Jump to content
Arquitectura.pt


Tópico essencial


Guest Iago

Recommended Posts

Na minha opinião, Arquitectura é todo o espaço criado onde as pessoas se sentem bem.


Espaço criado? por quem? pelo Homem? Pela Natureza? Por um outro animal ( daqueles-não- sapiens-sapiens)?

E a intencionalidade? é necessária existir para ser arquitectura?

E se existir intencionalidade da minha parte mas te sentires mal no espaço criado por mim?
E já agora.. e se a intenção for de fazer sentir mal?

"Todo o espaço" ... o que é esse espaço?... o universo... ? : )
Em vez de criar espaço será que o arquitecto não o qualifica? Munido de intencionalidade.

Edit.
desculpem estas postas assim, atiradas ao ar ; )
Link to comment
Share on other sites

A arquitetura (do grego arché — αρχή — significando "primeiro" ou "principal" e tékton — τέχνη — significando "construção") refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano.

Definição da wikipédia

è uma arte então?


Parece-me bem. E sempre nos transporta de volta para o "campo seguro".
( e se.. deixa de ser habitado pelo ser humano? Ou nunca teve sequer esse propósito?)


Se bem que o comentário que mais gostei até agora foi:

Ui


Parece-me que a parte mais importante na arquitectura é a intencionalidade e o reconhecer / experiênciar Humano.
Link to comment
Share on other sites

Arquitectura é a apropriação do espaço (natural ou não) pelo homem sob um conjunto de intenções conscientes de carácter físico ou social.


e aferir a esse espaço características que reflectem essa intencionalidade, certo?

E sobre a questão: "Mas então como distinguir o que é construído pelo homem, com intencionalidade e é habitado como sendo ou não, arquitectura?"

Que veio no seguimento do comentário de arqrosadasilva:

"(...)estamos a esquecer algo é que: - nem tudo o que é construção mesmo que habitada é arquitectura... esta é a minha opnião. Existem coisas que não merecem o titulo."
Link to comment
Share on other sites

ou será que toda a construção é arquitectura podendo ser boa ou má. afinal de contas nós chamamos arquitectura ás casas tradicionais, ainda que as intenções destas fujam muitas da vezes das intenções de que falas. não estou propriamente a dizer que esta é a a definição correcta, mas se não for, terás que inventar outro nome para a chamada arquitectura tradicional.

Link to comment
Share on other sites

Alguém têm de explicar o que é isso da arquitectura tradicional, não é com certeza as casas de telhadinhos que se fazem por ai, que essas, são tudo menos arquitectura tradicional. Grande equivoco, será que não aprendemos nada com o inquérito.?? A arquitectura tradicional não é eterna, nunca foi, acabou, não existe mais, como acabaram as cidades e os centros, isso é coisa do passado já não se fazem mais.

Link to comment
Share on other sites

Arqrosadasilva, eu chamo arquitectura tradicional a arquitectura "vernácula" que foi desenvolvida ao longo de gerações e que se define/identifica geograficamente com a envolvente, no que respeita a materiais, técnicas, soluções construtivas e formais. Por exemplo, as casas tradicionais Alentejanas, Beirãs, ou mesmo Algarvias Não não me estou a referir a essas casas de que fala, embora também considere muitas delas Arquitectura (desta feita má) e que posso comparar em estilo á Musica Pimba. quanto ao facto de não se fazerem mais, iss não quer dizer que não sejam Arquitectura, ou só lhe interessa o que se fáz daqui para a frente.

Link to comment
Share on other sites

Arqrosadasilva, eu chamo arquitectura tradicional a arquitectura "vernácula" que foi desenvolvida ao longo de gerações e que se define/identifica geograficamente com a envolvente, no que respeita a materiais, técnicas, soluções construtivas e formais.

Por exemplo, as casas tradicionais Alentejanas, Beirãs, ou mesmo Algarvias

Não não me estou a referir a essas casas de que fala, embora também considere muitas delas Arquitectura (desta feita má) e que posso comparar em estilo á Musica Pimba.

quanto ao facto de não se fazerem mais, iss não quer dizer que não sejam Arquitectura, ou só lhe interessa o que se fáz daqui para a frente.


A não ser que já não sejam habitadas... ai é escultura! ; )

Desculpem-me o comentário. Não resisti.
Link to comment
Share on other sites

Continuo a acreditar nos ensinamentos da arquitectura tradicional, aquilo que digo é que já não existe, muito do conhecimento transmitido de geração em geração acabou, os canones modernos como todos sabemos fizeram tabua rasa do vernaculo e anunciaram a novidade. Sinceramente, muito se escreveu sobre o habitante e o habitar... e a sua poética, teses de doutoramento, ensaios, será mesmo que existe arquitectura sem habitantes? chame-se o que se quiser, escultura, instalação, o que se quiser, não se pode é dissociar arquitectura do habitar (habitar tambem no sentido figurado do usar, interagir com o espaço).

Link to comment
Share on other sites

(...) será mesmo que existe arquitectura sem habitantes? chame-se o que se quiser, escultura, instalação, o que se quiser, não se pode é dissociar arquitectura do habitar (habitar tambem no sentido figurado do usar, interagir com o espaço).


Concordo... em que não se pode dissociar arquitectura do habitar ... mas se calhar por não ser presentemente habitada n perde automaticamente o estatuto de arquitectura... Caso tenha sido realizada originalmente com o intuito de habitar... Acho que essência da arquitectura esta na intenção com que é planeado, embora depois os resultados possam deixar ou não a desejar embora o uso ( ou desuso) possa a vir a ser adulterado / alterado...

Sinceramente, vejo o edificado com que o sub produto da arquitectura e o processo de intenção como a arquitectura em sí.

E muitas vezes parece-me que se pensa ao contrario...
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.