Jump to content
Arquitectura.pt


O Caos Automóvel


Recommended Posts

Olá a todos, a propósito de um grupo criado no facebook, sobre a minha terra "O que faz falta em Albufeira?" Defendi com unhas e dentes que o que fazia falta era pensar em vez de estragar:

Boa Tarde.

Na minha opinião, antes de pensarmos sobre o que faz falta em Albufeira, devemos pensar sobre o que não faz. E há tanta coisa que não faz! Albufeira (todo o concelho) é fruto de um crescimento demasiado rápido, não planeado. Não é de agora, é de sempre. Precisamos de isto, faz-se! Precisamos daquilo, faz-se!

O que faz falta é olhar para trás e ver os erros que se cometeram no passado. E corrigi-los. Erros de Gestão urbana; Erros de planeamento turístico; Erros de cobertura policial; Enfim... Albufeira está a progredir desmesuradamente, uma ânsia de progresso, como se nada mais importasse a não ser construir e trazer turistas.

Em suma, o faz falta em Albufeira é perceber o que não faz falta!


Após este comentário em jeito de apresentação, caiu-me o carmo e a trindade em cima! Parece que me queriam comer, houve até quem dissesse que fazia falta um centro comercial pois o outro fica muito longe (10 minutos de distância:o)
E face ás criticas de faria falta mais lugares de estacionamento e estradas em condições resolvi elaborar uma espécie de Sugestão/Critica/Manifesto :devil:sobre o assunto, Posto isto gostaria de saber a vossa opinião. Até porque acho que este tema é problema de muitas cidades do nosso país. Tá lançado fogo prá fogueira, agora não o apaguem. :s

Penso que um dos principais problemas urbanos em Albufeira, é sem dúvida o imenso caos automóvel que se vive.
É bastante fácil dizer-se que a culpa é de quem leva para lá o carro, mas será mesmo assim?
Senão vejamos,
Não há lugares de estacionamento, mas será que a solução é construir mais?
Não há estradas em condições para passar com o carro, será que elas foram feitas para ter o trânsito que têm?
Não há espaços verdes, mas existe espaço para os fazer?
...

Para que as coisas sejam bem feitas é preciso seguir exemplos, é preciso seguir bons exemplos! E Albufeira diga-se de passagem não o tem feito.
Analisemos,
A construção em curso junto ao posto de combustível da Repsol à entrada de Albufeira serve à partida para melhorar o acesso à cidade.
Mas com a multiplicação de vias a entrar na cidade mais carros iram entrar mais rapidamente na cidade.
Mais rápido!
Mais carros!
Penso que este é um pensamento urbano extremamente erróneo,
O que poderá melhor a qualidade de vida em Albufeira?
Não é certamente facilitar a vida aos carros.
Carros são transportes de pessoas.
Transportes de poluição sonora!
Transportes de poluição gasosa!
Transportes de poluição visual!
Albufeira necessita de menos carros e mais vida.
A solução passa por aquilo que tem estado esquecido um pouco por todo o Algarve.
O Transporte público.
Para que a cidade possa viver do transporte público ele tem que ligar a cidade ao mundo!
Não se pode centralizar dentro da cidade (o famoso "Giro")
É necessário criar ligações aos principais pontos de acesso, ligações FUNCIONAIS!
Açoteias (Vilamoura, Quarteira)
Fontainhas (E.N.125)
Guia (Portimão, Lagos, Litoral)
Vale Paraíso/Ferreiras (Estação CP consequentemente Lisboa e Porto)
Mas obviamente, depois da cidade chegar a estes lugares, é preciso que eles venham até à cidade!
Como?
Deixando o carro nestes sitios.
Onde?
Em parques de estacionamento com capacidade para todos os carros.
Quando?
Quando formos para passear, divertir-nos ou trabalhar.
Porquê?
Porque o preço gasto em combustível teria de ser superior ao preço do parque.

Assim teríamos uma cidade mais viva, com menos carros.
Viveríamos mais e melhor.
Poderíamos pensar mais e melhor em coisas realmente importantes. Mais do que onde vamos enfiar tanto carro.
Ainda podemos ir a tempo de parar o verdadeiro caos que seria a lotação total da cidade.

