Jump to content
Arquitectura.pt


Layouts


dj_cc

Recommended Posts

Boa tarde, estou com uma enorme duvida e gostaria, se possivel, que alguem me ajudasse. até esta altura não necissitei da utilização/criação de layouts mas de facto agora surge-me esse necessidade como prioritaria e ao mesmo tmepo urgente de aprender. será que alguem tem algum tutorial (de preferencia em tuga) de como criar no autocad layouts, incluindo também com mudanças de escalas, etc? tudo o que esteja relacionado e seja possivel fazer num layout. se alguem me pudesse ajudar agradecia. obrigado. cumpz

Link to comment
Share on other sites

Bem vamos por partes... 1º crie um Viewport não que versão tem mas no 2010 encontra-se no separador view-> viewports->new 2º apos desenhar a janela, para mudar a escala clica-se 2X no viewport e presumindo que o page setup esta em default 1mm=1 unidade escreva o comando ZOOM, SCALE e depois a escala. Por exemplo para ter uma escala de 1/200 escreva 1000/200XP

Link to comment
Share on other sites

Se mudar o page setup default para 1unit = 1000 mm pode colocar a escala normal escrevendo apenas 1/200xp para a escala 1/200... O uriel esqueceu-se de referir que para dar o comando zoom tem que estar dentro da viewport, tal como ele disse, entra-se na viewport clicando 2 vezes sobre ela... :p

Link to comment
Share on other sites

o modo mais simples é: desenhar a folha em layout em milimetros. Nas definições de impressão usar 1un - 1000mm. Quando se cria uma viewport e se selecciona nas opções escolhe-se simplesmente a escala desejada 1/100, 1/200, o que for... Mais simples e directo é impossivel. Para que as escalas de linha estejam iguais em todas as viewports, mesmo quando estão em escalas diferentes deve usar-se o comando PSLTSCALE 0. Desta forma a escala do tracejado mantém-se constante em todas as janelas e todas as vistas. Deve ainda usar-se o LTSCALE para definir a escala dos tracejados no model para que fiquem com a escala pretendida ou criar custom linetypes já com as dimenções/definições que queremos... Para isso é necessário usar um ficheiro tipo txt, mas com a extensão .lin com as definições pretendidas. Muito simples de criar e de usar... Basta usar o help do software para aprender as coisas...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.