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Review | Pritzker 2010 | SANAA Arquitectos


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SANAA Arquitectos

Especial Pritzker 2010

Sejima e Nishizawa vencedores do Prémio mais importante de Arquitectura são o espelho da cultura japonesa, que se reflecte na sua obra através das características zen representadas na mesma, dignas de admiração da cultura ocidental.

http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=214&posicao=-1

Christian Dior Building, Omotesando Tóquio, Japão, 2003

É de salientar o lado espiritual do espaço de uma forma subtil, mas constante, que se revela através das figuras translúcidas, inspiradas numa mística que envolve quem vive o espaço, sem nos apercebermos se é algo explicito ou enigmático, mas uma certeza fica não é possível ser-lhe indiferente.

http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=214&posicao=1
http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=214&posicao=1.5

Zollverein School of Management and Design, Essen, Alemanha, 2006

Como escreve o júri do prémio: "A presença física perde importância e é criado um fundo sensual para as pessoas, objectos, actividades e paisagens."

Traduz-se numa cenografia em que os utilizadores destes ambientes se tornam em autênticas personagens de uma história que está a ser contada.

http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=214&posicao=2.5

Naoshima Ferry Terminal Naoshima, Kagawa Japão; 2006

http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=214&posicao=2.8125

Glass Pavilion, Toledo Museum of Art, Toledo, Ohio E.U.A.,2006

É assim obtida uma imagem que de acordo com a ideologia moderna, se quer translúcida, que permita algumas transparências através do objecto, outro reflexo típico da arquitectura japonesa em constante evolução a par das novas tecnologias como referem: "Os computadores trouxeram transformações nas sensações de todos nós. Por isso se pode falar de uma relação entre os computadores e a nossa arquitectura."

http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=214&posicao=4

http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=214&posicao=4.75

Rolex Learning Center, Ecole Polytechnique Federale, Suiça, 2010

A sua evolução é notória. Veja-se o exemplo do Serpentine Gallery de 2009 da autoria dos mesmos, onde a forma essencial e orgânica da cobertura demonstra a simplicidade característica da sua obra. O reduzido uso de elementos remete-nos para a natureza, mas de forma muito ténue.

http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=214&posicao=5.28125

Serpentine Gallery Pavillion, Londres Inglaterra; 2009

Já o New Museum of Contemporary Art, é um jogo de repetições, em que se sobrepõem volumes, equivalentes a caixas empilhadas, originando pequenos espaços exteriores, terraços, através dos quais a luz é um elemento que define o ambiente. Ao nível material o seu revestimento também denuncia a linguagem utilizada por esta dupla de arquitectos.

http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=214&posicao=5.375
http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=214&posicao=5.75

New Museum of Contemporary Art, 2007

E assim o Pritzker é atribuído novamente a uma mulher Kazuyo Sejima (depois de Zaha Hadid). Num futuro próximo será possível observar a obra destes arquitectos em Portugal, já que estes ganharam o concurso para o projecto da estrutura Serralves 21, um polo multifuncional que tem como objectivo ampliar o espaço das colecções.

Edição Construlink.com

Arq. Cátia Marcelino

Fonte: Construlink
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