Enfim, desabafo, ideias, chamem-lhe o que quiserem.

Link to comment
Share on other sites

Concordo, e para mais seria melhor abandonar o processo de construção contínua e desnorteada (agora com a crise talvez não tanto...) e pensar antes em 2 áreas essenciais: _ Restauro do edificado histórico e/ou com valor patrimonial. _ Reabilitação de certa construção mal realizada, principalmente da década 70 e 80, e fazer os necessários reajustamentos, em termos de isolamento térmico, e nalguns casos estéticos. E, para finalizar, não percebo a razão por que não se faz mais estacionamento em altura, ao invés de ocupar tanto terreno com parques e mais parques de estacionamento, ou pior ainda, os estacionamentos subterrâneos, que trazem sempre enorme caos a qualquer cidade durante a sua construção.

Link to comment
Share on other sites

Tens razão.. e pior que isso em relação ao estacionamento. Em albufeira reutilizaram uma antiga fábrica de cerâmica na baixa para fazer um estacionamento! Como se já não bastasse o programa poder ter sido melhor escolhido, a única coisa que deixaram da fábrica foi a chaminé! Em relação à re-utilização das construções antigas, penso ainda que se deveria construir mais sobre esse tipo de construção abandonada para poder trazer mais as pessoas para o centro da cidade, para viver, e poderem deslocar-se dentro da cidade usando menos o carro... Não achas?

Link to comment
Share on other sites

O menor uso do automóvel dentro das cidades depende da maior proximidade entre local de residência e local de trabalho. Mas por outro lado, implica também uma mais eficiência dos transportes públicos. Agora existem alguns estudos nessa área que defendem a substituição dos normais autocarros por uns veículos de menores dimensões e com menos lugares, que permitem uma maior e mais rápida mobilidade no meio urbano. É verdade que existem alguns prédios urbanos com apenas 2 níveis que podiam ser adaptados para 4/5 sem desvirtuar o alçado da rua. No entanto, segundo o que se lê na imprensa, a quantidade de edifícios devolutos em Lisboa, por ex., é tal que se fossem todos reabilitados, permitiam aumentar em 1/3 ou mais o total da população lisboeta.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que era uma alternativa muito boa. Pegando também no exemplo de Lisboa, eu estudo na zona da Boavista (S.Paulo) e os edifícios estão todos degradados, barracões imensos sem uso, edifícios históricos que estão em elevado estado de degradação... E infelizmente continua-se a construir e a viver na periferia, conheço pessoas que vêm todos os dias de carro para Lisboa vindos de Santarém, e Setúbal por exemplo. Tudo porque não há sítios a preços razoáveis para morar...

Link to comment
Share on other sites

É o normal! O próximo passo vai ser a alteração dos grandes apartamentos para Estudios, t0, t1... wc ao fundo do corredor. Ou então divisão de espaços por muitas pessoas... É o problema das grandes cidades :s

Link to comment
Share on other sites

Ora ai está uma ideia interessante, Não deve ser assim tão caro fazer uma coisa dessas, em Lisboa tentaram fazer uma coisa parecida, fechar o terreiro do paço aos carros ao domingo, o que acaba por ser caótico porque só fecharam uma parcela da cidade e mal escolhida, pois faz parte da marginal. Dizem que é para as pessoas desfrutarem do rio, mas o rio ali é mal-cheiroso e tem ratazanas, eu acho que se devia pensar mais nas coisas antes de as fazer. Ainda assim é bom seguir bons exemplos, desde que bem seguidos claro está... :s

Link to comment
Share on other sites

O pior inimigo dos transportes públicos é o descrédito.
Ninguém se fia em transportes públicos.
Chegam sempre atrasados, ninguém sabe quando os horários mudam, quando queremos telefonar para algum lado e saber ninguém atende. Existem milhares de empresas que empurram responsabilidades de umas para outras, os preços sempre a mudar, etc.

Para não falar nas questões de transporte de bagagem, bicicletas, pessoas com mobilidade reduzida, grávidas e idosos, etc.

A verdade é que é mais importante devolver a credibilidade às empresas de transporte do que arranjar faixas especiais (BUS).
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.