co-driver Posted March 18, 2010 Report Posted March 18, 2010 Boas malta, chamo-me João tenho 32 anos e... ...apesar de já trabalhar no maravilhoso mundo da Arquitectura à uns bons 10 anos, fruto do curso de Técnico de Desenho de Construção Civil, certo é, que farto de trabalhar para os outros e os "outros" receberem os louros pelo esforço do meu trabalho, resolvi tomar as rédeas do meu futuro, entrar na Faculdade de Arquitectura e no passado mês de Fevereiro tornei-me membro efectivo da Ordem dos Arquitectos. "Trajecto pessoal" à parte XD eis-me numa situação que passo a explicar e para a qual peço ajuda dos mais experientes. Encontro-me a realizar um estágio profissional, ao abrigo do Programa INOVJOVEM (que termina no próximo mês de Outubro de 2010), num gabinete de arquitectura e agora deparei-me com duas situações distintas: - realizo Projecto de Arquitectura aqui do gabinete onde dou apoio, perguntas:Recebendo o meu Ordenado (ao abrigo do prog. INOVJOVEM que enunciei acima) posso negar-me a assinar um Projecto, daqui do Gabinete?Posso exigir que me seja atribuído no mínimo uma percentagem pelo referido trabalho e respectiva assinatura? (somando ao meu ordenado base) - Surgiu-me a oportunidade de desenvolver dois projectos de arquitectura a titulo particular (por acaso, de familiares directos) e atendendo ao facto de não estar colectado, condição para que me fosse atribuído o respectivo estágio INOVJOVEM, perguntas:Posso assinar estes dois Projectos, a título particular, sem que para tal esteja colectado na respectiva Repartição de Finanças da área de residência?Posso assinar estes dois Projectos, a título particular, sendo "funcionário" deste Gabinete de Arquitectura? Ajudinha, pode ser? :p Quote
Pedro Barradas Posted March 18, 2010 Report Posted March 18, 2010 REspondendo às suas questões: Se não concordar com o termo do projecto, pode recusar-se a assinar. O Arquitecto tem o direito e dever de ter independência técnica. Os Projectos de Arquitectura são para ser subscritos por quem os elabora. A responsabilidade do Arquitecto é independente de quem lhe paga o ordenado. Estas questões das autorias, e das responsabilidade técnicas, tem de vir definidas no contrato de trabalho, inclusivé se é em regime de exclusividade, ou não. Voçê para elaborar qualquer projecto tem de o facturar. seja através de inicio de actividade, com os vulgo recibos verdes, seja constituido empresa. Existe, para trabalhos esporádicos (1x no ano e até 10000€) um figura nas finanças chamado Acto isolado. Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
co-driver Posted March 18, 2010 Author Report Posted March 18, 2010 Pois....mas Pedro....então estou de mãos e pés atados.... :p quanto a assinar Projectos no Gabinete estou da acordo e esclarecido. Mas... ...para me manter ao abrigo do estágio INOVJOVEM, eu não me posso colectar, nem constituir empresa e a última hipótese de acto isolado, também se figura como uma situação impossível à luz do Estágio. Depreendo então que não poderei assinar qualquer projecto por conta própria, pelo menos enquanto estiver "ligado" ao estágio. Porra! XD:s:s:s:s:s:s:s:sNOTA: Tenho sempre a hipótese de não facturar ao meu Cliente. Resumindo, até acabar o estágio, os projectos por minha conta própria são "de borla". Por isso quem quiser, contacte aqui o "Arquitecto noviço" para beneficiar de tamanha borla!PS: Logicamente estou a ser irónico! Malta, sei bem das dificuldades pelas quais a nossa profissão atravessa...pelas variadíssimas dúvidas que se levantam no que à questão dos honorários diz respeito (li vários post's aqui no fórum sobre este tema),...etc...etc...etc... Quote
Arkial Posted March 19, 2010 Report Posted March 19, 2010 Se trabalhas num gabinete de arquitectura é estranho que te peçam para assinar projectos... e quem vai passar a factura/recibo desse projecto és tu ? Digo isto porque falou-se em tempos que as finanças andavam a consultar as câmaras sobre os projectos que os arquitectos faziam e não declaravam. De qualquer forma se tu és co autor do mesmo não me parece que possas pedir mais dinheiro por isso, afinal és arquitecto e supostamente foste contratado para tal, mas vê o lado positivo se algum dia alguém quiser alterar o mesmo tem de te pedir autorização ;) Quanto à tua situação sobre sobre os recibos dos teus projectos acho que a melhor forma de contornar isso é convidar um amigo a passar 1 recibo e como é obvio a participar o trabalho :p ou passas o recibo em Outubro depois do estágio através como o Pedro te explicou :) Este país é mesmo burocrático, criaram o INOVJOVEM para promover / estimular a inserção dos recém licenciados no mercado de trabalho, mas se quiserem preparar o terreno cá fora não podem. XD Quote
lllARKlll Posted March 20, 2010 Report Posted March 20, 2010 Tens exclusividade com o INOV Jovem, enquanto o mesmo não acabar não podes celebrar nem outro contrato de trabalho nem muito menos trabalho a recibos. Quote
co-driver Posted March 21, 2010 Author Report Posted March 21, 2010 Vou assinar na mesma os projectos e como a partir de Outubro posso colectar-me, só a partir daí é que passo os respectivos recibos. Resumindo, só me vão pagar a partir de Outubro! :-) :-) LOL :-) :-) Quote
Recommended Posts