaurdando neste momento as especialidades. No entanto, claro que confio em pleno no arquitecto que desenvolveu este trabalho, contudo gostava de conhecer outras opiniões de alguem que já tenha executado moradias deste estilo, pois após ter partyilhaod diversas opiniões tenho muito receiipo em termos de garantir uma boa qualidade na cobertura da casa,

Share this post


Link to post
Share on other sites

Imogomar, acho que devia de preocupar-se mais com o facto do empreiteiro fazer a cobertura como deve de ser ao invés de aldrabar , como muitos fazem por ai. A impermeabilização de coberturas planas e um trabalho de costura que deve de ser levado muito a serio e ao pormenor. Concordo que existem uma serie de soluções diferentes que poderão ser tomadas, dependentes por exemplo, da ordem em que se põem a impermeabilização e o isolamento, ou escolhendo o tipo de cobertura pesada, se tem duvidas fale com o seu arquitecto e, (se não o fez) encomende o projecto de execução. PS: não me parece que os painéis sandwich se fossem aplicar a situação visto a cobertura ser acessível.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Em primeiro lugar, deverá consultar o projecto de arquitectura que em principio e se está entregue na camara para licenciamento, deverá ter um corte construtivo, ou pelo menos pormenores da solução construtiva da cobertura. Reunir com o arquitecto/autor do projecto e solicitar o esclarecimento de dúvidas quanto á melhor forma de executar o projecto. Fora desta questão e falando apenas em tipos de coberturas acessiveis, existem dois tipos de cobertura: a cobertura em terraço executada de forma tradicional; com laje de betão, isolamento sobre a laje (polipropeno expandido/extrudido/moldado, poliuretano projectado, etc...), camada de betão leve ou betão misturado com isolamento (esforivite ou cortiça), duas camadas de tela asfaltica cruzadas, camada de assentamento e pavimento aplicado que poderá ser elevado ou não para ventilar a cobertura. O problema deste tipo de solução é que a tela como fica na ultima camada e após o isolamento, vai aumentar e diminuir muito de volume o que faz que tenha uma vida útil mais curta podendo existir maior facilidade em rasgar criando infiltrações. O outro modo de execução de coberturas em terraço, chama-se o método da cobertura invertida ou seja em tudo igual ao primeiro, somente a tela é aplicada logo após uma betonilha de regularização sobre a laje, aplica-se um filme de polietileno sobre a tela para aplicar o isolamento térmico e de seguida aplicam a camada de "enchimento" normalmmente com 8 a 10 cm para criação de pendentes com minimos de 2%, aplica-se a camada de assentamento e o pavimento. Tambem existem no mercado pavimentos sobre elevados para aplicar sobre a camada de betão leve escondendo as caleiras no pavimento por baixo podendo deixar á mostra somente a platibanda e o pavimento. Tudo isto são hipoteses de soluções que terá de discutir com o autor do projecto e chegarem em conjunto a uma solução.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muitissimo obrigado, os esclarecimentos foram bastante elucidativos, de facto asism poderei em conjunto com o arquitecto responsável verificar esta situação da cobertura. Muito obrigaod, bem haja.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.