Jump to content
Arquitectura.pt

Arq. Viana de Lima

Recommended Posts

Em relação à casa está tudo dito, sei que antes de sofrer esta intervenção esteve a venda por 50 mil contos, e quem a comprou fê-lo com o intuíto de rentabilizar o seu investimento rápido. Eu até acho que aqui deviam ter entrado os direitos de autor (pelo menos morais), mas pelo que sei o Viana de Lima perdeu os filhos num acidente de viação. Agora podemos perder horas a discutir se defender e revitalizar o património é preservar as fachadas, ou não.

não quero perder horas a discutir isso, quero apenas dizer que revitalizar o património é uma coisa, transformar um edifício em muro é outra... as ruas das cidades podem ser desenhadas por muro,é certo, mas na rua Latino Coelho não...porque rua implica janelas de edifícios viradas para ela, se depois um gajo tem as persianas ou portadas fechadas, ou mesmo abertas e não vem à janela é como bem entender, agora cortar essa relação interior-exterior parece-me um verdadeiro desvirtuar do sentido de rua e de habitação...

• 1 month later...

Agostinho Ricca, por exemplo, (octogenário, ao que julgo ainda para durar) de quem guardo inestimáveis recordações profissionais e pessoais. Prof. da Escola do Porto, saneado por razões políticas no tempo da "outra senhora". A sua obra, pelo norte do país, particularmente no Porto, com exemplos notáveis, objecto de uma publicação com o seu nome. Partilhava o mesmo andar com o Mestre Augusto Gomes, ao tempo com atelier na Rua Antero de Quental - Porto (Batalha/Fontaínhas). Apesar de conhecer muitos os seus trabalhos, e me honrar ter colaborado em muitos deles, gostaria que os "bibliógrafos" deste deste forum colaborassem na sua rememorização pública.

Já agora, aconselho a todos os interessados, a visita a três obras emblemáticas deste grande arquitecto, na cidade de Bragança, a saber: Hospital Distrital de Bragança( 1965), mesmo ao lado a Escola de Enfermagem(1975) e o Cine-Teatro Torralta na Av. Francisco Sá Carneiro. Vai valer certamente, a visita, até porque julgo ser escassa a informação relativa a estas obras. Bem hajam. Cumprimentos helder caseiro

• 1 year later...
  • 1 month later...

boas pessoal, sou estudante de Arquitectura e estou a fazer um trabalho sobre a casa das marinhas do Arq. Viana de Lima. A divulgação da obra deste arquitecto não é de todo condizente com a sua qualidade, por isso pedia a quem tivesse informaçoes sobre a casa das marinhas em particular, que fornecesse as informaçoes aqui no forum ou para o meu mail. sem mais assunto, cumprimentos, Diogo Bento e-mail:diogoalberto6@hotmail.com

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.