Jump to content
Arquitectura.pt


Alvenarias e "salitre"


Recommended Posts

Caros colegas, tenho uma obra em que vamos iniciar as alvenarias. Está ladeada por edificado antigo com mais de 100 anos, e existe "salitre" nas paredes. Gostaria de saber qual a vossa opinião na utilização de tijolos de 15 e 11, caixa de Ar de 2, wallmate de 3 cm, este estou na dúvida se o de 4 cm compensará alguma coisa......, tendo em conta que a parede andará à volta dos 35 de espessura. O consideram na vossa opiniao a recomendar??? Obrigado

Link to post
Share on other sites

Se os sais estão na parede do vizinho, não terá em principio que se preocupar. Deve no entanto, entre ambos os edificios aplicar (pelo menos, no contacto com os elementos estruturais), uma placa de EPS, com 2cm, por forma a constituir uma junta de trabalho e prevenir transmissões marginais (ruido de percussão). Os sais, normalmente existem devido a humidades e aos diversos ciclos de secagem/ molhagem. Sendo as paredes antigas, de alvenaria, possivlemente alvenaria ordinária de pedra, estão sujeitas a humidades ascencionais (através do contacto com o solo) Estes sais não se transmitem, para a construção nova, pelo que não terá de se preocupar. Devem ter os cuidados habituais para uma construção de raiz, especialmente no que concerne às alvenarias, as quais deverão ter uma protecção hidrofobica, na 1 fiada de assentamento (seja com telas asfalticas, seja através da adição de aditivos hidrófugos na argamassa de assentamento ou até uma pintura em borracha clorada) Espero ter respondido à sua dúvida. PS: As questões que coloca, denotam uma certa falta de preparação técnica de base... Penso que deverá ler artigos técnicos, por exemplo o livro "Humidade em paredes" - LNEC, colecção edificios.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.