Jump to content
Arquitectura.pt


Guardas corpos em Varandas - NP4491:2009


Pedro Barradas

Recommended Posts

Está em vigor desde Dezembro de 2009, a Norma que estabelece os requisitos de resistência e dimensionamento de guarda-corpos em edificios.

Link para extrato da Norma:
http://www.horizontal-lda.com/publico/00%20Extrato_Norma_NP4491-2009.pdf

Para aquisição da Norma completa:
http://www.ipq.pt/custompage.aspx?modid=0&pagid=1250&TPA=C&ncert=105462


PS: Muita atenção aos colegas.. utilizar estes requisitos na concepção das guardas, para mais tarde não virem a ter problemas com a Justiça ( lembram-se das histórias das crianças que se empoleiraram nas guardas dos prédios , cairam e morreram...)

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 2 months later...
  • 1 year later...
  • 2 years later...

Boa tarde.

 

Gostava de saber existe alguma norma que defina a altura a partir da qual é obrigatório colocar guardas corpos em janelas em que a parte inferior da mesma é de nível com o piso interior desnivelada em relação com o exterior por exemplo 15cm ou 30cm.  Outra situação em que tenho dúvida é no caso de existir um desnível de pavimento no interior de um edifício desportivo de por exemplo uns 30cm?

 

Sei que o regulamento de acessibilidades no caso das rampas define que a partir de determinada altura é obrigatório corrimão ou proteções a ambos lados ou só de um lado mas nas situações que refiro encima não tenho conhecimento de algo que defina a altura a partir da qual se deve colocar guardas.  

 

Obrigado.   

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.