Jump to content
Arquitectura.pt

Definição de materiais no autocad 2010_modelação 3D

Fred21

Recommended Posts

Oi. Sou um mero estudante de arquitectura, Frederico Marques, e estou a aprender a trabalhar em 3D no autocad 2010. neste momento estou a fazer um trabalho de uma habitação unifamiliar em CAD 3D, e estou com uma dúvida. Dúvida: Como se atribuí os materiais e texturas aos diferentes corpos do edíficio? Ex.: Tenho paredes exteriores, que são de materiais diferentes das paredes interiores, e, como aplico os materiais de modo a que fiquem idependentes e desiguais, ou seja e neste caso, quero aplicar betão à face em paredes exteriores e gesso cartonado, (Pladur), em paredes interiores. Ajudem - me OK? Abraço à comunidade de arquitectura Frederico Marques

Olá Pedro Barradas. Diz - me então uma coisa, qual será o programa que realmente está a altura de uma boa modulação em 3D e com um bom interface de manipulamento de menus etc. Eu tenho - me desnrascadao com o autocad, se bem que ainda sou muito verda na questão do 3D, precisava então de umas dicas. ok? obrigado Um Grande Abraço Frederico Marques

O autocad não faz paredes, faz faces ou sólidos. Penso que, neste caso, o melhor será construir as paredes com faces. Um layer para a face exterior e outro para a face interior. Ou então, com regiões (não gosto muito de as usar, até à versão 2004 eram muito pouco práticas)

No autoCAD (não sei se na versão 2010 visto usar anterior) a aplicação de materiais é feita a cada sólido e neste aplicado um único material, se o teu sólido representa a “parede” interior e exterior.. é natural que tenhas esse problema que descreves.
Importa objecto 3D desenhado para um outro programa que te permita aplicar o material à face e não ao bloco… tens vários que te façam isso, desde o simples Sketchup a um pouco mais complexo/realista Artlantis
Abraço

• 4 weeks later...

Passei aqui por acaso mas nao posso deixar de opinar. O AutoCAD tem excelentes ferramentas de modelação, subescrevo o que disse o Sérgio Barbosa, elementos organicos implica alguma capacidade apesar de já possuir excelentes ferramentas na sua criação mas, penaliza a edição quando queremos alterar as formas obrigando na maioria das vezes a recalcular. Quanto aplicação de materiais o processo mais simples é evitar os solidos e atribuir uma cor a cada face, exemplo: uma parede exterior tem um acabamento diferente na face interior e exterior, ou mesmo uma parede interior que cortina entre quarto de uma instalação sanitaria. Assim atribui-se uma cor para cada tipo de material aplicar, explodir a parede original tranformando-a em superficies faz que editar a parede se torne mais dificil, assim nao é uma solução recomendável. Tendo cada face com uma cor diferente (convem ser diferente das utilizadas mas não é obrigarorio pois os materias só podem ser atribuidos a elementos 3D) quando for para aplicar o material desejado basta associalo à cor. O comando que permite editar cada face de um solido ou malha é SOLIDEDIT tem varias outras opções que tambem sao muito uteis.

Oi. Sou um mero estudante de arquitectura, Frederico Marques, e estou a aprender a trabalhar em 3D no autocad 2010.
neste momento estou a fazer um trabalho de uma habitação unifamiliar em CAD 3D, e estou com uma dúvida.

Dúvida: Como se atribuí os materiais e texturas aos diferentes corpos do edíficio?

Ex.: Tenho paredes exteriores, que são de materiais diferentes das paredes interiores, e, como aplico os materiais de modo a que fiquem idependentes e desiguais, ou seja e neste caso, quero aplicar betão à face em paredes exteriores e gesso cartonado, (Pladur), em paredes interiores.

Ajudem - me OK?

Abraço à comunidade de arquitectura

Frederico Marques

Fácil,
se tens uma parede de 30cm's divides essa parede ao meio 15cm's para cada lado. Quando criares o Boundary teras 2 regiões, uma será a tua parede interior e a outra a exterior. Ao fazeres o extrude seleccionas a duas duma vez e levantas á medida que pretendes.

Quanto ao render do CAD não conheço, uso o 3Dstudiomax, mas pelo que sei o 3DMax faz a separação de acordo com a layer. Se não me engano o Sketchup, que já não uso há muitos anos, já nao funciona assim...aplica-se o material no plano pretendido independentemente da layer, as primeiras versões eram assim, actualmente já não sei...Os renders também eram muito maus, agora com plugins do Vray deve estar melhorzinho...

Bom dia Frederico......fazes bem começar pelo o autocad, para iniciar o teu percurso no 3D.

A seu tempo vais ver, dentro das "n" ofertas de softwares existentes no mercado, qual aquela que te sentes mais à vontade a manusear, para trabalhar em 2D ou em 3D.

O que interessa sempre é o resultado final pretendido.

Aqui vai um link (relativo ao autocad) que te poderá ser util: http://autocadcad.blogspot.com/2008/09/dicas-de-teclas-autocad-ctrl-r-alterna.html

Boa sorte

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.